O sumo sacerdote, presidente do Sinédrio, tinha os judeus de toda a Palestina sob a sua jurisdição.
Saulo obteve do sacerdote cartas de extradição para as sinagogas de Damasco a fim de trazer de volta a Jerusalém, em cadeias, qualquer cristão que para lá tivesse fugido.
Havia uma comunidade judia em Damasco de cerca de dez a dezoito mil pessoas.
Caminho.
Uma palavra usada para descrever a fé cristã (19:9, 23; 22:4; 24:14, 22).
O jato de luz apareceu a Saulo perto do meio-dia (22:6; 26:13), mas a luz era mais forte do que a luz do sol.
A voz que vinha do meio da luz falou a Saulo era em hebraico, ou aramaico, pois ele compreendia todas (26:14).
Embora a maioria dos judeus da Dispersão falasse o grego, os pais de Saulo falavam o aramaico e ensinaram-lhe essa língua (Fl. 3:5).
Essa era a língua usada nas escolas rabínicas de Jerusalém.
A voz informou a Saulo que ao perseguir os cristãos ele perseguia a Cristo.
A princípio Saulo não entendeu o significado dessa experiência. Pediu que a voz se identificasse.
Senhor no grego significa, muitas vezes, pessoa de respeito (16:30; 25:26); mas aqui indica um reverente e respeitosa fala.
A voz identificou-se como a do Jesus glorificado.
As palavras Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões, conforme
está na ERC, não se encontram nesta passagem nos textos gregos mais antigos, mas foram aqui introduzidas de 26:14.
Saulo estava na companhia de uma caravana. A declaração deste versículo dizendo que os homens ouviram uma voz mas não viram ninguém parece contradizer em 22:9 e 26:14, onde se diz que eles ouviram na verdade voz.
Há duas possíveis soluções para este problema.
A construção do grego em ( 9:7 ) é diferente da construção de (22:9.).
A primeira declaração pode significar que eles ouviram um som e o outro versículo que eles não entenderam o que dizia. Uma segunda possibilidade é que 9:7 pode ter se referido, à voz de Saulo falando à luz; os homens ouviram a voz de Saulo, mas não ouviram a voz que da luz falava a Saulo (22:9)? . . .
9. A experiência foi tão fora do comum que durante três dias Saulo não conseguia nem comer nem beber 10, 11.
Nada sabemos sobre Ananias exceto o que nos conta esta passagem. O versículo 13 indica que talvez ele residisse em Damasco e
não sendo refugiado de Jerusalém. Não sabemos como o Evangelho chegou a Damasco nem como Ananias se converteu. O livro de Atos não nos dá uma história completa da igreja primitiva, mas relaciona apenas os acontecimentos mais importantes do seu crescimento. À rua que se chama Direita passava pelo centro de Damasco e ainda existe hoje em dia.
13. Chegou a Damasco notícia da destruição feita por Saulo contra
os cristãos em Jerusalém. Santos. Palavra comumente usada no N.T. em
relação aos crentes.
15, 16. O sofrimento no serviço de Cristo não deve ser encarado
como exceção mas como coisa normal.
17. A obediência de Ananias foi imediata e completa. A recepção
do Espírito Santo por meio da imposição das mãos de Ananias foi uma
experiência excepcional e não coisa normal (cons. 8:17). Com a palavra
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