Atributo é uma característica essencial de um ser, aquilo que lhe é
próprio.
Os atributos de Deus são singulares e perfeitos. Só Ele os têm de modo absoluto.
2.1. Deus é vivo! 2.1.1. "Ele mesmo é o Deus vivo" (Jr 10.10)
A vida é uma expressão de existência, seja terrestre ou eterna...
Quem tem vida, tem condições de se comunicar com outros que têm vida. Enquanto os "deuses" feitos por mão dos homens "têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; nariz tem, mas não cheiram." (Sl 115.4-8).
"Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz" (SI 115.3). Por isso, os homens são convidados pelo Evangelho a se converterem dos ídolos para o Deus vivo e verdadeiro (cf. 1 Ts 1.9; At 14.15).
E os que assim fazem pertencem à Igreja do "Deus vivente" (cf. 2 Co 6.16).
2.1.2. Deus é também a fonte da vida.
Ele tem a vida em si mesmo (cf. Jo 5.26), e "dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At 17.25) no sentido terrestre. "E a todos que o conhecerem por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem ele enviou, Ele dá a vida eterna" (cf. Jo 17.3; 1 Jo 5.20). E essa vida é a luz do mundo (cf. Jo 1.4).
2.2. Deus tem personalidade"Personalidade e o con junto de características cognitivas, afetivas,volitivas e físicas de um indivíduo, distinguindo-o de outro indivíduo e da vida animal".
A Bíblia fala da "pessoa de Deus". Retrata Jesus como "sendo o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa [ Deus]" (cf. Hb 1.3; Jó 13.8).
Enquanto várias filosofias agnósticas — entre elas p panteísmo —afirmam que Deus é somente uma "força Impessoal" ou que "Deus é a natureza" e se identifica com a sua criação, isto é, onde está à criação,
aí está Deus, a Bíblia revela Deus como uma Pessoa divina que possui
todas as características de uma individualidade.
Se Deus não tivesse personalidade com a qual pudesse comunicarse, os homens não teriam jamais a sua sede do Deus vivo saciada (Sl 42.2), porque jamais entrariam em contato com Ele.
Mas o nosso Deus é vivo e tem personalidade.2.2.1 Jesus revela o Pai Jesus veio revelar aos homens o Pai (cf. Lc 10.22) e fazê-lo conhecido (cf. Jo 1.14). Vejamos alguma coisa que Jesus revelou a respeito da
personalidade de seu Pai.
• Jesus falou de Deus muitas vezes como sendo o seu Pai: Ele disse: "Meu Pai e vosso Pai" (Jo 20.17). Foi Jesus que nos ensinou a orar: "Pai nosso" (Mt 6.9).
Quem é Pai possui uma personalidade.
Jesus usou, quando centenas de vezes falou de seu Pai, um pronome pessoal: Ele disse:
"E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas. ...Vou para ti" (Jo 17.10,11).
O uso de pronomes pessoais subentende a sua personalidade. Jesus falou de atividades de seu Pai que só são atribuídas a uma pessoa:
Ele disse: "Meu Pai trabalha" (Jo 5.17); "o Pai ama" (Jo 3.35); "a obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou" (Jo 6.29);
"o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz" (Jo 5.20).
Falou da vontade de seu Pai (cf. Jo 6.39,40), expressão que só se atribui a uma pessoa. Assim, necessariamente, Ele é uma Pessoa.
Jesus disse: "Meu Pai é o lavrador" (Jo 15.1), nome que só é atribuído a uma pessoa com
personalidade. 2.2.2.
A personalidade revelada Deus falou muitas vezes de si mesmo, usando vários nomes, que por si revelam a sua perfeita personalidade. Quando Moisés questionou sobre qual seria o seu nome, Deus respondeu-lhe: "EU SOU O QUE SOU.
Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós" (Êx 3.14).
É impossível imaginar uma expressão mais forte de uma personalidade do que essa! 2.3. Deus é eterno
"Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno" (Jr 10.10). Em Romanos 16.26, lemos a respeito do "Deus eterno". Abraão plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor — Deus eterno (cf. Gn 21.33).
Quando Moisés, despedindo-se, abençoou as tribos de Israel, usou o nome de "Deus eterno" (cf. Dt 33.27).
2.3.1.
Deus é inalterável.
Eternidade é o infinito quando aplicado ao tempo. Deus não tem início. "De eternidade a eternidade, tu és Deus" (Sl 90.2; 1 Cr 29.10; Hc 1.12).
Ele tem auto-existência um atributo do eterno Deus. Não deve sua existência ninguém, porque Ele é o princípio e o fim, 0 Alfa e o Ômega (Cf. Ap 1.8; Is 44.6). Ele é Jeová (nome usado 6.437 vezes) "a eterna auto-existência do único Deus"2.3.2.
Deus não está sujeito ao tempo Para Ele o passado, o presente e o futuro são um eterno presente.
O domínio e o poder pertencem ao único Deus, "antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre" (cf. Jd 25). Por isso é "que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pd 3.8).
Os anos de Deus nunca terão fim (cf. Sl 102.27).
Ele é o Rei dos séculos (cf. 1Tm 1.17). Deus habita na eternidade (cf. Is 57.15) e o seu trono é desde a eternidade (cf. SI92.2).
O eterno Deus não se cansa (cf. Is 40.28).
Este eterno Deus é o nosso Deus.2.3.3.
Deus é imortal (cf. 1 Tm 1.17; 6.16).
É por isso que Ele pode ser eterno. Ele permanece para sempre (cf. SI 102.12).
Os sacerdotes fora impedidos pela morte de permanecer no seu serviço (cf. Hb 7.23), mas Deus é para sempre.
Os deuses deste mundo tiveram um princípio e um fim, mas Deus é imortal — Ele é para sempre.
2.3.4. Deus é imutável (cf. SI 102.2 7: Ml 3.6: Tg 1.17; Hb
1.12; 6.17,18)
O Senhor é o mesmo (cf. Hb 13.8). Nunca pode mudar. Deus não pode melhorar, porque sempre foi perfeito.
Ele jamais pode tomar atitudes que não se harmonizem com a sua perfeita personalidade.
Ele não pode negar a si mesmo (cf. 2 Tm 2.13).
2.4. Deus é espírito.
Jesus veio para revelar Deus aos homens, afirmando que Ele é espírito (cf. Jo 4.23). Não disse: Deus é "um espírito", mas "espírito".
Que significa isso?
2.4.1. A essência.Sendo Deus espírito, Ele não tem um corpo de substância material, com sangue, carne etc. Ele tem um corpo espiritual (cf. 1 Co 15.44).
Embora o corpo espiritual tenha forma, porque Jesus veio em "forma de Deus" (cf. Fp 2.6) e foi à expressa imagem da sua pessoa (cf. Hb 1.3; 2 Co 4.4; Cl 1.15), não podemos imaginar qual seja esta forma!
Embora a Bíblia fale do rosto de Deus (cf. Êx 33.20) e de sua boca (cf. Nm 12.8) e de seus lábios (cf. Is 30.27), olhos (cf. Sl 11.4 e 18.24), ouvidos (cf. Is59.1), mãos e dedos (cf. SI 8.3-6), pés (cf. Ez 1.27) etc, não devemos por isso procurar materializar Deus e em nossa mente criar uma imagem divina correspondente a essas expressões, comparando-a com um corpo
humano!
A Bíblia diz que nós não devemos nos preocupar se a divindade deve possuir a forma que lhe é dada pela imaginação dos homens (cf. At 17.29).
É por isso que Deus adverte: "Para que não vos corrompais e vos laçais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea" (Dt 4.16). Essa tentação provém do desejo de procurar materializar Deus.
Deus é espírito e a sua natureza é essencialmente espiritual. Ele jamais está sujeito à matéria. Nós também não devemos procurar chegar a alguma imagem ou visão física de Deus, mas esperar aquele
grande dia quando nós o veremos como Ele é (1 Jo 3.2; 1 Co 13.12).
2.4.2. Deus é incomensurável.
Incomensurabilidade é o infinito quando aplicado ao espaço. Assim como é impossível imaginar a forma de Deus, também é impossível
medir, pesar ou fazer algum cálculo a respeito de Deus. Não existe números ou expressões que possam nos fazer compreender Deus (Sl 71.15, 40.5 e 139.6,17,18). Medida nenhuma pode dar uma ideia da
sua grandeza (Jó 11.9; 1 Rs 8.27).
Nenhum cálculo de peso pode fazernos compreender o seu "peso de glória" (2 Co 4.17). Deus é espírito, e na sua imensidade não está sujeito ao espaço.
2.4.3. Deus é invisível (cf. Rm 1.20; Cl 1. 15)
Sendo Deus espírito, a matéria não pode vê-lo. Isto não impede que Ele esteja presente no meio do seu povo. Não somente Noé (Gn 5.29) ou
Enoque (Gn 5.24) andavam com o Deus invisível. É o privilégio de cada crente (Cl 2.6; 1 Ts 4.1), "Porque andamos por fé e não por vista" (2 Co 5.7).
2.5. Deus é uma triunidade;
Esta é uma das grandes doutrinas da Bíblia. A palavra "triunidade" ou "Trindade" não existe na Bíblia, mas a verdade sobre o único Deus,
que é o Pai, ó Filho e o Espírito, se encontra em toda a Escritura, desde os primeiros versículos (Gn 1.1-3) até o último capítulo (Ap 22.3,17).
Nos últimos tempos surgirão falsos ensinamentos que negarão essa doutrina (cf. 1 Jo 2.18-23), motivo porque devemos conhecer bem o que
a Bíblia ensina sobre isso.
2.5.1. A Bíblia afirma que há um só Deus . A Bíblia fala que "O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor" (Dt 6.4).
Jesus disse:
"Deus é o único Senhor" (Mc 12.29).
A doutrina monoteísta(crença em um só Deus) é intocável na Bíblia.
Aparece como o primeiro mandamento da Lei (Êx 20.2,3). Existem muitos deuses e muitos senhores, mas um só Deus (cf. 1 Co 8.5,6).
A Bíblia usa, em Gênesis 1.1 e em mais 2.700 outras passagens, a palavra Elohim para expressar
Deus.
Elohim é um substantivo na forma plural, isto é, que inclui uma pluralidade de personalidades em uma só pessoa. Também a palavra
"único", ligada a Deus (Dt 6.4), vem da palavra hebraica achad, que indica uma unidade composta (quando essa palavra é usada no sentido absoluto, é empregada a palavra yacheed).
Quando Deus fala de si, em várias ocasiões, usa a forma plural. "Façamos o homem" (Gn 1.26);
"Eia, desçamos" (Gn 11.7); "Quem há de ir por nós?" (Is 6.8).
2.5.2. Três Pessoas na Bíblia são chamadas de "Deus"Três Pessoas são chamadas "Deus": o Pai é chamado Deus (1 Co
8.6; Ef. 4.6); o Filho (1 Jo 5.20; Is 9.6; Hb 1.8); o Espírito Santo (At 5.3,4). Para todos três são usados pronomes pessoais: para Deus Pai (cf. Is 44.6), para Deus Filho (cf. Mc 9.7) e para Deus Espírito Santo (cf. Jo 16.13).
Os três são mencionados em João 14.16.
A todos três são atribuídas características que só pessoas podem ter. Os três falam,
amam, sentem, chamam, ouvem etc. A todos três são dados atributos
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