ABOMINÁVEL DA DESOLAÇÃO -
[Do hb. shiqqüç shômêm] Profanação
das p ro fan açõ es que há de ser
introduzida no Santo Templo em Jerusalém durante a Septuagésima Semana
de Daniel. Literalmente, a expressão
hebraica usada para descrever semelhante afronta pode ser traduzida como a
“abominação que causa horror” . A
Septuaginta optou pela forma grega to
bdelygma tes eremoseos que carrega 0
seguinte significado: “a abominação que
causa desolação” . Tal expressão seria
adotada pelo evangelista quando do relato do Sermão Profético do Senhor:
“Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita
pelo profeta Daniel (quem lê, entenda)”
(Mt 24.15).
Em Daniel, a locução profética aparece
em três ocasiões (Dn 9.27; 11.31 e 12.1).
Foi a nomenclatura mais forte que 0
profeta encontrou a fim de retratar a
afronta que o Anticristo fará a Deus
durante a Septuagésima Semana.
Não pode haver sacrilégio maior nem
maior pecado. Será a abominação que
desola! É a afronta das afrontas! E a
blasfêmia das blasfêmias! E o pecado
dos pecados! E a iniqüidade cristalizada em sua acepção máxima.
Será a maior ofensa de Satanás contra o
Criador e Senhor de todas as coisas.
Aquilo que intentou nos céus e não o
conseguiu, logrará obter na terra após o
arrebatamento da Igreja. Através de seu
preposto. introduzir-se-á no Templo de
Deus, como se fora o próprio Deus, reivindicando a adoração que só cabe a
Deus (2 Ts 2.5-12).
Alguns estudiosos acham que tal vaticí-
nio cumpriu-se em 167 a.C., quando
Antíoco Epífanes violou o Santo Tempio, erigindo um altar pagão na Casa do
Senhor. Os oráculos do Novo Testamento, porém, deixam bem claro: esta
profecia ainda está por se cumprir.
Hajavista que. no Sermão Profético,
o Senhor Jesus fez alusão a essa passagem
de Daniel como estando no futuro (Mt
24.32).
Concluindo: o abominável da desola-
ção será a introdução do Anticristo no
Santo Templo em Jerusalém (que por
essa época já estará reconstruído) como
se fora o Cristo de Deus
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