1 Aos Corintios 11.5 a seg; toda mulher... que ora ou profetiza.
P aulo apresenta diretivas nítidas de que as mulheres não devem dirigir o culto na igreja
ou falar no m esm o (cf. 14.34; 1Tm 2.12), mas e la s poderiam orar e proclamar a verdade aos incrédulos, bem como ensinar as crianças e outras m ulheres (cf. 1Tm 5.16; Tt 2.3-4).
Veja A t 21.9.
Seja qual for a hora e o local em que as mulheres orem e proclamem a Palavra apropriadamente, elas devem faze r isso mantendo a adequada distinção dos homens, a cabeça sem véu. Na cultura de
Corinto, cabeça coberta de uma mulher enquanto ministrava ou adorava era um símbolo para representar a relação de subordinação ao seu marido.
O apóstolo não está estabelecendo um a lei absoluta para as mulheres para que usem véu ou cubram a cabeça em todas as igrejas o tempo todo, mas declarando que os símbolos dos papéis do homem e da mulher estabelecidos divinamente devem ser honrados, de m aneira genuína, em todas as culturas. Como no caso da carne oferecida a ídolo s (caps. 8 - 9 ) , não há nada de espiritual quanto a usar ou não uma cobertura. Entretanto, manifestar rebeldia
contra a ordem de Deus era errado, desonra a sua própria cabeça." Ca beça " deve referir-se ao seu próprio ser sendo desonrado pela recusa em conformar-se aos reconhecido s símbolos d e submissão,
ou a o seu marido, o qual é desonrado pelo comportamento dela.11 .6 vergonhoso o tosquiar-se.
Nessa época , somente uma prostituta ou um a feminista raspava a cabeça . Se um a mulher cristã rejeitasse a cobertura que simbolizava sua sub missão de acordo com essa cultura, ela bem que poderia raspar a cabeça — a vergonha era
a mesma.
1 1.7 imagem e glória de Deus.
Em bora tanto os homens quanto as mulheres tenham sido criados à imagem de Deus (Gn 1.27), é o
homem que carrega a glória de Deus, unicamente por causa do seu
papel. Como Deus, ele recebe um a esfera de soberania como o soberano terreno da ordem criada por Deus. Veja Gn 3.16-17.
11.7-8 a mulher é a glória do homem . Assim como o homem possui autoridade delegada a ele por Deu s, do mesmo modo a mulher possui autoridade delegada a ela por Deu s por meio de seu marido.
O homem veio d e Deus; a mulher veio do homem (cf. G n 2.9-23;IT m 2.11-13).11.9 Veja Gn 2.18-23.
1 1 .1 0 anjos.
As mulheres devem se mostrar submissas pelo uso do símbolo da autoridade a fim de não o fender essas mais sagradas e submissas criaturas que velam pela igreja (cf. M t 18.10; Ef 3.9-10),
que estavam presentes (Jó .38.4,7) na criação, quando Deus designou a ordem de autoridade para os homens e para as mulheres.
11.11-12 Todos os cristãos, homens e mulheres, são iguais no Senhor e complementares na obra do Senhor. Seus papéis são diferentes quanto à função e aos relacionamentos, não quanto à espiritualidade ou importância (cf. C l 3.28). Veja ITm 2:1.5
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