As pessoas têm o direito de professar a religião de sua escolha.
A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém, que todas as religiões sejam boas.
Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos:
Os saduceus (At 5.17)
Os fariseus (At 15.5)
Os dois grupos tinham posições religiosas distintas (At 23.8).
Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de
víboras leia;(Mt 23.13-15,33).
O Mestre deixou claro que não aceitava a ideia de que todos os caminhos levará a Deus.
Ele ensinou que há apenas dois caminhos:
o estreito, que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à destruição (Mt 7.13-14).
Os apóstolos tiveram a mesma preocupação:
não permitir que heresias, falsos ensinos, adentrassem na Igreja.
O primeiro ataque doutrinário lançado contra a Igreja foi o legalismo. Alguns judeus-cristãos estavam instigando novos convertidos à prática das leis judaicas, principalmente a circuncisão.
Em Antioquia, havia uma igreja constituída de pessoas bem preparadas no estudo das Escrituras (At 13.1), que perceberam a gravidade do ensino de alguns que haviam descido da Judéia e ensinavam: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não
podereis ser salvos (At 15.1).
Esses ensinamentos eram uma ameaça à Igreja. Foi necessário que um concilio apreciasse essa questão e se posicionasse. Em Atos 15.1-35, temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã. Outras fontes ameaçam a Igreja- Dentre elas, destacamos a pluralidade religiosa.
A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isso não significa, porém, que todas as religiões sejam boas.
Nos dias de Jesus havia vários grupos religiosos:
Os saduceus (At 5.17)
Os fariseus (At 15.5)
Os dois grupos tinham posições religiosas distintas (At 23.8).
Mesmo assim, Jesus não os poupou, chamando-os de hipócritas, filhos do inferno, serpentes, raça de
víboras leia;(Mt 23.13-15,33).
O Mestre deixou claro que não aceitava a ideia de que todos os caminhos levará a Deus.
Ele ensinou que há apenas dois caminhos:
o estreito, que conduz à vida eterna, e o largo e espaçoso, que leva à destruição (Mt 7.13-14).
Os apóstolos tiveram a mesma preocupação:
não permitir que heresias, falsos ensinos, adentrassem na Igreja.
O primeiro ataque doutrinário lançado contra a Igreja foi o legalismo. Alguns judeus-cristãos estavam instigando novos convertidos à prática das leis judaicas, principalmente a circuncisão.
Em Antioquia, havia uma igreja constituída de pessoas bem preparadas no estudo das Escrituras (At 13.1), que perceberam a gravidade do ensino de alguns que haviam descido da Judéia e ensinavam: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não
podereis ser salvos (At 15.1).
Esses ensinamentos eram uma ameaça à Igreja. Foi necessário que um concilio apreciasse essa questão e se posicionasse. Em Atos 15.1-35, temos a narrativa que demonstra a importância de considerarmos os ensinos que contrariam a fé cristã. Outras fontes ameaçam a Igreja- Dentre elas, destacamos a pluralidade religiosa.
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