Um certo idoso perguntou a um médico:
"Doutor, podemos mudar nossos pensamentos quando somos velhos?
Pode a psiquiatria transformar-nos?"
A psiquiatria sempre enfrenta isso como questão de muita perplexidade. E não somente é perplexa a questão, mas, na psicoterapia Cristã, trata-se de um assunto bastante patético;
Isso porque a pergunta quase sempre provém de um coração não regenerado que, aparentemente, não pode mais tirar prazer de: "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.1 João 2:16.
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.(EPÍSTOLA DE PAULO A;)Tito 3:5-7
Trata-se de antiquissima pergunta.
Nicodemos, um dos líderes dos judeus, homem de erudição e poder, perguntou ao Senhor Jesus como é que um homem pode ser transformado quando já é velho. E Jesus lhe respondeu:
.O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito João 3:6.
De conformidade com sua natureza carnal, Nicodemos não podia compreender as coisas do Espírito, porque "elas se discernem espiritualmente".
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente 1 Coríntios 2:14.
O homem natural, não regenerado, não pode mudar seu modo de pensar, porque seus pensamentos não são espirituais; uma pessoa não espiritual só pode pensar no seu "eu".
Ao olharmos ao nosso derredor, e percebermos que o caminho do homem natural é juncado de náufragos neuróticos, que não podem mudar sua maneira de pensar, por seus próprios poderes, claramente percebemos que a natureza carnal não é capaz de encontrar a paz mediante as concupiscências carnais.
Sendo destituída da presença do Espírito Santo, a natureza carnal é presa fácil de Satanás, e nã consegue sentir paz.
Ao saber que o fim chega e para onde vamos ?.Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.(Tito 3:7)
Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;Tito 1:2.
A vida acaba aqui,mas segue na eternidade com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Responderemos a todos sempre que necessário.Obrigado pela visita ao site.