Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.. (4–7)
A sã doutrina está sob ataque.
Na verdade, ela sempre esteve.
O ataque à verdade é tão antiga quanto a história humana. E leva as pessoas fracas pro inferno, uma vês que se desvia da verdade sobre a salvação da alma.
Tudo começou no Jardim do Éden, quando Satanás torceu a Palavra de Deus e Eva convenceu a desobedecer a seu Criador (Gênesis 3:1-6).
Desde então, o pai da mentira (João 8:44) incansavelmente continuou a sua ofensiva contra a amarga verdade divina (cf. At 20:29-30;. Ef 6:10-18).
Seu objetivo é simples, para resistir ao avanço do Reino de Deus a qualquer custo.
Suas táticas são furtivos, como ele iscas de suas vítimas através do
engano e distorção.
E sua estratégia é bem sucedida entre os descrentes (dentro dos limites soberanos de Deus), como o pântano confuso da religião moderna torna muito claro.
No entanto, apesar de suas aparentes vitórias os , dias de Satanás estão contados.
Deus promete que a verdade irá prevalecer no final (cf. 2 Tessalonicenses 2:5-17).
Eterno reino de Cristo-reino em que o erro não tem parte-um dia será estabelecido (2 Pedro 3:13). Quanto ao Maligno e suas táticas de guerrilha, eles vão ser vencidos para sempre (Apocalipse 20:10).
Entretanto, reconhecendo que Satanás ainda está à espreita (1 Pedro 5:8), os cristãos devem ser sincero e firme na luta pela fé (ver v. 3).
Eles devem ser pró-ativo na busca da verdade, e também para confrontar e resistir a tudo falso.
Tal requer muita sabedoria, discernimento, força e resistência.
O apóstolo Paulo exortou a Timóteo: "Manter o padrão das sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda, através do Espírito Santo que habita em nós, o tesouro que lhe foi confiada a você "(2 Tm 1:13-14;... Cf. 1 Tim 6:20-21).
Como Timóteo, hoje em dia os crentes têm um mandato para levar a verdade do evangelho a sério, fazendo todo o possível para proteger e preservar a sua pureza.
Isto é especialmente crucial para pastores e anciãos.
Como aqueles que são responsáveis pelo "rebanho de Deus" (1 Pedro 5:2) que deve ser fiel para
segurar firme a palavra fiel, que está de acordo com o ensino, de modo que [eles] será capaz tanto para exortar na a sã doutrina e refutar os que a contradizem "(Tito 1:9).
Eles são responsáveis por interpretar a Escritura com precisão ou ser levado à vergonha (cf. 2 Tm 2:15.).
Judas certamente compreendeu o que estava em jogo, ele sabia que a igreja estava sendo infiltrada por seus inimigos.
Ele reconheceu que uma batalha estava se formando, um conflito que marcou mais recente campanha de Satanás em sua longa guerra contra a verdade.
E é por isso que Judas escreveu esta carta:
alertar seus leitores para os perigos doutrinários enfrentados a partir de agentes secretos de Satanás. Como um ataque geral das tropas do inimigo, para Judas estes inimigos apóstastatas estavam disposto a tudo.
Assim, nesta seção, ele lidou com a sua presença, a previsão de retrato, e perecendo, para que seus leitores pudessem estar bem equipado para expor e desarmar os terroristas espirituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.