Por que os cristãos creem que a Bíblia é a Palavra de Deus?
Resposta e porque são sessenta e seis fivros que, juntos, que revelam a redenção de Deus através de Jesus Cristo, o Salvador.
Resposta que está no fato de que Deus mesmo tem confirmado isso, por meio do que chamamos de o "testemunho interno do Espírito Santo".
Nas palavras da Confisséo de Westminster (1647):
"Pelo Testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço pela Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, a eficácia da sua doutrina, a rnajeStade do seu estilo, a harmonia de todas as
suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição são argumentos pelos quais
abundantemente se evidencia ser ela a Palavra de Deus; contudo, a nossá plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que, pela Palavra e com a Palavra, testifica
em nossos corações" (Confissão de Westminster 1.5).
O testemunho do Espírito com relação às Escrituras é semelhante ao seu testemunho com relação a Jesus, que encontramos referido em Jo 15.26; 1Jo5. 7 (ct. 1Jo 2.20,27).
Não se trata de fornecer novas informações, mas de iluminar mentes que
Não se trata de fornecer novas informações, mas de iluminar mentes que
doutra forma seriam obscurecidas para discernir a divindade e perceber seu impacto único - o impacto, no primeiro caso, do Jesus do evangelho e, no segundo caso, o impacto das palavras das Santas Escrituras.
O Espírito brilha em nosso coração para dar-nos a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo (2Co 4.6) mas também a luz de sua glória no ensino das Escrituras Sagradas.
O Espírito brilha em nosso coração para dar-nos a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo (2Co 4.6) mas também a luz de sua glória no ensino das Escrituras Sagradas.
O resultado desse testemunho é um estado de mente no qual tanto o Salvador quanto as Escrituras tomam-se evidentes para nós como divinos: Jesus, uma Pessoa divina; as Escrituras, uma Palavra divina, e isso de um
modo tão direto e imediato, como os gostos e as cores impressionam nossos sentidos. A conseqüência disso é que nós não .
achamos mais possível duvidar da divindade de Cristo ou da origem divina da Bíblia.
O próprio Deus autentica para nós as Sagradas Escrituras como sua Palavra, indo além do argumento humano (por mais forte que este seja) e do testemunho da Igreja (por mais impressionante que seja).
Deus faz isso, mais precisamente, abrindo o nosso coração e iluminaado a nossa mente para perceberem a luz perscrutadora e o poder transformador mediante os quais as Escrituras comprovam ser divinas. Esse impacto é, em si mesmo, o testemunho do Espirita "pela Palavra e com a Palavra em nosso coração". Argumentos, testemunhos de outras pessoas e nossas próprias experiências poderão apoiar e esclarecer es$0 testemunho, mas transmiti-lo, assim como transmitir a fé em Cristo como o Salvador divino, é a prerrogativa exclusiva do soberano Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.