Como os antigos sábios concebiam a forma e a sustentação da
Terra?
Naqueles tempos distantes, e sem os recursos da moderna tecnologia, muitos sábios supunham ser a Terra em forma de um disco, circundado por águas. Acreditavam que se uma pessoa avançasse mar adentro poderia de repente chegar ao fim desse disco e
desaparecer num abismo desconhecido.
Os gregos criam que o seu deus Atlas sustentava o nosso planeta. Para outros povos, ela estava equilibrada nas costas de um elefante, que estava em pé sobre uma tartaruga a nadar num mar universal! Essas teorias não dão a menor explicação sobre quem
sustentava o deus Atlas ou o mar universal.
Quanto aos egípcios, alguns achavam que ela era apoiada sobre cinco colunas, e outros admitiam que nosso planeta havia sido chocado de um grande ovo cósmico, que possuía asas e voava. Os fatos científicos aceitos no Egito, ao tempo de Moisés,
segundo recentes descobertas arqueológicas, explicam que enquanto aquele enorme ovo voava, completou-se dentro da casca o processo de mitose e este mundo surgiu!
Era esta a última novidade ensinada no Egito nos dias de Moisés, o grande legislador dos hebreus que fora educado em todas as ciências egípcias (At 7.22). Todavia, onde está, nos escritos mosaicos, a teoria de que a Terra apoiava-se em cinco colunas ou de que fora chocada de um enorme ovo voador?
Em vez destas “coqueluches científicas” da época, temos na Bíblia a sublime revelação -
“No princípio Deus criou os céus e a terra”.
Tales de Mileto, cognominado o “Pai da Ciência”, e que viveu uns cem anos depois do profeta Isaías, não conhecia a forma da Terra. Para ele a terra tinha o formato de um pires.
Anaximandro, contemporâneo de Tales, ensinava que a Terra era cilíndrica, com base igual a um terço da sua altura e que se mantinha imóvel no centro do universo em virtude de uma igual pressão de ar por todos os lados.
E dentre os grandes sábios do passado, ninguém sobrepujou Pitágoras no conhecimento do Universo.
Depois da Bíblia, foi ele o primeiro a declarar que a Terra era redonda. Concordou, em parte, com Anaximandro quanto ao apoio da Terra e foi
mais além, declarando que ela não estava parada.
Alexandre o Grande, no quarto século a.C., parece ter aprendido de Aristóteles, seu mestre, que a terra era redonda; pois em uma carta dirigida a Dario I, assim fala da bola que o rei persa lhe enviara -
“A bola indica que a superfície da terra e a circunferência do globo obedecerão ao lugar-tenentes”.
Tal verdade científica ia demasiadamente além da sua época, pois foi o melhor sistema que se conheceu até Copérnico. Já que os pitagóricos tinham posto em dúvida a situação preferencial da Terra, enquanto Aristarco de Samos afirmava, no terceiro
século a.C., que a Terra era muito menor que o Sol e se movia em redor dele. Entretanto, uns duzentos anos antes de Pitágoras, o profeta Isaías registrou que Deus “É o que está assentado sobre o globo da terra” (40.22).
Em outras traduções encontramos termos equivalentes a globo, como “redondeza”, “esfera”, etc. Quanto ao apoio do nosso planeta, disse Jó treze séculos antes de Anaximandro e Pitágoras —
“Deus... suspende a terra sobre o nada” (Jó 26.7),É Ele que sustenta a terra.
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