PANO DE
FUNDO NO EVANGELHO DE LUCAS.
Lucas dedicou suas obras ao "excelentíssimo Teófilo" (lit., "o que ama a Deus — 1.3; cf. At 1.1). Essa designação, pode ser um apelido ou um pseudônimo,é acompanhada por uma referência formal ("excelentíssimo''), possivelmente significando que "Teófilo" era um bem conhecido dignitário romano, talvez um dos que eram"da casa de César" e que se converteram a Cristo ver (Fp 4.22).
É quase certo, porém, que Lucas queria atingir um público mais amplo com a sua obra do que apenas esse homem. As dedicatórias presentes no início de Lucas e de Atos são semelhantes às dedicatórias que vemos em livros
atuais. Não parecem ser uma saudação ao destinatário de
uma epístola.
Lucas declarou expressamente que o conhecimento dos fatos registrados no seu Evangelho veio de relatos de pessoas que haviam testemunhado pessoalmente os acontecimentos (1.1-2), deixando fortes evidências de que ele mesmo não foi uma testemunha ocular. A partir do prólogo, fica claro que o seu objetivo era apresentar um relato ordenado dos acontecimentos da vida de Jesus, mas isso não significa que ele sempre seguiu uma ordem cronológica estrita em todas as situações .Ao reconhecer que compilou o seu relato a partir de várias fontes existentes à época Lucas não estava desprezando a inspiração divina de sua obra co afirmam os críticos.
0 processo de inspiração nunca se sobrepõe ou despreza a personalidade, o vocabulário e o estilo dos autores humanos da Escritura. Os traços singulares dos autores humanos estão sempre estampados de maneira indelével em todos os livros da Escritura. A pesquisa de Lucas não é exceção a essa regra. A pesquisa em si foi orquestrada pela
Providência divina e, em seus escritos, Lucas foi movido pelo Espírito Santo (2Pe 1.21). Portanto, o seu relato é infalivelmente verdadeiro
Lucas dedicou suas obras ao "excelentíssimo Teófilo" (lit., "o que ama a Deus — 1.3; cf. At 1.1). Essa designação, pode ser um apelido ou um pseudônimo,é acompanhada por uma referência formal ("excelentíssimo''), possivelmente significando que "Teófilo" era um bem conhecido dignitário romano, talvez um dos que eram"da casa de César" e que se converteram a Cristo ver (Fp 4.22).
É quase certo, porém, que Lucas queria atingir um público mais amplo com a sua obra do que apenas esse homem. As dedicatórias presentes no início de Lucas e de Atos são semelhantes às dedicatórias que vemos em livros
atuais. Não parecem ser uma saudação ao destinatário de
uma epístola.
Lucas declarou expressamente que o conhecimento dos fatos registrados no seu Evangelho veio de relatos de pessoas que haviam testemunhado pessoalmente os acontecimentos (1.1-2), deixando fortes evidências de que ele mesmo não foi uma testemunha ocular. A partir do prólogo, fica claro que o seu objetivo era apresentar um relato ordenado dos acontecimentos da vida de Jesus, mas isso não significa que ele sempre seguiu uma ordem cronológica estrita em todas as situações .Ao reconhecer que compilou o seu relato a partir de várias fontes existentes à época Lucas não estava desprezando a inspiração divina de sua obra co afirmam os críticos.
0 processo de inspiração nunca se sobrepõe ou despreza a personalidade, o vocabulário e o estilo dos autores humanos da Escritura. Os traços singulares dos autores humanos estão sempre estampados de maneira indelével em todos os livros da Escritura. A pesquisa de Lucas não é exceção a essa regra. A pesquisa em si foi orquestrada pela
Providência divina e, em seus escritos, Lucas foi movido pelo Espírito Santo (2Pe 1.21). Portanto, o seu relato é infalivelmente verdadeiro
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