Mateus 17.24; É lícito pagar tributo a César ou não?
O que estava em pauta aqui era o imposto individual, uma taxa anual de um denário por pessoa que roma cobrava também no tempo de Jesus.
Esses "tributos" eram parte da dura taxação que Roma impunha que o povo pagasse acha se nos estudos da história romana.
Uma vez que esses fundos eram usados para financiar os exércitos de ocupação de terras inimigas, todos os romanos eram odiados pelo povo. Mas o imposto individual era o mais detestado, porque sugeria que Roma possuía até mesmo as pessoas individuais além das empresas, enquanto eles se viam a si mesmos e sua nação como posses de Deus.
Portanto, era significativo que eles tenham questionado Cristo sobre o imposto individual em particular foi em referencia a este tributo, o tributo ínvidual além das empresesas que operava em Roma na época de Jesus.
Se ele respondesse não à sua pergunta, os herodianos o acusariam de traição contra Roma.
Se dissesse sim, os fariseus o acusariam de deslealdade com a nação judaica e ele perderia o apoio das multidões.
22.19 denário.
Veja nota em Mc 12.16.
Uma moeda de prata,equivalente ao valor de um dia de salário de um soldado romano.
As moedas eram cunhadas sob a autoridade do imperador, uma vez que somente ele poderia emitir moedas de ouro ou de prata.
O "denário" da época de Jesus foi cunhado por Tibério Cézar.
Em um lado havia uma imagem de seu rosto; do outro lado, havia a imagem dele sentado no seu trono em vestes sacerdotais.
Os judeus consideravam tais imagens como idolatria, proibida pelo segundo mandamento sagrado (Êx 20.4), o que tornava essa taxação e essas moedas duplamente ofensivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.