Citado com permissão.
Gênesis 1: 1-3:
Criação ou Re-criação?
Parte 1 (de 2 peças):
Mark F. Rooker
Dallas, Texas
Uma questão que tem insultado a humanidade através dos tempos é a questão das origens.
Desde os tempos antigos as pessoas têm sido muito interessado em entender e explicar a sua proveniência. O ancião ou mitologias de criação da Mesopotâmia, Egito, China, Índia, Irã,
Japão ou México, ou uma criança pergunta a seus pais sobre o que fez
o mundo mostra que esta preocupação é intrínseco à natureza humana.
A Bíblia claramente retrata Deus como o Criador de tudo que existe no mundo.
Na verdade, esta questão é tão importante na revelação bíblica que é
a primeira questão abordada, pois é mencionado nas linhas de abertura
Escritura.
No entanto, estes versos de abertura não foram entendidas
unilateralmente na história da interpretação. Em seu livro Creation
e Chaos, Waltke, depois de investigar exaustivamente vistas existentes,
argumenta que existem três principais interpretações de Gênesis 1: 1-3
abrir aos evangélicos.
Ele designa-os como a teoria de restituição,
a teoria do caos inicial, e a pré-criação caos theory.
E de primordial importância
em distinguir estes pontos de vista em relação de
Gênesis 1: 2 para a criação original:
"E a terra era sem forma e
vazia, e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito
de Deus se movia sobre a superfície das águas. "Como Waltke
declarou:
"De acordo com o primeiro modo de pensamento, o caos ocorreu após
a criação original De acordo com o segundo modo de pensamento, caos.
Para a discussão dos mitos da criação em diferentes civilizações antigas ver Samuel
Noah Kramer, Mythologies do Mundo Antigo (Garden City, NY: Doubleday,
1961), 36, 95, 120-21, 281-89, 382-85, 415-21, 449-54.
Bruce K. Waltke, Creation and Chaos (Portland, OR: Western Seminário Batista ConservadorGênesis 1: 1-3: Criação ou Recriação?
Ocorreu em conexão com a criação original.
E no terceiro
modo de pensamento, o caos ocorreu antes da criação original ".
Este
artigo examina a teoria de um período de caos após a criação (muitas vezes
chamada a teoria do intervalo) e a teoria do caos inicial, e o segundo
artigo da série analisa a teoria de pré-criação e caos, a visão
endossada por Waltke e outros comentaristas recentes sobre o Gênesis.
A teoria restituição, ou teoria do intervalo, foi realizada por muitos
e é a posição assumida pelos editores do The New Scofield Reference
Bible.
Este ponto de vista afirma Gênesis 1: Refere-se à criação original de
o universo, e algum tempo depois de esta criação original Satanás se rebelou contra Deus e foi
expulso do céu para o Terra.
Como resultado de Satanás estár fazendo a sua morada na terra, a terra sería julgado.
A criação original de Deus foi então colocado sob julgamento, e
o resultado deste julgamento é o estado descrito em Gênesis 1: 1,2: The
Terra era "sem forma e vazia" (UhbovA UhTo).
Mas o pelicano e a coruja a possuirão, e o bufo e o corvo habitarão nela; e ele estenderá sobre ela o cordel de confusão e nível de vaidade.Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18, Isaías 34:11 e Jeremias
04:23, que incluem as únicas outras ocorrências da frase essa ideia são citados como passagens que fundamentam a compreensão da
"Sem forma e vazia" e destruição original em Gênesis 1: 2 em um sentido negativo, porque estas
palavras ocorrem em ambas as passagens no contexto dos oráculos de Deus;
Bibliotheca Sacra / julho-setembro 1992.
O início de tradução judaica no aramaico Neophyti I fornece uma
atestado para essa compreensão na sua tradução expansiva
de UhbovA UhTo:
"desolação, sem seres humanos ou animais e vazio de todos
cultivo de plantas e de árvores.
" Tsumura escreve:"
Em conclusão,
tanto o contexto bíblico e paralelos extra bíblicos sugerem que
a frase tohu WAB ohu em Gn 1: 2 não tem nada a ver com o "caos"
e simplesmente significa "vazio" e refere-se à terra, que é um
lugar vazio, i .. 'um lugar improdutivo e desabitada.' "
Esta compreensão do versículo 2 se encaixa bem com a orientação geral e a estrutura de Gênesis 1: 1-2:
Como a análise do discurso desta seção indica, o autor no v. 2 não incide sobre os "céus", mas na "terra" onde o leitor /
público está, e apresenta a "terra" como "ainda" não ser a terra
que tudo o que eles estão familiarizados.
A terra que eles estão familiarizados com
é "a terra", com vegetação, os animais e o homem.
Por conseguinte, em alguns
versos, o autor irá mencionar a sua vinda à existência através
criação de Deus: vegetação no terceiro dia e os animais e homem em
o sexto dia.
Tanto o terceiro e o sexto dia são definidos como clímax no
quadro desta história da criação e grande clímax é a criação de
o homem no sexto dia. . . .
A história da criação em Gênesis 1: 1-2: 3 diz, assim nos que são Deus quem criou o homem "à sua imagem" e prevista
-lhe uma earth.
habitável e produtivo.
A estrutura de Gênesis 1 mostra que Deus, em Sua obra criadora
estava fazendo a terra habitável para o homem.
Ele não deixou o
terra no estado inicial UhbovA UhTo.
Isto é visto claramente a partir da seguinte tabela,
que mostra os seis dias de criação podem ser divididos
em dois grupos paralelos com quatro atos criativos cada.
O último dia
em cada grupo, três dias e seis, têm dois atos criativos, cada um com
o segundo ato criativo nestes dias funcionando como o clímax de
cada.
Este arranjo intencional mostra que fazer a terra
habitável para o homem é o propósito da conta através da melhoria na
estado inicial da terra como desolada e empty.2
Waltke assinala que esta visão está em conflito com uma compreensão adequada da função sintática da conjunção lei na
frase Cr, xAhAv ;,
"e a terra" (Gn 1: 2).
A construção de WAW
além de um substantivo não transmite sequência, mas sim introduz uma cláusula disjuntiva de uma obra pronta.
A cláusula, portanto,
deve ser circunstanciais ao versículo 1 ou 3.
não pode ser visto como uma cláusula independente ( "E a terra tornou-se") como realizada pelos defensores da teoria do intervalo.
Além disso Waltke rejeita a proposta de que a ocorrência de
"Sem forma e vazia" em Jeremias 04:23 e Isaías 34:11 de prova que
Gênesis 1: 2 é o resultado do julgamento de Deus sobre satanás.
Na escritura afirma a lugar nenhum
que Deus julgou o mundo claramente quando Satanás caiu.
Tendo em conta estas objeções, a teoria do intervalo não deve mais ser
considerada uma opção viável para explicar o significado de Gênesis 1: 1-
3.
A vista é gramaticalmente suspeita, e a Escritura é omissa quanto à
idéia de que a Terra foi julgado quando Satanás caiu.
A crítica de Waltke
da lacuna teoria é devastating.
A teoria do caos inicial.
Os defensores da teoria do caos inicial sustentam que Gênesis 1: 1
refere-se à criação original, com o verso 2 fornecendo uma descrição
desta criação original mencionado no versículo 1 pelo uso de três cláusulas disjuntivas.
Esta é a visão tradicional realizada por Lutero e
Calvino, e é a posição mencionada no renomado grammar.10 GeseniusKautzsch-Cowley Hebrew
Waltke argumenta que este ponto de vista é inaceitável porque exige
que as frases "os céus e a terra" no versículo 1 e
"Sem forma e vazia" no verso 2 ser entendido de forma diferente dos
o seu sentido habitual no Velho Testament.
Na teoria do caos inicial "os céus ea terra" no versículo 1 foram criados sem
forma e vazia. No entanto, como Waltke observa, este "exigências que
colocamos um valor diferente no 'céu e da terra "do que em qualquer outro lugar
nas Escrituras. . .
Childs concluiu que o composto não tem a
significado de caos desordenada, mas sempre de um mundo ordenado. "
A segunda objeção procede do primeiro.
Se o versículo 2 descreve
a condição de a terra quando foi criada, em seguida, a frase
"Sem forma e vazia", que de outra forma parece referir-se a um
orderless caos, deve ser entendida como referindo-se ao que Deus queira fazer Gênesis 1: 1-3:
Criação ou Recriação?
Produzida juntamente com a escuridão e a profundidade, que também têm conotação.
Negativo, porquê isso não seria possível em um perfeito
cosmos.
Como Waltke argumenta;
"A lógica não vai permitir-nos para entreter o
noções contraditórias:
Deus criou o céu e a terra organizada;
a terra era desorganizada.
"É também argumentou que Isaías 45:18;
Afirma explicitamente que Deus não criou um UhTo.
O restante deste artigo aborda estas objecções à
teoria do caos inicial.
A céus e da terra.
Em referência à objeção de Waltke relativo à utilização do
frase "os céus e a terra" em Gênesis 1: 1 pode-se perguntar, Must
a expressão "os céus e a terra" têm o mesmo significado
em todo o cânone, especialmente se a evidência contextual refere-se explicitamente à sua
formulação?
É uma pergunta válida para perguntar se
a referência inicial para a expressão em causa teria a
o que significa que fez nos versos subseqüentes depois que o universo tinha sido concluída.
Deve sublinhar-se que esta é a primeira utilização do
frase e se poderia naturalmente perguntar como o resto da fase inicial do
universo poderia ser descrito.
A frase aqui poderia apenas referir-se a
a primeira fase de criação. Essa ideia de que Gênesis 1: 1 refere-se à
primeira etapa na obra criadora de Deus pode ser apoiada pelo contexto, que revela
claramente que Deus destina-se a criar o universo
em estágios progressivos.
Além disso fontes judaicas primeiros atestar que
os céus e a terra foram criados no primeiro dia de
Criação de Deus
Wenham bem articula esta posição,
além de responder à objecção levantada pela Waltke e outros:
Aqui basta observar que, se a criação do mundo era um único
caso, os termos utilizados aqui podem ter um valor ligeiramente diferente
em outros lugares ... .
Comentaristas muitas vezes insistem que a frase "o céu ea
terra "denota o cosmos completamente ordenados já.
Embora este seja normalmente
o caso, a totalidade ao invés de organização é seu impulso chefe aqui. Isto é
portanto, bastante viável para uma menção de um ato inicial de criação do
universo inteiro (v. 1), a ser seguido por um relato da ordenação de diferentes
partes do universo (vv. 2-31)
Esta é também era a compreensão de Lutero do significado da frase em
Gênesis 1: 1:
"Moisés chama de" céu e terra ", não aqueles elementos
que agora são; mas as substâncias grosseiras e informes originais. "
Se a frase "os céus e a terra" não se refere ao
concluído e universo organizado conhecido por escritores bíblicos posteriores,
a premissa em que Waltke rejeita a teoria do caos inicial é
seriamente comprometida.
Sem forma e vazia
Como mencionado anteriormente as palavras ocorrem juntos em
apenas três passagens do Antigo Testamento.
A palavra ocorre apenas em
combinação com os outros elementos que se encaixam, enquanto UhTo pode ocorrer por si só.
O mais atual
e discussão abrangente da frase em referência à cognato
línguas semíticas, bem como uso bíblico é dado por Tsumura:
TOHU hebraico é baseado em uma semita raiz * thw e significa "deserto".
"A
bohu termo é também um termo semita baseado no * BHW raiz, "para estar vazio."
. . .
O termo hebraico bohu meios;
(1) "deserto"
(2) "Um lugar desértico"
ou seja, "um lugar desolado ou vazio" ou "um local desabitado"
ou (3) "vazio".
A frase tohu WAB ohu refere-se a um estado de
"aridez ou improdutividade" (Jer. 4:23) ou
"desolação" (Is. 34:11) e a um estado de
"Improdutividade e vazio" em Gênesis 1: 2,19.
Assim, tanto a história etimológica e uso contextual do
frase deixar de apoiar a visão de Waltke que a situação descrita na
Gênesis 1: 2 é a de um universo caótico, desorganizado. ele exagera
a força da frase "sem forma e vazia".
Mas o que sobre a evidência de Isaías 45:18?
Isso não
implica que Deus não era responsável pela criação do estado descrito
em Gênesis 1: 2?
No texto se lê, "Porque assim diz o Senhor, que criou
os céus (ele é o Deus que formou a terra, e fez isto, Ele
estabeleceu-a e não a criou um lugar resíduos [UhTo], mas a formou
para ser habitada). "O que não esta passagem explicitamente que Deus
Gênesis 1: 1-3: Criação ou reriação?
Não criou um UhTo?
Waltke e outros argumentam que essa passagem paralela fundamenta a afirmação de que Deus não trouxe o estado
descrito em Gênesis 1: 2 por Sua powers criativa.
A resposta a esta
objeção parece ser encontrada na finalidade da criação de Deus como visto
no contexto de Is 45:18.
Pode-se argumentar a partir do contexto
que Deus criou a Terra para ser habitada, e não para deixa-lá em caos em uma condição desoladora.
Em vez de contradizer o caos inicial Isaías 45:18, na verdade, ajuda a esclarecer o significado de Gênesis 1: 2.
Desde a palavra é contrastada com , "habitar", deve concluir que é um antônimo de "habitar".
A terra,
imediatamente após o ato criativo inicial de Deus estava em uma condição que
não era habitável para mankind.
Tsumura bem resume o
contribuição de Isaías 45:18 para a compreensão de Gênesis 1: 2:
Aqui é contrastada com lasebet no paralelismo e parece referir-se sim de um lugar que não tem morada, como o semamah prazo
"Desolação" (Jer cf. 4:27;.. Isa 24:12), Hareb "resíduos, desolado" e "Azuba
"Deserta".
Não há nada nesta passagem que possa sugerir um estado caótico da terra "que se opõe ao e precede a criação." Assim,
o termo tohu aqui também significa "um lugar desértico" e refere-se a um "
lugar desabitado. "...
Deve-se notar que Lo-tohu aqui é um objeto resultativo, referindo-se a finalidade da ação criadora de Deus.
Em outras palavras, este verso explica que Deus não criou a terra para que ela pudesse ficar desértica, mas para ser habitada.
Assim, este versículo não contradiz Gen 1: 2, onde Deus criou a
Terra para ser produtivo e habitada embora "era" ainda tohu WAB ohu na state.2 inicial
Gênesis 1: 1-3: Criação ou recriação?
Os Seis Dias da Criação
Waste vazio
dia dia
1 Luz 4 Luminaries
2 Sky 5 peixes e aves
3 terrenos 6 criaturas terra seca .
A humanidade vegetação
(Mais baixa forma de vida orgânica) (mais elevada forma de vida orgânica)
Isto apoia a alegação de que UhbovA UhTo é restrito a condição inabitável e vazio da terra antes que esses seis dias.
Deus convertendo a terra inabitável em um acesso de terra para o homem.
Ele não estava procurando
invertê-la a partir de um estado caótico. Este é o ponto Isaías 45:18 suporta apresentando habitação como o inverso do UhTo.
A sequência em
Isaías 45:18 paralelos que de Gênesis 1.
Há um movimento a partir de uma
terra imprópria para viver em (Gen. 1: 2 = Isa. 45: 18a) ao produto acabado,
para ser habitada pelo homem (Gn. 1: 3-31 Isa 45: 18b).
No entanto, o que de objeção de Waltke que um Deus perfeito seria.
Não faça um mundo que era "sem forma e vazia". Esta carga perde a sua
forçar quando se considera o próprio relato da criação. Para se poderia
também perguntar por que Deus não fez o perfeito universo com um comando.
Ele certamente poderia ter feito isso.
E, no entanto, houve uma progressão, pois Ele passou seis dias alterar o estado descrito em Gênesis 1: 2
para o mundo como ele é agora conhecido. Como Sarna declarou, "Que Deus
deve ter criado matéria desorganizada, apenas para reduzi-la a pedir, presentes
não mais um problema do que faz Sua tendo seis dias para completar a criação em vez de produzir instantaneamente um universo aperfeiçoado. "30
Conclusão
Este artigo analisou o tratamento das duas principais do Waltke
interpretações evangélicas de Gênesis 1: 1-3-a teoria do intervalo eo
teoria do caos inicial. crítica à teoria do intervalo de Waltke é legítimo, uma vez conflitos teoria com princípios da gramática hebraica.
Por outro lado Waltke opôs-se à teoria do caos inicial com base
em sua compreensão das frases "os céus ea terra" e
"Sem forma e vazia". No entanto, como foi mostrado, estas frases pode
ser entendido de forma diferente da Waltke entende-los, de modo
que a chamada teoria do caos inicial não deve ser descartada em
a base das objeções de Waltke a ele. O artigo posterior irá criticar a posição cada vez mais popular defendida por Waltke e
outros, a teoria de pré-criação caos.
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