Por ser um dos livros mais citados no Novo Testamento, confirma doutrinas fundamentais da fé cristã,
Visão Panoramica Do Livro De Gêneses.
Doutrinas Bíblicas.
Estudos Bíblicos
Como, por exemplo:
O Universo como um resultado da ação de Deus a partir do nada (ex-nihilo) (Gêneses 1.1);
O Espírito Santo presente no processo da criação do m undo ( Gêneses 1.2);
A criação do homem o ser humano como à imagem e semelhança de Deus ( Gêneses 1.26);
O hom em como um ser especial, superior às demais criaturas ( Gêneses 1.28);
A pluralidade
divina ( Gêneses 1.26);
A vinda de um redentor por meio da própria raça humana para a salvação da alma (Gêneses 3.15);
A queda do homem no pecado pela
sua desobediência em pecar contra deus e sua condenação ao inferno(Gêneses Cap. 3);
O sofrimento e a morte e inferno como conseqüências do pecado, no qual levou os humanos a morrerem (Gêneses 3.17-19);
A transmissão do pecado para toda a raça humana por intermédio de um só homem o qual trouxe a desobediencia e a condenação(Gêneses 5.3);
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12
A aliança de Deus com Abraão
( Gêneses Cap. 15 e 17), etc.
Embora muitos céticos tenham buscado negar o sentido literal dos capítulos iniciais de Gênesis, vemos que
tanto Jesus quanto os apóstolos colocam todas as narrativas com o verdadeiros no Estudo Bíblico do Novo Testamento, acontecimentos e não como
mera representação ou simbolismo mais a realidade. A teologia modernista, influenciada pelos avanços científicos do século, tentou reinterpretar ou ignorar completamente muitas narrativas do livro, pois julgava que estariam em desacordo com o conhecim ento científico.
Mas aobra permanece com o um livro fundamental
para o entendim ento de toda a teologia cristã.
Uma má interpretação deste livro pode alterar drasticam ente os fundam entos do cristianismo e, por isso, ele não deve ser tratado com negligência.
Os capítulos de 1 a 3, principalm ente, requerem um a forte análise apologética, visto que m uitas seitas
e movim entos heréticos fazem interpretações e inferências distorcidas dessas passagens.
Entre tais distorções, citamos as seguintes: a tradução de Gênesis 1.2 na Tradução do Novo Mundo, utilizada pelas Testemunhas de Jeová, que se refere ao Espírito Santo com o um a “força ativa de Deus”; os “ufólatras” interpretam o termo elohim com o se referindo aos extraterrestres, devido à pluralidade que o term o expressa.
Os
mórmons vêem na “imagem e semelhança” um a referência ao aspecto físico de Deus e, além disso, defendem a queda no pecado com o algo positivo para a humanidade, sem a qual a divindade não seria alcançada.
Os adventistas usam o descanso de Deus no sétimo dia com o argumento para a guarda do sábado. Outros grupos
interpretam o primeiro pecado como sendo o conhecimento sexual e a serpente, como um órgão sexual
masculino.
Entre tantas distorções e aberrações.
Pelo fato de esses textos serem um dos mais expressivos e conhecidos da literatura universal sobre a origem do homem o ser humano, sofre ataques e interpretações erradas com o poucos.
Um estudo apologético em torno destes capítulos, portanto, é essencial, uma vez que são a base do desenvolvimento da doutrina da salvação que está em cristo e o livramento da morte eterna e o inferno eterno.
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