"... Levou cativo o
cativeiro Efésios 4:8". Alguns autores, apreciando essa parte do texto, dizem que o
termo "cativeiro" é um hebraísmo que significa "os
cativeiros", e esses cativeiros são os inimigos de Cristo, vencidos por
sua ressurreição e sua ascensão ao Pai.
Outros interpretam "cativeiros" como
os homens vencidos pelo poder de Cristo e que agora o servem voluntariamente.
Ainda alguns outros interpretam "o cativeiro cativo" como sendo os "poderes do mal" que antes escravizavam, mas que agora se tornaram escravos do Senhor Jesus pelo seu triunfo redentor.
Ainda alguns outros interpretam "o cativeiro cativo" como sendo os "poderes do mal" que antes escravizavam, mas que agora se tornaram escravos do Senhor Jesus pelo seu triunfo redentor.
Entretanto, sem desmerecer os
demais exegetas, entendo os versos 8 a 10 da seguinte maneira: esses versículos
formam um todo.
No verso 8, Cristo, "subindo
ao alto" com os lauréis de sua vitória, é capacitado, pelo seu triunfo, a
dar dons à Igreja.
Mas no versículo 9, diz que Ele (Cristo) "antes havia descido às partes mais baixas da terra", indicando o seu triunfo na terra, debaixo da terra e em cima, no Céu. Três domínios e conquistas totais, ou seja: o mundo dos homens (a Terra); o mundo dos espíritos dos homens mortos (Hades ou Seol) debaixo da terra, que não é sepultura, e o mundo da habitação de Deus (o Céu).
Mas no versículo 9, diz que Ele (Cristo) "antes havia descido às partes mais baixas da terra", indicando o seu triunfo na terra, debaixo da terra e em cima, no Céu. Três domínios e conquistas totais, ou seja: o mundo dos homens (a Terra); o mundo dos espíritos dos homens mortos (Hades ou Seol) debaixo da terra, que não é sepultura, e o mundo da habitação de Deus (o Céu).
Voltando ao verso 8, o texto diz:
"subindo ao alto" (depois de ter descido) "levou cativo o
cativeiro". Que cativeiro é esse, realmente?
Entendo que esse cativeiro representa os poderes que estavam sob o domínio de Satanás, como seja: o pecado, a morte e o inferno. O pecado está sob o domínio de Cristo porque Ele o quitou, livrando o homem da condenação (Rm 3.23; 6.23). Pela aceitação da obra da cruz, o pecado não tem mais domínio sobre o crente fiel (Rm 6.14). Jesus se fez pecado por nós (Hb 9.15) e cravou o pecado na cruz.
Entendo que esse cativeiro representa os poderes que estavam sob o domínio de Satanás, como seja: o pecado, a morte e o inferno. O pecado está sob o domínio de Cristo porque Ele o quitou, livrando o homem da condenação (Rm 3.23; 6.23). Pela aceitação da obra da cruz, o pecado não tem mais domínio sobre o crente fiel (Rm 6.14). Jesus se fez pecado por nós (Hb 9.15) e cravou o pecado na cruz.
A morte perdeu o domínio da sepultura porque
Cristo ressuscitou poderosamente dentre os mortos.
A ação da morte no crente está contida: ela só
pode alcançar seu corpo material, nunca sua alma e espírito. O inferno perdeu seu domínio
sobre o que crê no evangelho de Jesus Cristo
O inferno é a habitação de
espíritos e almas das pessoas que morrem. Antes da vitória no Calvário, o
inferno recebia bons e maus, justos e injustos, mas separados por um abismo.
Os justos ficavam no paraíso
(descanso), e os ímpios, num lugar de tormento. Mas Jesus, pela sua vitória na
cruz, trasladou o paraíso para o Alto (a presença de Deus), e hoje o inferno só
recebe os ímpios, porque não há mais um paraíso "nas partes mais baixas da
terra".
A João,na ilha de Pátmos, Jesus
confirmou sua vitória, proclamando: "Eu sou o primeiro e o último; e o que
vivo e fui morto; mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
Ter domínio sobre a morte e o
inferno significa que a morte tem poderes limitados e pode apenas tocar no
corpo do crente, pois sua alma e espírito são conduzidos à presença de Deus.
O poder da morte eterna não atingirá o crente,
mas apenas o ímpio. O inferno jamais terá poder sobre o crente em Cristo,
porque quando o crente morre fisicamente, seu corpo desce à sepultura, mas sua
alma e seu espírito sobem à presença de Deus.
A morte do crente,
depois da obra expiatória de
Cristo, representa a vitória sobre o pecado, sobre a morte eterna(que é um
estado consciente) e sobre o inferno.
Na realidade, a morte física,
para o aqueles que creem,representa a sua conquista maior, isto é, o clímax da redenção!
Colaboração Pastor Elienai Cabral.
Colaboração Pastor Elienai Cabral.
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