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O PIEDOSO REINADO DE JOSIAS

O PIEDOSO  REINADO DE JOSIAS https://youtu.be/BhPNp_55g-I


O piedoso Rei que reinou durante o tempo em que, Habacuque viveu e começou seu ministério:
O piedoso reinado de Josias .
Seu tempo foi de restauração,e de pregação da Palavra de Deus: duas preocupações principais que tem que se ter ver 2 Cr. 34:1-2 , 8-28.
(Quando olhamos em volta para a beleza mundialmente cuidadosamente e honestamente podemos notar na natureza e na atração de pessoas e seus comportamentos. Quando se  faz uma avaliação honesta revela-se, também as pessoas que tem um amoroso, gentil, honesto, justo, carinho, para com o ministério da casa de Deus.
As pessoas são vistas encorajando um ao outro e fazer boas ações. Elas também são vistos adorando o Deus  verdadeiro,  Deus que os instruiu a amar,uns aos outros e espalhar a mensagem da justiça e do amor em todo o mundo.
Estas duas questões, a justiça e a adoração do Deus vivo e verdadeiro, são as preocupações a serem tratados nesta passagem da Sagrada Escritura.
Esta é a história de Josias, o bisneto de Ezequias,o rei mais piedoso que jamais governou o Reino do Sul de Judá em  todos os tempos.
 Quando Josias entrou em cena, sua justiça ultrapassou até mesmo a de Ezequias o profeta.
 Entre todos os reis de Judá e Israel, havia apenas quatro reformadores:
Quem eram eles ?
 Asa, Josafá, Ezequias e Josias.
Ha quem considere Ezequias e Josias, o mais importante, por causa das  grandes reformas que realizadas durante suas administrações.
Ao olhar para a política dos dias de Josias, vê-se uma grande mudança no poder que precisa ser observado por todos nós.
 Russell Dilday   ( Russell H. Dilday é pastor, educador, ex-presidente do seminário e chanceler de B.H. Instituto Teológico Carroll. Ele é mais conhecido por seu mandato como Presidente do Seminário Teológico Batista do Sudoeste, até sua demissão abrupta em 1994 durante o ressurgimento conservador da Convenção Batista do Sul (Southern Baptist Convention) dá um excelente resumo da mudança de poder:
Acontecimentos importantes foram em erupção em todo o mundo bíblico em 638 aC, quando Josias subiu ao trono em Jerusalém .... Como a poderosa influência da Assíria estava diminuindo, a invasão selvagem dos citas surgiram no horizonte e durou até 624 aC Finalmente, em 612 aC a capital da Assíria caiu diante de um exército combinado de citas, medos e babilônios.
 Isso abriu o caminho para a ascensão ao poder sinistro do mundo de Babilônia, que enviados "inocentes" tinha visitado a corte de bisavô de Josias ( 2 Reis 20:12 ).
Em 627 aC, a voz articulada de Jeremias, reforçada pela pregação de Sofonias e Naum, começava ser ouvida em Judá.  Embora não seja um esses eventos é neste relato histórico do reinado de Josias, eles  devem ter tido um enorme impacto sobre o rei, tanto durante seus anos de formação e durante os anos ativos de suas reformas nacionais,o  ministério destes homens de Deus.
Em abrangendo a vida e reformas instituídas por Josias, são discutidos cinco grandes eventos, dois dos quais são no capítulo 22 e três no capítulo 23.
Cada um desses eventos pinta a imagem de uma profunda preocupação que deve preencher o coração de cada pessoa. Isto é: o piedosos reinado de Josias .
Na restauração do templo, e descoberta da Palavra de Deus:
Duas preocupações principais do crente .
1 -  A piedade de Josias e sua restauração do templo: a preocupação com a justiça e para a verdadeira adoração (vv. 1-7).
2 -  A descoberta da Palavra de Deus, o Livro da Lei: a preocupação com e a Palavra de Deus (vv. 8-20).
 ( 1-7 ) A justiça, a preocupação com piedade,é um  exemplo de testemunho, da Divindade Templo,restaurado  por Josias, rei de Judá, do reino do sul de Judá.
 No começo da história de Josias, dois fatos são imediatamente enfatizados:
1 -  a sua piedade e sua restauração do templo. Lembre-se que seu pai Amon havia sido assassinado por seus próprios funcionários reais, o mais provávelmente por um partido sacerdotal
 Depois disso, as pessoas reagiram em um levante popular e executado os assassinos do rei, colocando Josias no trono para suceder seu pai.
Também é provável que os assassinos tenham sido anti-assírios, e o grupo que reagiu contra eles e colocou Josias no trono eram pró-assírios que temiam represálias da Assíria. Quaisquer que sejam as razões políticas para o assassinato, houve uma profunda preocupação pelos líderes piedosos que a linhagem de Davi, para que um verdadeiro descendente de Davi, continuasse no trono.
Assim, a história de Josias:
 Josias era apenas um menino quando começou a reinar, apenas oito anos de idade ( v. 1 ).
Isso significava que ele estava sob o controle e orientação de outras pessoas até que se tornou velho o suficiente para governar o país por conta própria. Incluindo os anos de seu governo como uma criança,governou o país por 31 anos.
 Depois, foi morto em uma batalha com o Egito, morrendo na tenra idade de 39 anos muito jovem.
 Sua mãe era Jedida, que foi, provavelmente, uma mulher de Deus que criou seu filho Josias no conhecimento do Senhor e deu-lhe forte aconselhamento espiritual.
Alguém definitivamente tinha uma forte influência, espiritual sobre jovem Josias, pois ele viveu uma vida correta aos olhos do Senhor ( v. 2 ).
 Na verdade, a Escritura diz que ele seguiu o exemplo piedoso de Davi, nunca desviando o exemplo de retidão estabelecida pelo antigo rei.
Durante o seu reinado, Josias tinha duas preocupações principais:
a restauração do templo e da verdadeira adoração ao Senhor, o único Deus vivo e verdadeiro ( 3-7) Por causa de sua piedosa, educação justos,uma profunda preocupação com a adoração ao Senhor O mesmo, foi obrigado a agarrar o coração do jovem rei.
Quando ele atingiu a idade de 26 no décimo oitavo ano de seu reinado, ele tomou a decisão crucial para restaurar o templo e reinstituir para verdadeira adoração do Senhor vivo. Virando-se para o seu oficial chefe, o secretário dos assuntos do Estado, Safã, dirigiu-o a gerir o projeto de restauração.
Quatro instruções claras foram entregues ao secretário de Estado;
1 - para atribuir a angariação de fundos para o projeto para o Sumo Sacerdote Hilquias ( v. 4 )
2 - para usar as doações voluntárias dos fiéis para reparar o templo
3 - para dar o dinheiro para os supervisores de construção ( v. 5 )
4 -  para que os supervisores usar o dinheiro para pagar os trabalhadores e para comprar os materiais para o projeto de restauração ( v. 6 ).
Embora o secretário de Estado era o gerente geral do projeto, os supervisores deveriam ser confiados com o dinheiro. Por causa de serem extremamente honestos, não havia necessidade de manter uma conta do dinheiro.
Eles eram supervisores ambos responsáveis e fiéis do projeto de restauração.
Josias teve uma profunda preocupação com a justiça e para a verdadeira adoração. As mesmas preocupações deveria arder em nossos corações.
Por justiça e verdadeira adoração determinar nosso destino, tanto individualmente como coletivamente, como sociedade e nação e igreja.
 A justiça constrói um caráter de integridade dentro das pessoas, e os indivíduos justos construir a  nação.
Se uma pessoa é justo, ele é honesto, justo, verdadeiro, moral e cumpridores da lei. Ele não só mantém as leis da terra, mas ele também trabalha diligentemente em seu trabalho, a fim de dar o seu melhor para a sociedade.
 Justiça constrói o caráter dos indivíduos. E quando houver um número suficiente de nós como personagens justos, estaremos a construir uma nação de justiça, um país de enorme força.
Como vemos, esta foi a experiência de Josias; e que pode ser o de qualquer um de nós.
Josias tinha outra preocupação de que nós também podemos aprender, a preocupação com a verdadeira adoração.
A verdadeira adoração também determina o nosso destino.
O senso comum nos diz isso.
Pensemos  sobre essa gloriosa verdade:
Deus existe; Ele está vivendo e Ele é amoroso. Portanto, se nós adoramos o Deus vivo e verdadeiro, então ele é obrigado a nos aceitar,porque gostamos Dele.
 Ele é o Senhor Deus do universo, que criou o mundo e tudo o que está nele. Ele até enviou o Seu próprio Filho para morrer por nossos pecados, porque Ele nos ama tanto.
 Por essa razão, é Deus e somente Deus, o único Deus vivo e verdadeiro, que deve ser adorado.
Ouça o que a Santa Palavra de Deus diz sobre estas duas preocupações, preocupações que devem aderência a cada um dos nossos corações:
(1) A preocupação com a justiça deve agarrar-nos.
"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a justiça dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus "(Mt. 05:20 ).
"Acordai para a justiça e não pequeis; para alguns que não têm o conhecimento de Deus: Eu falo isso para vergonha vossa "( 1 Co. 15:34 ).
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e com a couraça da justiça "( Ef. 6:13-14 ).
"Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus" .

ENTENDENDO O LIVRO DE HABACUQUE.

ENTENDENDO O LIVRO DE HABACUQUE.




DESCRIÇÃO:
GARANTIA:
1 ano após a data da compra / Brinco folheado a ouro contendo pedra acrílica em formato oval. / PRAZO DE LIBERAÇÃO: Até 48 horas (somente dias úteis)
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Fundo histórico prático e Amplo sobre a época de Habacuque

Os Reis que reinaram no tempo de Habacuque
Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé ( Hab 2:04. ). Ó Senhor, eu ouvi a
tua voz, e estava com medo: Ó Senhor, aviva tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a conhecer; na ira
lembra-te misericórdia ( Hab. 3:02 )
Manassés-696-642 aC
Amon-642-640 aC
Josiah-640-609 aC
Josiah-609 aC
Joaquim-609-598 aC
Visão global
Resumo : para ganhar uma compreensão adequada do livro de Habacuque , a pessoa deve estar ciente do contexto histórico em que suas profecias foram pregadas primeiro. O livro de história mais preciso do mundo é, sem dúvida, a Bíblia.
 Há uma grande parte no livro de II Reis , revelando muito do que aconteceu durante os reinados dos cinco reis a quem ministrava Habacuque (Manassés, Amom, Josias, Josias, Jeoiaquim).
Dê uma olhada no esquema abaixo.
Como você olhar para os pontos de contorno práticos, você vai imediatamente começar a ver o que é um tremendo recurso este panorama pode ser. O reinado de cada rei é descrito em detalhes, incluindo os pensamentos para a aplicação e estudos mais profundos.
 Os contornos nas páginas a seguir será uma grande ajuda para o seu estudo do grande livro de Habacuque , o profeta.
Pano de Fundo da Época de Habacuque
I. O reino perverso de Manassés (O Rei sob a qual Habacuque provavelmente nasceu) e do seu filho Amon:um olhar sobre o terrível mau comportamento, 2 R. 21:1-26
 21:1-9 , 17-24 ; ver 2 Cr. 33:1-16 , 18-25.
II. O piedoso Rei durante o tempo Habacuque viveu e começou seu ministério: Josias, 22:01-23:30.
A. O piedoso reinado de Josias (Parte 1)-Sua restauração do templo e descoberta da Palavra de Deus:
 duas preocupações principais do crente,  22:1-20 ver 2 Cr. 34:1-2 , 8-28.
B. O piedoso reinado de Josias (Parte 2)-Sua renovação espiritual e reforma:
A necessidade de conversão, por confiar o único Deus vivo e verdadeiro, 23:1-30, 23:1-27 ; ver 2 Cr. 24:29-36:1.
III. Os reis controlados pelo Egipto ou Babilônia, período em que Habacuque viveu e provavelmente
Pregou: Um olhar sobre quatro falhas críticas-Jeoacaz, Jeoiaquim, Joaquim, Zedequias,23:31-24:20, 24:8-16 , 17-20 ; ver 2 Cr. 36:9-10 , 11-13 ; Jer. 52:1-3

Como o pecado de Adão é imputado a todo o resto da humanidade?

 Como o pecado de Adão é imputado a todo o resto da humanidade?

Gêneses 2.15-17 O homem sempre teve o propósito de realizar trabalho, mas Deus pretendia que o
homem desfrutasse dele.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17
 O trabalho somente se tornou labuta depois do pecado (Gn 3.17-19). 
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:17-19
É possível que alguém viva sem pecado, como Adão vivia, antes da Queda? 
A Bíblia declara explicitamente que todos os seres humanos são pecadores (Sl 14.1-3; Rm 3.9-23; 5.12-15) e cita a origem do pecado humano em Adão.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um. Salmos 14:1-3.

 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:9-23


 Por causa da desobediência de Adão, todos os homens foram feitos pecadores. 
Mas, como o pecado de Adão é imputado a todo o resto da humanidade?
 Alguns eruditos dizem,e pssívelmente o é,que o estado de corrupção e culpa de Adão é transmitido aos seus descendentes.
 Outros creem que Adão agiu como representante federal da raça humana (Rm 5.12-20; 10.5). 
A verdade é que todos os seres humanos agora estão irremediavelmente arruinados,e necessitam de um Salvador, seja qual for a teoria defendida por teólogos. Foi por isto que Jesus veio (Lc 19.10),para protagonizar este papel.

COMENTÁRIOS EM GÊNESES 1,1 e 2

 COMENTÁRIOS EM GÊNESES 1,1 e 2

1.26,27 Deus é uma entidade singular (Dt 6.4; 32.39; Is 45.5,6; Jo 17.3; 1 Co 8.6) ou plural (Gn 3.22; 11.7; 18.1-3; Is 6.8; 48.16; Jo 10.30,34-38)?
 A palavra hebraica para Deus é ’elōhîm, um substantivo plural.
Em Gênesis 1.1, o termo é usado concordando, gramaticalmente, com um verbo no singular bārā’, “criou”.
 Quando são usados pronomes no plural – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, isto indica a pluralidade de pessoas (um plural de número), ou o conceito de excelência ou majestade que pode ser indicado desta maneira em hebraico?
Deus poderia estar falando com os anjos,a terra,ou a natureza,referindo-se a si mesmo em relação a algum deles?
 Ou esta é uma indicação germinal de uma distinção de pessoas na Divindade?
 Não se sabe, ao certo.
Até a vinda de Jesus, a unidade essencial (interna) da Divindade não era compreendida, em grande parte, ainda que fosse indicada em outras perícopes (Is 48.16).
Deus é, essencialmente, Espírito (Jo 4.24).
 Portanto, o homem que é “imagem e semelhança” de Deus, possui um espírito imortal.
 Os homens se assemelham a Deus em certos aspectos pessoais (Gn 1.26),sem que sejam iguais a Ele (Is 40.25).
A semelhança entre o homem e Deus é aquilo que distingue a criatura racional do resto da criação.
O homem é um ser pessoal, com a capacidade de pensar, sentir e decidir.
 Ele tem a capacidade de fazer escolhas morais e a capacidade de crescimento ou declínio espiritual.
No princípio, o homem amava a Deus e era uma criatura santa.
 O pecado mudou isto.
 O seu espírito ficou tão alterado pelo pecado, que ele se escondeu de Deus, e agora ama o mal mais do que a justiça (Jo 3.19,20).
 Depois da época de Adão,somente aqueles que viviam com retidão diante de Deus eram considerados seus descendentes (Mt 3.7-10; 13.38; Jo 12.36; At 13.10; Cl 3.6).
O homem não mais se encontra no estado perfeito de inocência em que estava na época da sua criação.
 Portanto, ele não tem os mesmos atributos e qualidades espirituais, semelhantes aos de Deus, que tinha em seu estado original.
Jesus,o segundo Adão (1 Co 15.45),veio para desfazer as obras de Satanás (1 Jo 3.8),e para restaurar a semelhança espiritual do homem com Deus (2 Co 3.18; Ef 4.24; Cl 3.10).
2.4 É bem sabido que parece haver dois relatos diferentes da criação nos dois primeiros capítulos do livro de Gênesis,mas isto não leva-nos necessariamente a concluir que eles sejam incompatíveis, como sugeriram alguns.
 As duas seções complementam-se.
Gênesis 1.1–2.4a seg,apresenta uma visão ampla e geral de todos os sete dias da criação, e trata da criação do homem e da mulher como um ato único.
 Então,em 2.4b-24,o autor concentra-se no sexto dia, dando detalhes que não foram mencionados na visão geral do capítulo 1.As origens separadas,do homem e da mulher, são trazidas a um nítido foco.
Logo, os capítulos 1 e 2 não estão em sequência cronológica,mas Gênesis 2.4b-24 apresenta, com mais detalhes, aquilo que Gênesis 1.11,12,24-31 apenas resume.
2.7 A palavra “alma”foi usada com vários significados por diferentes autores na Bíblia.
 A palavra hebraica é (nepheš), que significa “aquilo que respira”.
Ela corresponde ao grego (psychē),que normalmente é traduzido como “alma” ou“vida” (veja Dicionários Comentados de Strong, onde há defini-ções mais completas).
 A expressão “alma vivente” não se refere ao espírito de Adão, como imortal, mas simplesmente ao fato de que era um ser físico, vivente. A mesma expressão é usada em Gênesis 1.20,21 com referência as criaturas que voam e nadam. O termo significa meramente que Adão se tornou vivo. Isto nega a possibilidade da evolução teísta (a alma, com um sopro, passando a uma forma animal viva). Contudo, em Gênesis 1.26,27, é ensinada a imortalidade do espírito humano.

ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

 ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

Elias era de tal maneira caracterizado pelo Espírito Santo que Eliseu, quando soube que Elias estava
para ser tirado dele, pediu-lhe uma porção dobrada do seu Espírito (2 Reis2.9).  Não se referia, com isso, ao espírito humano de Elias, nem ao seu entusiasmo, mas ao Espírito de Deus que estava sobre ele.
Além disso, ao pedir uma porção dobrada do Espírito, não estava pedindo uma quantidade dupla do Espírito (embora alguns comentaristas indiquem que Deus operou duas vezes mais milagres registrados na Bíblia através de Eliseu do que através de Elias). Na realidade, a dupla porção era a porção do herdeiro.
 Muitos profetas, e várias escolas de profetas, foram levantados através do ministério de Elias.
Eliseu pediu o privilégio de ser o sucessor de Elias no seu ministério e na liderança das escolas dos profetas. Isso lhe foi concedido, e os demais profetas reconheceram que o
Espírito de Elias estava sobre ele. (Ver 2 Reis 2.15).
O povo tinha Eliseu como um santo homem de Deus (2 Reis 4.9).
E os reis também,bem como Naamã, o general do exército sírio (2 Reis 5.14,15). Em certa ocasião, no entanto, ficou tão envolvido pela incredulidade que pediu que um trovador viesse cantar e tocar diante dele.
 Enquanto adorava ao Senhor, criava sua própria atmosfera de fé, e "veio sobre ele a mão do Senhor" (2 Rs 3.15).
A expressão "a mão do Senhor" é freqüentemente usada para referir-se ao poder do Senhor, e muitas vezes subentende a atuação do Espírito Santo. A "mão do Senhor", geralmente, refere-se ao poder do Senhor, e com freqüência subentende a atuação do Espírito Santo.Durante os tempos de Elias, Deus também usou o profeta Micaías para advertir Acabe da batalha que traria a sua morte (1 Reis 22.17-23).
Outros profetas tinham encorajado Acabe a acreditar que voltaria vitorioso. Micaías, porém, disse que foram impelidos por um espírito mentiroso para provocar o juízo divino contra Acabe. Zedequias,um dos outros profetas, esbofeteou a face de Micaías, perguntando: "Por onde passou de
mim o espírito do Senhor para falar a ti?"
 (1 Rs 22.24). Obviamente, Zedequias considerava-se o único que realmente era inspirado pelo Espírito Santo.
O passar dos fatos comprovou que Micaías era o profeta verdadeiro. Mesmo assim, a observação de Zedequias indica que as pessoas entendiam ser a verdadeira profecia inspirada pelo Espírito Santo.
A Bíblia ressalta mais uma pessoa dessa época que tinha a plenitude do Espírito Santo (2 Crônicas 24.20).
Quando o rei Joás e seu povo se afastaram do Senhor, o Espírito Santo "vestiu-se" de Zacarias e os repreendeu. Por isso, Joás mandou apedrejá-lo até à morte - martírio esse ao qual Jesus chamou a atenção por ser o último registrado na Bíblia Hebraica, porque ela coloca os livros de Crônicas no término (Mateus 23.35; Lucas 11.51).
Jó Jó é o mais antigo livro da Bíblia; ele também faz referência ao Espírito Santo. Em Jó
26.13: "Pelo seu Espírito ornou [abrilhantou] os céus", é expressão que muitos intérpretes
entendem ter o Espírito Santo usado o vento para esse fim.
 "O sopro de Deus no meu nariz"forma um paralelo com o "alento em mim" (Jó 27.3). "O espírito no homem" (Jó 32.8,18) é,indubitavelmente, o espírito humano, mas o trecho (juntamente com Jó 33.4) reconhece que o homem deve este espírito ao Espírito Santo (como em Gênesis 2.7).

EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 6.37 AO 45

EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 6.39 AO 45

06:39 ; A vontade do Pai é que todos aqueles que são dados a Cristo pode ser salvo e salvo para a ressurreição dos justos, quando serão
levantados e levados para o céu.Palavras nada e que se refere aos crentes. Aqui Ele estava pensando não de crentes individuais, mas em todo o corpo de cristãos que seriam salvos ao longo dos anos.
O Senhor Jesus recebeu a incumbência do Pai que é Deus,de tomar cuidado para que nenhum membro deste corpo é perdido, mas todo o corpo é levantado no último dia .
Com relação aos cristãos , o último dia refere-se ao dia em que o Senhor Jesus virá no ar, em que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, quando os crentes vivos serão mudados, e quando todos serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ar, para ser para sempre com o Senhor. Para os judeus , significava a vinda do Messias em glória.

06:40; O Senhor, então, passa a explicar como se tornar um membro da família dos redimidos. A vontade de Deus é que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna . Veja o Filho,que é Ele propório , aqui, significa não ver com os olhos físicos, mas sim com os olhos da fé. Um deles tem a ver ou reconhecer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador do mundo.
Então tem que acreditar nele. Isto significa que para um determinado ato de fé em receber o Senhor Jesus como seu Salvador pessoal. Todos os que fazem isto recebem a vida eterna como uma possessão presente e também recebem certamente no último dia .
06:41; Os ouvintes estavam bem dispostos a aceitar o Senhor Jesus, e mostroaram  isso resmungando ele . Ele alegou que era o pão que desceu do céu . Percebe-se que isso foi uma declaração muito importante doi Senhor JESUS.
 Para descer do céu não pode ser um mero homem, mesmo um grande profeta. E assim murmuravam contra ele , porque eles estavam cheios de duvidas ainda com as palavras do Meetre.
 06:42; Eles sabiam  que Jesus era o filho de José . Nisto, é claro. Jesus nasceu da Virgem Maria. Não acreditar no nascimento virginal levou a sua escuridão da descrença. E assim é hoje.
Aqueles que se recusam a aceitar o Senhor Jesus como o Filho de Deus veio ao mundo através do ventre da Virgem são obrigados a negar todas as grandes verdades de conhecer  a pessoa e a obra de Cristo.
06:43; Apesar de não terem sido falando diretamente a Ele, mas Ele sabia o que eles estavam dizendo, e aqui Jesus lhes disse porque murmuravam entre si.
 Os versos a seguir explicar por que a difamação deles eram inúteis e infrutíferas. Quanto mais os judeus rejeitaram o testemunho do Senhor Jesus,  mais difíceis seus ensinamentos ficavam. "A luz é luz rejeitada negada.» Quanto mais eles zombavam do evangelho, o mais difícil era  de aceitá-lo. Se o Senhor lhes disse que eles não acreditam em coisas simples, então ele iria enviá-los para coisas mais difíceis e ser totalmente no escuro sobre o que foi dito.
06:44;  Em si mesmo, o homem não tem esperança ou capacidade. Você nem tem força para vir para o próprio Cristo. A não ser que o Pai começa a trabalhar em seu coração e na vida, ele nunca vai perceber sua terrível culpa e sua necessidade de um Salvador.
 Muitas pessoas acham  dificuldade neste versículo. Suponha que ensina que um homem pode querer ser salvo e achar que isso é impossível. Não é assim. O que ela ensina é que, Deus é o único que apareceu pela primeira vez em nossas vidas e procurou nos ganhar para si mesmo. Temos a opção de aceitar Jesus ou recusá-lo,isso é de cada um de nós. Mas nós nunca teriamos tido o desejo principalmente se Deus não tivesse falado aos nossos corações. Além disso, o Senhor acrescentou a promessa de que levantaria todo verdadeiro crente no último dia da sepultura.
 Como vimos antes, refere-se à vinda de Cristo para os Seus santos, em que os mortos serão ressuscitados e os vivos serão transformados. É uma ressurreição de apenas
crentes,apenas de pessoas que confessaram a fé em Cristo durante a vida terrena.
06:45 ; Tendo manifestado nos termos mais fortes que ninguém pode vir a Ele se o Pai não o trouxer, o Senhor continua a explicar como o Pai atrai os homens. Em primeiro lugar, uma citação de Isaías 54:13: E serão todos ensinados por Deus . Deus simplesmente escolhe indivíduos. Fazer algo sobre isso. Fale com seus corações através do ensino da Sua preciosa Palavra.
A vontade do homem é então envolvido. As relativas ao ensino da Palavra de Deus e aprender do Pai são aqueles que vêm a Cristo. Aqui vemos novamente nas Escrituras juntos, as duas grandes verdades da soberania de Deus e da decisão do homem,o ser humano.
 Mostrando que a salvação é um aspecto Divino e também um aspecto humano.
Quando Jesus disse: Está escrito nos profetas , ele estava se referindo, é claro, os livros dos profetas. Em particular Isaías citado aqui, mas opensamento é expresso por todos os profetas. Esse é o ensinamento da Palavra e do Espírito de Deus que os homens são atraídos por Deus,para serem salvos,porém se quiserem poderão rejeitar.

O QUE SIGNIFICA A SANTA CEIA ?


Este é um texto sadio, que não pode ser condenado. Fundamentado na linguagem direta das Sagradas Escrituras, contém a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade (Lc. 22.19; I Co. 11.24).
É a intenção do Senhor Jesus Cristo que a Ceia do Senhor seja uma lembrança contínua pela Igreja de sua morte expiatória sobre a Cruz. O pão, partido, dado e comido, deveria lembrar os cristãos de Seu corpo.
Permita-me o leitor recordar que a doutrina da Liturgia da Comunhão está em precisa harmonia com a de nosso Catecismo. Destaquemos as seguintes expressões:
“De modo que devemos sempre recordar o imenso amor de nosso Mestre e único Salvador Jesus Cristo,que assim morreu por nós, e os inumeráveis benefícios que pelo verter de seu sangue ele obteve em nosso favor:
Ele instituiu e ordenou santos mistérios como penhores de seu amor, e para memória perpétua de sua morte, e para nosso incessante consolo.” “Ele instituiu, e em seu Santo Evangelho nos ordena a continuar um memorial perpétuo de sua preciosa morte até a sua volta”. “Tomai e comei, em recordação de que Cristo morreu por vós”. “Bebei, em recordação de que o sangue de Cristo foi vertido por vós.”
dado por nossos pecados. O vinho, derramado e bebido, deveria lembrar os cristãos de Seu sangue vertido por nossos pecados. O Senhor Jesus sabia o que havia com o homem. Ele sabia bem da escuridão, lentidão, frieza, dureza, estupidez, orgulho, auto-engano, preguiça e pretensão de donos da verdade, da natureza humana em assuntos espirituais.
Assim, ele cuidou para que sua morte pelos pecadores não fosse apenas registrada por escrito na Bíblia (ou ela poderia, assim, ser trancafiada em bibliotecas) ou deixada para os ministros proclamarem do púlpito (pois assim poderia ser detida por falsos
mestres),mas ela deveria ser exibida em sinais e emblemas visíveis, no pão e no vinho em uma ordenança especial. A Ceia do Senhor era uma garantia contra a memória fraca do homem.
 Enquanto permanecer o mundo em sua ordem atual, aquilo que é feito à Mesa do Senhor proclama a sua morte até que ele venha (I Co. 11.26).
O Senhor Jesus Cristo bem sabia da inenarrável importância de sua própria morte pelo pecado como pedra fundamental da religião escriturística.
Ele sabia que sua própria satisfação pelo pecado como nosso substituto Seu sofrimento pelo pecado, o Justo pelos injustos, Seu pagamento de nossa enorme dívida em Sua própria pessoa, Sua completa redenção de nós outros pelo Seu sangue  Ele sabia que essa era de fato a raiz do cristianismo, capaz de salvar e satisfazer as almas. Sem isto Ele sabia que Sua encarnação, milagres, ensinamentos, exemplo e ascensão não poderiam fazer qualquer bem ao homem; sem isto ele sabia que não haveria justificação, nem reconciliação, nem esperança, nem paz entre Deus e os homens. Sabendo de tudo isto, ele cuidou que sua morte, ao menos, não deveria ser esquecida.
Ele cuidadosamente estabeleceu uma ordenança, pela qual, por figuras vivas, seu sacrifício na cruz fosse mantido em memória perpétua.
O Senhor Jesus Cristo bem sabia da fraqueza e enfermidade mesmo do mais santo dos crentes. Ele sabia da absoluta necessidade de mantêlos em íntima comunhão com Seu sacrifício vicário, como Fonte de Sua vida interior e espiritual. Assim, Ele não apenas deixou para eles promessas nas quais suas memórias se alimentassem, e palavras que pudessem
trazer à mente; Ele misericordiosamente providenciou uma ordenança pela qual a verdadeira fé pudesse ser desperta, pela contemplação dos vivos emblemas de Seu Corpo e Sangue, e por cujo uso os crentes pudessem ser fortalecidos e renovados.
 O fortalecimento da fé dos eleitos de Deus na expiação é um grande propósito da Ceia do Senhor. Agora volto-me do lado positivo para o lado negativo da questão, em verdadeira dor e relutância.
Mas é meu claro dever fazê-lo. Os ministros, como os médicos, devem estudar a doença, assim como a saúde, e demonstrar o erro assim como a verdade.
Permitam-me, então, tentar demonstrar quais não são os objetivos da Ceia do Senhor .
Jamais foi a intenção que ela fosse considerada um sacrifício.
Jamais foi a intenção que nós crêssemos que qualquer transformação ocorre com os elementos do pão e do vinho, ou que haja qualquer presença
corpórea de Cristo no Sacramento.
 Tais coisas não podem, jamais, ser justa e honestamente extraídas das Escrituras.
Tais coisas não podem, jamais, ser justa e honestamente extraídas das Escrituras. Sejam examinadas imparcialmente as três narrativas evangélicas da Instituição, em Mateus,
Marcos e Lucas, e aquela dada por Paulo aos Coríntios, e não tenho dúvidas quanto ao resultado.
 Elas ensinam que não há sacrifício, não há altar, não há mudança na substância dos elementos: o pão após a consagração ainda é, literal e verdadeiramente, pão; o vinho, após a
consagração, é verdadeira e literalmente vinho.
Em parte nenhuma do Novo Testamento vemos o ministro cristão chamado de sacerdote, e em parte nenhuma encontramos qualquer menção a sacrifício, senão aos de
oração, de louvor e de boas obras.
Paulo, ao escrever sobre o Sacramento,chama expressamente o pão consagrado de “pão”, e não de Corpo de Cristo, nada menos do que três vezes (I Co. 11.26, 27, 28).
Acima de tudo, permanece o irretorquível argumento de que, se Nosso Senhor estava de fato segurando Seu Corpo em suas mãos quando disse do pão“Este é meu corpo”, Seu corpo deve ter sido bem diferente daquele dos homens comuns.
É claro, se Seu corpo não era como o nosso, Sua própria e real humanidade se encerram. Nesse compasso, a bendita e consoladora doutrina da total identificação de Cristo com Seu povo, como verdadeiro  homem, estaria completamente subvertida, e cairia por terra.
Mais uma vez, pode agradar a alguns considerar o capítulo 6 de João, onde Nosso Senhor fala de “comer sua carne e beber o seu sangue”como prova de que há uma presença corpórea literal de Cristo no pão e no vinho na Ceia do Senhor.
Porém, há uma total ausência de provas conclusivas de que este capítulo de fato se refere à Ceia do Senhor. Aqueleque sustentar que ele de fato se refere à Ceia do Senhor encontrar-se-á envolvido em consequências bastante constrangedoras.
Ele condena à morte eterna todos quantos não recebem a Ceia do Senhor.
Ele eleva à vida eterna todos quantos a recebem. Basta dizer que a maioria dos comentaristas protestantes nega de todo que o capítulo se refira à Ceia
do Senhor.
2. Passo a outra visão negativa do assunto.
A Ceia do Senhor jamais pretendeu conferir benefícios aos comungantes ex opere operato, ou seja, por virtude da mera recepção formal da ordenança.
 Não deveríamos crer que ela produz qualquer bem a qualquer um, senão aos que a recebem com fé e entendimento.
 Não se trata de um remédio ou simpatia que alguns chegan a afirmar,até pelo radio,funcionando mecanicamente, independentemente do estado mental em que é
recebido.
Não pode, por si mesma, conferir graça, onde graça já não existir antes. Ela não converte, justifica ou comunica bênçãos ao coração de um descrente. Não é uma ordenança para os mortos, mas para os vivos; não para os descrentes, mas para os que creem; não para o pecador impenitente, mas para o santo.
 Quase que nos envergonha ter de gastar tempo escrevendo declarações tão batidas e bem-sabidas como estas.
A Palavra de Deus testifica claramente que alguém pode achegar-se à Mesa do Senhor e “comer e beber indignamente”, e assim “comer e beber juízo
para si” (I Co. 11.27, 29).
A tal testemunho, eu não acrescentarei uma só  palavra.
Mas o verdadeiro cristão, que se alimenta especialmente da morte vicária de Cristo, e não de seu caráter, contemplará aquela morte proeminentemente exibida na Ceia do Senhor, e verá sua fé naquela morte fortificada pela participação no Sacramento.
 A intenção era transportar sua mente de volta ao sacrifício uma vez feito no Calvário, e não meramente à encarnação; e nada menos que isso satisfará o coração de um verdadeiro
cristão.
Ora, acabo de afirmar qual a posição que, creio, devemos manter acerca do Sacramento da Ceia do Senhor. Negativamente, ela não deveria ser uma mera reunião social, nem ainda um sacrifício, nem tampouco uma ordenança que confira graça ex opere operato. Positivamente, a intenção é que ela seja “uma lembrança contínua do sacrifício da morte de
Cristo” e um fortificante e restaurador dos verdadeiros crentes.
Esta posição pode parecer simplória a alguns, tão simples que fique aquém da verdade. Que seja: não me envergonho dela. Quer os homens a ouçam,
quer a ignorem, estou convicto de que esta é a única postura que se harmoniza com as Escrituras e com os formulários da Igreja da Inglaterra.





A PEREGRINAÇÃO DE JACÓ


  A PEREGRINAÇÃO DE JACÓ
Gênesis 25.28 - E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó. 29 - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. 
30 - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. 
31 - Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. 
32 - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? 
33 - Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.
Gênesis 32.24 - Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
 27 - E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. 
28 - Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com DEUS e com os homens e prevaleceste. 
30 - E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a DEUS face a face, e a minha alma foi salva.

O QUE SIGNIFICA O CASTIÇAL DO APOLICALIPSE / Estudos

Castiçal

Ap 1.12 - E virei-me para ver quem falava comigo.
E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
13 ; E no meio dos sete casti- çais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de um vestido comprido, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
20 - O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste,
são as sete igrejas.
Zc 4.1 - E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono.
2 - E me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no. cimo, com as suas sete lâmpadas, e cada lâmpada posta no cimo tinha
sete canudos.
3 - E, por cima, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
4 - E falei, e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto?
Iniciaremos neste estudo sobre a visão do apóstolo João, meditando a respeito do castiçal,autêntica figura da Igreja (Ap1.13,20).
 O CASTIÇAL NO TABERNÁCULO
O tabernáculo, lugar reservado para os israelitas cultuarem a Deus e onde Ele se manifestava (Ex 25.8,9,22), era uma alegoria das coisas presentes (Hb 8.5,6; 9.9).
 Por sua vez, o castiçal que havia no tabernáculo se constituía num símbolo da Igreja (Ap 1.20).
O castiçal era uma coluna com pedestal e uma lâmpada em cima. Dele saíam canas de ambos os lados, com uma lâmpada cada, decoradas por copos,
maçãs e flores.
O ouro foi o material usado na construção de toda a peça (Êx 25.31-36).
Mas  qual a finalidade do castiçal?
O castiçal tinha por única finalidade alumiar o tabernáculo. Como no tabernáculo não havia janelas, sem o castiçal  se tornaria impossível ministrar
no Lugar Santo.
 Suas sete lâmpadas acesas produziam uma luz eficiente e agradável (Êx 25.37).
 Para que pudesse alumiar, o castiçal precisava de algum tipo de combustivel,o  azeite.
Deus ordenou que se produzisse azeite para fazer as lâmpadas arderem continuamente leia;(Êx 27.20,21).
POR ISSO A A IGREJA É O CASTIÇAL DE DEUS NESTE MUNDO.
 A coluna do castiçal.
 A coluna, com pedestal e lâmpada, simboliza Jesus, que disse"Eu sou a luz do mundo"(J_o_8^12).
 As canas que saíam de ambos os lados, sem pedestal próprio, representam os crentes ligados a Jesus, semelhantes às varas na videira (Jo 15.1-5), tendo-o
como seu fundamento (1 Co 3.11).Cada braço tinha uma lâmpada.
Isto evidencia que, através ae nossa união com Jesus, tornam-nos, "a luz do mundo"
A Igreja brilha neste mundo "através de seus membros, nos quais Cristo vive e se manifesta ,(G1 2.20). Para isto, porém, torna-se indispensável que cada crente mantenha seu contato com Jesus "em dia", porque assim a influência da Igreja será como lâmpada resplandecente a dissipar as trevas que há
neste mundo corrupto e perverso (Fp 2.15). Certamente, se faltar esta comunhão, ela ficará com sua luz apagada Pv. 2.2)semJESUS, o crente se tornará "Como fonte turva e manancial corrupto..." (Pv 25.26).
O CASTIÇAL ERA DE OURO PURO
 O ouro.  Conforme a simbologia bíblica, o ouro representa Deus e as coisas celestiais. Eliú disse: "O esplendor de ouro vem do norte; pois em Deus há uma tremenda majestade" (Jó 37.22), Tudo, no céu, é de ouro e de cristal (Ap 21.18,21). O ouro é, também, o símbolo da Palavra de Deus (SI 19.10; 119.72,127).
 O ouro na prática da vida Cristã. Q uso do ouro na construção do castiçal salienta que somente aquilo que o próprio Deus opera em nossa vida espiritual, através de nossa fé nEle e na Sua Palavra, tem valor e peso diante de Sua presença.
Deus reconhece como autêntico tudo o que a natureza divina, da qual somos participantes pela salvação (2 Pe 1.4), opera em nós. Os que estão na carne não podem agradá-lo (Rm 8.8), pois são crentes sem brilho. "Crentes de ouro" brilham com intensidade, não perdem seu
valor e nem enferrujam! Que Deus nos ajude a possuir estas características. _____
IV. A FINALIDADE DO CASTIÇAL
 Alumiar.
O castiçal não estava no tabernáculo simplesmente como adorno, mas com a finalidade exclusiva de alumiar. Isto nos fala do que Deus espera da Sua Igreja, o castiçal do Novo Testamento.
 Seu desejo é que ela brilhe, e demonstrando este propósito disse, sois a luz do mundo"ainda: "Brilhe a vossa luz"(Ml 5.16; Fp 2.15).
 Despertar no crente a consciência do dever de brilhar. De que maneira podemos brilhar para Jesus?
 Deixando que a nova natureza (2 Pe 1.4))nos domine de tal moCM? o, que outros possam ver através da nossa vida Cristo (2 Co 4.10,ll;Estêvão brilhou intensamente quando, na hora de sua morte, orou pelos seus algozes (At 7.55-60).
O crente resplandece também por intermédio de seu testemunho de vida, como cumpridor que é da Palavra de Deus (SI 119.105; Pv 6.23), igualando-se à luz que alumia em "lugar escuro" (2 Pe 1.19).
Um testemunho fervoroso serve como "sinal aberto", a fim de que o pecador entre no caminho que conduz ao céu.
Havia seis braços no castiçal, três de cada lado, todos acompanhados de suas respectivas lâmpadas todas (Êx 25.32).
Este detalhe importante destaca três grandes verdades sobre a Igreja.
As sete lâmpadas do castiçal,Nm 8.2,3). Assim como as sete lâmpadas estavam ligadas ao castiçal, também igreja pertencer à IgrejaÇl Pe 2.4,5).
A Bíblia diz que a luz nada deve ser colocada debaixo da mesa, mas no velador(castiçal) donde possa iluminar toda a sa  crente que imagina poder viver desligado da
 da Igreja, descongregado, labora em erro e pode sofrer terríveis prejuízos espirituais.
A missão de cada crente como luz.
 Cada crente tem uma missão a cumprir na Igreja.
 Assim como todos os braços, independentemente de serem mais curtos ou mais compridos, tinham uma lâmpada, Deus também considera cada crente, na Igreja, uma luz, sem
olhar para a sua posição social, idade, cultura, cor ou raça.
Todos são sacerdotes (1 Pe 2.5; Ap 1.6) e têm uma missão para cumprir (Mc 13.34).
Deus deu talentos a "cada um segundo sua capacidade" (Mt 25.15).
Ninguém, portanto, retroceda porque "se recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10.38), ;
assim diz o Senhor.
AS SETE LÂMPADAS PRECISAVAM DE AZEITEPARA ALUMIAR
Deus providenciou azeite (Êx, 27.20,21) e somente este era legítimo. Azeite estranho produziria "fotranho" (Lv 10.1).
O azeite simboliza o Espírito Santo.
 O Espírito Santo é que faz a lâmpada do crente arder. O profeta Zacarias foi despertado e viu, numa revelação, o povo de Deus como um castiçal (Zc 4.1-3).
Deus então lhe disse: "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito" (Zc4.6), e mostrou a maneira como providenciar azeite para o castiçal (Zc;4.11-14).
Deus providenciou azeite para a Sua Igreja.
 A provisão divina de azeite para a Igreja, efetiva-se pela operação do Espírito Santo.
O Espírito Santo operava em toda a sua plenitude, a luz brilhava com tanta intensidade, como em nenhuma outra época.
Em poucas décadas o Evangelho se espalhou, alcançando todo o mundo de então.
Busquemos, pois, o azeite da unção do Espírito de Deus, que é oferecido a todos (At 2.39)

A CONQUISTA DA ASSÍRIA SOBRE O NORTE DE ISRAEL EM 733 AC

Assíria conquista o Norte de Israel 733 AC.
Rei Acaz de Judá, sofrendo ataques de todos os lados, devido à sua recusa em aderir a uma aliança contra a Assíria, chamado Tiglate-Pileser III (também chamado de Pul) da Assíria para pedir ajuda.
 Os assírios capturaram Damasco (Síria) e toda a Galiléia e Gilead de Israel. A petição de Acaz teve um preço, no entanto, para ele foi obrigado a pagar uma grande homenagem a Assíria e fazer Judá um reino vassalo do império
A  CONQUISTA DA ASSÍRIA SOBRE O NORTE DE ISRAEL EM 733 AC


15:37 Rezin ... Peca . Este é o início da chamada Guerra siro-efraimita visto de forma tão proeminente em Isaías 7-9. No devido tempo, Judá vai pedir Assíria para ajudar a combater Israel e Síria (ver nota em 2 Reis 16:7-9), ea resposta assírio já está refletido na nota sobre 15:27-31.16:1-4 que ele não fez o que era certo . Com o filho de Jotão, Acaz , Judá retorna ao sancionada
oficialmente a idolatria como os
lugares elevados tornam-se centros de religião cananéia (cf. 1 Reis
14:23-24). Esta religião inclui o sacrifício de crianças ao deus Moloque (Acaz
queimou seu filho como oferenda ; ver 1 Reis 11:07; 16:34). Confirmação do Estado de Acaz veio a partir da descoberta de uma bolha (selo de argila) com a inscrição: "Pertencente a Acaz [filho de] Yehotam [Jotão], rei de Judá" (veja nota em 2 Reis 18:01).
  16:03 Sob Acaz o reino do sul também sofre degeneração espiritual sério, apontando para a
necessidade de reinado perfeito em Cristo.
16:06 Rezin ... restituiu Elate à Síria . Esta cidade tinha sido só recentemente ganhou de volta para
Judá por Azarias (14:22). Rezim aqui restabelece brevemente controle sírio sobre a totalidade da Estrada do Rei na Transjordânia de Damasco a Elate, e se rende Elath para os edomitas, que parecem ter tomado parte como aliados, junto com os filisteus, no assalto em Judá (2 Cr. 28:17-18).
16:7-9 Eu sou o seu servo . Em vez de voltar para o Senhor por ajuda, Acaz aceita estado vassalo da
Assíria e pede ajuda de seu novo senhor, que chega na forma de campanhas assírias de 733-732
AC na Síria-Palestina. Isso resultou na captura de Damasco ea morte de Rezim, bem como a anexação de
grandes partes do norte de Israel ea morte de Peca (15:29-30).
Kir foi o lar original do povo da Síria
(Amós 9: 7), localizado em algum lugar na Mesopotâmia.
16:10-16 o altar que estava em Damasco . Acaz viaja a Damasco para encontrar seu novo senhor e é
tão impressionado com este altar sírio ao deus Hadad que ele tem uma cópia dele instalada em
Jerusalém. Acaz se afastou muito da verdadeira fé no Senhor, e sua religião é o sincretismo de pleno
direito com as religiões pagãs das outras nações. 

O antigo altar de bronze (1 Reis 8:64) agora é para ser usado apenas para Acaz para inquirir , ou seja, para a adivinhação (a interpretação de presságios). Isso
provavelmente se refere a extispicy, o exame das entranhas de animais sacrificados, com foco na
inspeção do fígado (hepatoscopy), a fim de adivinhar a vontade e as intenções dos deuses. Extispicy é
atestada no antigo Oriente Próximo do início do segundo milênio
AC, e desempenhou um papel
importante, não só em cortes reais, mas também na vida cotidiana das pessoas comuns. O próprio deus
Hadad foi um dos apoiantes de adivinhação mesopotâmica, junto com o deus-sol Shamash. A prática é proibida, junto com o sacrifício de crianças, em Deut. 18:10.
16:17-18 corte fora os quadros ... tirou o mar
Veja 1 Reis 7:23-36. Os detalhes arquitetônicos que seguem as informações sobre os quadros e para o mar, e que Acaz faz sobre estes, infelizmente, são obscuros. Tudo o que parece claro é que suas ações são motivadas por um desejo de não ofender o rei da Assíria .
 Ao fazer essas coisas, Acaz profana o mobiliário do templo do Senhor. A obediência ao Senhor se foi, a bênção ea proteção do Senhor já se foram, e agora a beleza do templo do Senhor está a
ser gradualmente retirado. 
16:19 Crônicas dos Reis . Veja nota em 1 Reis 14:19.
17:1-41 . Fim de Israel Os autores agora descrever o desenraizamento ea dispersão de Israel, há muito anunciada (1 Reis 14:15), mas atrasou por causa das promessas de
Deus e do caráter de Deus (2 Reis 10:30, 13:1 - 25; 14:23-29). 
17:1-5 Oséias foi o último governante do reino do norte de Israel (732-722 AC ). Um selo a partir deste momento se que lê, "Pertencente a Abdi servo de Oséias." É um dos artefatos finais de Israel antes
de ser destruído nas mãos dos assírios.17:1-2 mal ..., mas não como os reis de Israel que foram antes dele . Tal como acontece com os reis
de Judá que eram "não gosta de Davi" (14:03; ver 12:02; 15:03, 34), o leitor é deixado para supor o que
exatamente isso significa. Talvez
Oséias não foi totalmente desenfreado em sua perseguição dos
pecados de Jeroboão, como ele governou sobre o que restava do norte de Israel após o ataque assírio de
732
AC (15:27-31). Sua sucessão ao trono como um vassalo assírio é registrado não só em 15:30 e
17:01, mas também em uma inscrição de Tiglate-Pileser III si mesmo, que afirma que ele "colocou
Oséias como rei sobre eles."
17:3-4 ele enviara mensageiros a Sô, rei do Egito . Oséias tinha restabelecido seu vassalo estado
com o sucessor de Tiglate-Pileser Salmaneser V (727-722
AC ), mas depois renegou esse acordo e
cortejada Egito vez, trazendo sobre si a ira do rei assírio. A identidade do 

Então, o rei do Egito" é uma questão de debate. O faraó em questão poderia ter sido Osorkon IV, o último faraó da vigésima segunda dinastia (730-715 AC ), ou Tefnakht, fundador da vigésima quarta dinastia sobreposição e subindo (727-
720). Alguns estudiosos têm proposto um comandante militar egípcio chamado Sib'e, mas ele é
desconhecido em quaisquer outros textos. Alternativamente, "Então" pode não ser um nome pessoal,
mas pode ser com base no nome da cidade, "Sais", a capital do rei Tefnakht.
17:06 o rei da Assíria capturou Samaria . Salmanasar é identificado aqui como o conquistador da
Samaria, c. 722
AC , após um cerco de três anos (ver também 18:9-10); 
Isto concorda com o babilônico  Chronicle. Mas o sucessor de Salmaneser Sargão II (722-705 AC ) toma esta honra para si mesmo em suas inscrições, talvez a fim de reivindicar mais sucesso para si mesmo do que ele realmente alcançado e também para se dar legitimidade (como um usurpador do trono da Assíria), ligando se com o reinado
anterior. Os lugares de exílio mencionado neste versículo (
Hala , a Habor , o rio de Gozã , as cidades
dos medos
) estão espalhados amplamente sobre o Império Assírio, a partir do oeste para as fronteiras
orientais. Uma inscrição em aramaico do século X
AC, menciona a cidade de "Gozã." A inscrição tem 23 linhas, e ele aparece em uma estátua em tamanho natural do rei Haddayishi, o governante de Sikanu e  Gozã. 
Ele foi encontrado em um campo perto Diga Fakhariyah no nordeste da Síria.17:7-23 isso ocorreu porque o povo de Israel tinha pecado (v. 7). Dos diferentes explicações que
poderiam ter sido dadas para a maneira em que o reino do norte chegou ao seu fim, os autores do 1-2
Reis está interessado apenas nesta explicação mais fundamental; o restante de 2 Reis 17:7-23 cataloga os detalhes.

Os filhos de Israel adoravam deuses falsos de atalaia a cidade fortificada (ou seja, do menor para o maior lugar onde as pessoas viviam) em seus lugares altos (ver 1 Reis 03:02),
construindo-se
pilares e bosques e dois bezerros (veja 1 Reis 12:28; 14:15, 23), e adorando Baal (ver 1 Reis 16:31-33). 
Tudo isso foi feito em flagrante desrespeito de Deus Direito e aliança e em desafio de seus profetas . Curiosamente, no entanto, alguns dos pecados listados não são as de Israel apenas, mas também de Judá , que é arrastado para a condenação. Só na conta do reinado de Acaz, os autores têm
mencionado o sacrifício de crianças (2 Reis 17:17;. Cf 16:03) e
adivinhação (cf. 16,15); e só quando
atingem o reinado de Manassés vai os autores falam de
profecias (cf. 21:06) e adoração do exército do céu (17:16;. cf 21:03), ou seja, o sol, a lua, os planetas, e as estrelas. No antigo Oriente Próximo foram identificados estes corpos astrais com deuses e deusas específicas e adorado como tal, e seus
movimentos foram cuidadosamente estudados por motivos astrológicos. Israel encontrou adoração desse
tipo assim que entraram em Canaã, como indicado por Jz. 02:13: "... eles serviram a Baal ea Astarote"
("Astarote" [2 Reis 23:13] é o nome bíblico para Astarte ou Vênus, e as formas plurais dos nomes
desses deuses aqui se referem a diversas manifestações locais de Hadad e Astarte). Adoração Astral é
proibido aos israelitas em Dt. 4:19-20, como, aliás, adivinhação e presságios (juntamente com sacrifício
de fogo) são proibidas em Deut. 18:10.
17:07 Os autores descrevem a desobediência como pecado contra o amor ea fidelidade de Deus,
esclarecendo, assim, a sua gravidade.
17:07 O exílio é o julgamento de Deus sobre o pecado (veja nota em 1 Reis 13:34), prefigurando o
julgamento sobre o pecado que Cristo suportou como um substituto (1 Ped. 2:21-24) eo julgamento final na consumação ( Ap. 20:11-15).

BÍBLIA INSPIRADA POR DEUS

A inspiração da Biblia

A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS
É possível que haja uma religião divina sem uma literatura inspirada.
O professor Francis L. Patton faz a seguinte observação:
"Se o simples testemunho histórico prova que Jesus operou milagres, pronunciou profecias e proclamou a sua divindade se pode ser demonstrado que ele foi crucificado para redimir os pecadores, e que foi ressuscitado dentre os mortos e que fez com que o destino dos homens dependesse de aceitá-lo como o seu Salvador então, sejam inspirados ou não os registros, ai daquele que descuidar de tão grande salvação."
Todavia, não tomaremos mais tempo com isso, pois não existe nenhuma dúvida quanto à inspiração da Bíblia.
"Toda a Escritura é divinamente inspirada" (literalmente: "é dada pelo sopro de Deus"),
declara Paulo. (2 Tim. 3:16.) "Porque a profecia não foi antigamente produzida por vontade de homem algum", escreve Pedro, "mas os
homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).
Assim define Webster a inspiração: "A influência sobrenatural do Espírito de Deus sobre a mente humana, pela qual os profetas, apóstolos e escritores sacros foram habilitados para exporem a verdade divina sem nenhuma mistura de erro."
Segundo o Dr. Gaussen, "é o poder inexplicável que o Espírito Divino exerce sobre os autores das Escrituras, em guiá-los até mesmo no emprego correio das palavras e em preservá-los de todo erro, bem como de qualquer omissão".
Assim escreveu o Dr. William Evans: "A inspiração divina, como é definida por Paulo nesta passagem (2 Tim. 3:16), é a forte inspiração espiritual de Deus sobre os homens, capacitando-os a expressarem a verdade; é Deus falando pêlos homens, e, por conseguinte, o Antigo Testamento é a Palavra de Deus.
Ê como se o próprio Deus houvesse falado cada palavra do livro.
As Escrituras são o resultado da divina inspiração espiritual, da mesma maneira em que o falar humano é efetuado pela respiração pela boca do homem."
 Podemos dizer que a declaração de Pedro revela que o Espírito Santo estava presente duma maneira especial e milagrosamente,sobre os escritores das Escrituras, revelando-lhes as verdades que antes não conheciam e guiando-os também no registro dessas verdades e dos acontecimentos, dos quais eram testemunhas oculares,de maneira que as pudessem apresentar com exatidão substancial ao conhecimento de outrem.
Alguém poderia julgar, pela leitura dos vários credos do Cristianismo, tratar-se de assunto bastante complexo, cheio de enigmas teológicos e tumultuado por definições obscuras.
Mas esse não é o caso. As doutrinas no Novo Testamento, como originalmente expostas, são simples e se podem definir de maneira simples.
Mas, com o passar dos tempos, a igreja teve de enfrentar doutrinas e opiniões erradas e defeituosas e, por conseguinte, se viu obrigada a cercar as doutrinas certas e protegê-las com definições.
 Deste processo de definições exatas e detalhadas surgiram os credos. As declarações doutrinárias ocuparam uma parte importante e necessária na vida da igreja, e constituíram impedimento a seu progresso unicamente quando uma aquiescência formal a essas doutrinas veio a substituir a viva fé.
A doutrina da inspiração, como é apresentada na Palavra, é
relativamente simples, mas o surgimento de idéias errôneas criou a necessidade de proteger a doutrina certa com definições completas e detalhadas.

O QUE DEFINE COMPORTAMENTOS HUMANOS ?

Características de comportamentos humanos.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbyA00R57NSCVDwfepO9uLHggyRoW1IcBpxxMRLN5rLWyox88c5-5DjvVZ4EKni5MhNSQrgGx2FBZ75VlU3AK5JS6yTt9ngANsUEJWaus262E1dfA8bkrF-J4jPeW5bK7nI9kSSQHGrn8/s1600/9-comportamentos-humanos-0.jpg

Uma grande parte do mundo atual se curva perante o santuário da psicologia e da psiquiatria. Considerando que os humanos precisamn ter alguma fonte de
autoridade que empreste crédito àquilo que ele diz, os secularistas de hoje citam em geral algum eminente psicólogo.
O fato de que essas autoridades muitas vezes se contradizem, geralmente não é mencionado.
Não me levem a mal. Não estou procurando ridicularizar os eruditos. Apenaschamo a atenção para o perigo de os cristãos serem enganados pela “sabedoria
deste mundo”.

Temos de reconhecer que “a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1Co 1:18).
 O fato de as pessoas possuírem diplomas não significa que estejam certas.
 Um rápido exame pelos grandes filósofos do mundo mostraria que cada um desses brilhantes eruditos sempre discordou dos outros famosos filósofos que os antecederam.
O estudo da filosofia é em geral muito confuso justamente por ser muito contraditório.
As experiências e novas descobertas sempre desacreditaram os grandes pensadores do passado. Em contrapartida, os cristãos têm a segurança de aferir a exatidão das premissas e das conclusões dos homens: a Palavra de Deus!
O homem está certo ou está errado, conforme concorde ou discorde da Bíblia! Uma estudante do último ano de psicologia  Tim LaHaye logo depois de ouvir uma das palestras que proferiu em um seminário e disse a ele:
“Tenho de confessar que senti uma resistência tremenda a suas opiniões depois da primeira palestra.
 O senhor contradisse muitas coisas que eu aprendi, mas, ao escutá-lo, reconheci que a Bíblia realmente tem as respostas para os problemas do homem.
Muito obrigada. O senhor foi uma bênção para minha vida”.
Espero que essa jovem e muitos outros tenham aprendido que não há nada de errado em estudar e usar os princípios válidos da psicologia, da psiquiatria ou de qualquer outra ciência, desde que os tornemos válidos pela Palavra de Deus.
Quando  Tim LaHaye em uma conferência de casais no lindo Forest Home, nas
montanhas de San Bernardino, na Califórnia discursou , havia um psicólogo assistindo àquela série de sete palestras. Eu estava muito curioso disse ele, para saber sua reação, já
que sua expressão fisionômica nada demonstrava.
 Durante a última refeição, tivemos oportunidade de conversar. Ele me disse a  Tim LaHaye que trabalhava em aconselhamento havia 25 anos.
Alguns meses antes, aceitara a Cristo como seu Salvador e Senhor. Aos poucos, ele se decepcionara com suas técnicas e os conselhos que dera durante tantos anos.
Viera à conferência para ver se alguém poderia oferecer-lhe novas e melhores ideias.
Concluiu então: “Estou voltando para casa com duas impressões bem claras: primeiro, é que a Bíblia tem as respostas para todos os problemas do homem; segundo, é que elas são, na
verdade, bem simples”.
Os que o senhor disse, parecem ser aceitos pelos cristãos porque são compatíveis com muitos conceitos das Escrituras.
Da mesma forma que a Bíblia ensina que todos os homens têm uma natureza pecaminosa, os temperamentos indicam que todos têm suas fraquezas.
A Bíblia nos ensina que o homem é constantemente assediado pelo pecado, e os temperamentos destacam esse fato.
A Bíblia diz que o homem possui uma “velha natureza”, que é a carne, melhor dizendo, “carne-corruptível”. O temperamento é composto de tendências natas,
parte das quais são fraquezas.
 A classificação dos temperamentos não é ensinada categoricamente na Bíblia, mas os estudos biográficos de quatro personagens bíblicos demonstrarão os pontos fortes e as fraquezas de cada um dos temperamentos.
A Bíblia mostra que só é possível alcançar o poder para vencer os defeitos quando se recebe a Jesus Cristo pessoalmente como Senhor e Salvador, entregando-se por completo a seu Espírito.
Segundo a pisicologia há cerca de doze ou treze diferentes teorias da personalidade.
A Teoria dos  temperamentos é provavelmente a mais antiga, e muitos cristãos consideram-na a melhor. Não é perfeita, assim como nenhum conceito humano. Porém, ajuda a pessoa comum a examinar-se por meio de um processo sistematizado e melhorado durante os séculos.
A teoria não responderá a todas as dúvidas que você tenha sobre si mesmo, mas propiciará mais respostas do que as outras teorias. Ao estudá-la, ore agradecendo a Deus pelo acesso a uma fonte de poder capaz de mudar sua vida, transformando-a no que você e Deus querem que ela seja.A

EM QUE SENTIDO CRISTO É O ULTIMO ADÃO ?

Cristo ultimo Adão

Cristo não é apenas a descendência de Abraão, mas também a semente da mulher, uma promessa que
foi feita a muito tempo por Deus: 
"Porei inimizade entre ti [a serpente] ea mulher, entre a tua descendência e a dela ; Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar "(Gen. 3:15).
 A conquista sobre a serpente, e, portanto, a conquista do mal e da reversão de seus efeitos, está a ter lugar através da descendência da mulher.
 Pode-se traçar essa descedência de Eva à partir Sete e seus descendentes, através de Noé, e até Abraão, onde a promessa de Deus toma a forma específica de descendência de Abraão (ver Lucas 3:23-38, que traça a genealogia de Jesus e todos caminho de volta para Adão). Assim, Cristo não é apenas a descendência de Abraão, mas o último Adão (1 Coríntios. 15:45-49). 
Como Adão, ele representa todos os que pertencem a ele. E ele reverte os efeitos da queda de
Adão

O PLANO DE DEUS PARA A HISTÓRIA.



O plano de Deus para a humanidade

A Bíblia também deixa claro que Deus tem um plano unificado para toda a história. Seu objetivo
final ", um plano para a plenitude dos tempos", é "para unir todas as coisas nele [Cristo], as coisas no
céu e na terra" (Ef 1:10), " para louvemos a glória de Deus." (Efésios 1:12). Deus tinha um plano desde o princípio: "Lembrai-vos idas coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade "(Is 46:9-10). "Ao chegar a plenitude dos tempos," quando o momento era apropriado no plano de Deus:



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"Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei" (Gl 4:04 -5).
A obra de Cristo na terra, e, especialmente, sua crucificação e ressurreição, é o clímax da história; é o
grande ponto da historia em que Deus definitivamente realiza a salvação tão esperada e prometida
durante todo o Antigo Testamento. A era atual olha para trás e ver o trabalho Cristo concluido, mas
também aguarda com expectativa a consumação de sua obra redentora, que acontecerá na volta de
Cristo, no qual seram criados os "novos céus e uma nova terra, onde habita a justiça" (2 Pedro 3:13;. Ver Ap. 21:01-22:05).
A unidade do desígnio de Deus faz com que seja adequado para ele incluir
promessas e previsões em
pontos anteriores no tempo, e, em seguida, nas
realizações destes em tempos posteriores. Às vezes, as
promessas são de forma
explícita, como quando Deus promete a vinda do Messias, o grande Salvador
que Israel esperava (Isaías 9:6-7). Às vezes, as promessas tomam formas
simbólica, como quando Deus ordenou o sacrifício de animais para serem oferecidos como um símbolo para o perdão dos pecados (Levítico 4). Em si mesmos, os sacrifícios de animais não foram capazes de remover ou expiar completamente o pecado (Heb. 10:1-18). Eles apontavam para Cristo, que é o sacrifício final e
completo pelos pecados.

QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?

Como a terra se formou segundo a Bíblia ?
De onde veio o homem ?
A sincronização do universo .
Adão e Eva.



TESSALÔNICA

Tessalônica
A sensação de que os braços do cristianismo se estendiam deve ter se acentuado quando Paulo chegou a Tessalônica. Tratava-se de uma
cidade importante.
Seu nome original era Thermai que significa "fontes quentes", dando nome ao golfo onde se encontrava.
Seiscentos anos antes Heródoto a descrevia como uma grande cidade. Tinha sido sempreum porto famoso. Aqui Xerxes o persa estabeleceu sua base naval quando
invadiu a Europa, e até na época dos romanos era um dos arsenais maiores do mundo.
Em 315 antes de Cristo Cassandro reedificou a cidade e lhe pôs o novo nome de Tessalônica, nome de sua mulher, filha de Filipe da Macedônia e meio-irmã de Alexandre Magno.
Era uma cidade livre. Isto significa que jamais tinha sofrido a afronta de aquartelar entre seus muros tropas romanas. Tinha sua própria assembléia popular e seus próprios magistrados. Sua população se elevava a 200.000 habitantes, e durante um tempo rivalizou com Constantinopla como candidata a capital do mundo.
 Até hoje, com o nome de Salônica, tem 70.000 habitantes. Mas a importância suprema de Tessalônica está em que se encontra sobre a Via Egnatia que se estendia
desde o Dirraquio sobre o Adriático até Constantinopla sobre o Bósforo e daqui para a Ásia Menor e o Oriente.
De fato sua rua principal era parte da mesma rota que unia Roma com o Oriente. O Oriente e o Ocidente convergiam em Tessalônica; dizia-se na época, que estava "na saia" do
império romano.
O comércio se introduzia aqui do Oriente e o Ocidente; por isso, dizia-se: "Enquanto a natureza não mudar, Tessalônica permanecerá rica e próspera."
É impossível exagerar a importância da chegada do cristianismo a Tessalônica. Se o cristianismo se estabelecia aqui em Tessalônica estava também destinado a estender-se ao oriente pela Via Egnatia até conquistar todo o Ásia, e pelo Ocidente até convulsionar à mesma cidade de Roma.
O advento do cristianismo a Tessalônica foi um passo crucial na transformação do cristianismo em religião mundial.

QUEM FOI FLAVIO JOSEFO?

de informações para análise e estudo do Período Interbíblico vêm-nos, sobretudo, de Flávio Josefo e da literatura apócrifa. A Bíblia pouco nos
informa sobre esses acontecimentos.
Flávio Josefo Natural de Jerusalém, Flávio Josefo nasceu em 37 d.C. O pai era de família sacerdotal, enquanto a mãe descendia dos hasmonianos, de uma das mais ilustres
famílias macabeias.
Josefo, desde tenra idade, mostrou-se sempre vivo. Aos 14 anos, conforme registra em autobiografia, ensinava aos sumos sacerdotes pontos obscuros da Lei. Fez estudos
especiais e tornou-se erudito, portador de vasto saber. Estudou as seitas judaicas de seu tempo.
Conta-nos que para se informar bem a respeito dos essênios, aquela seita
exótica, foi ao deserto onde se achava certo Banus, chefe desse grupo, e ali permaneceu 3 anos. Na sua convicção religiosa, era fariseu e dos mais tradicionalistas e
exclusivistas.
Félix condenou diversos sacerdotes, e estes apelaram a Roma, para onde eram enviados. Josefo, aos 26 anos, foi a Roma como advogado desses sacerdotes. Depois de
tornar-se famoso, conhecido no Império Romano, Josefo achou por bem aconselhar os líderes de seu país no sentido de evitarem qualquer conflito com os romanos, pois
notava a inclinação do seu povo para se indisporem contra o Império.
 Esse conselho foi tomado pelos judeus como uma atitude de traição, de deslealdade.
Após as vitórias dos judeus sobre o governador da Síria, Celtius Gallus, os judeus nomearam Josefo comandante da Galileia, a fim de concitar o povo à guerra contra os
romanos. Nessa conjectura, Nero enviou Vespasiano para guerrear os judeus.
Vespasiano e seu filho Tito prenderam Josefo e o algemaram; porém, este se apresentou como profeta e vaticinou que tanto Vespasiano como Tito chegariam a ocupar o trono
do Grande Império. Animados com a notícia, os dois generais libertam Josefo e o honram muitíssimo. Flávio era bem-intencionado, não lhe faltava o patriotismo, nem os
sentimentos de nacionalismo deixavam de vibrar em sua alma; e foi exatamente por seu patriotismo que ele desejava evitar a ruína de sua nação.
Em 69 d.C., cumprindo-se a casual profecia de Josefo, Vespasiano ascendia ao trono de Roma. Nesse tempo, as cadeias do historiador foram trocadas por cetro e transferiu--
se para Roma, onde esteve ao lado de Vespasiano.
Conta-se que Josefo se achava como oficial de Tito quando os romanos destruíram Jerusalém. Foi visto pelos judeus, que o odiaram muito por causa desse fato. Nos dias
aflitivos que sucederam a queda da Cidade Santa, Josefo usou de seu prestígio para salvar a vida de centenas de judeus.
Ele morreu no ano de 100 d.C., pouco depois de Agripa II.
 Os romanos o honraram, erigindo sua estátua na grande capital.
Josefo escreveu obras de incontestável valor.
1. Guerras judaicas (também chamada de A guerra dos judeus ou História das guerras judaicas). A obra foi escrita nos últimos anos do reinado de Vespasiano. Aqui, Josefo
demonstra sua capacidade literária. Esse tratado foi e continua sendo muito apreciado.
Os especialistas em Josefo afirmam que o livro foi escrito à medida que o autor ampliava seus apontamentos, tomados quando participava das batalhas nele descritas. O
relato principia com rápidas menções dos feitos nacionais do seu povo desde Antíoco Epífanes até a luta dos judeus contra os romanos. O livro consta de sete capítulos, cinco
dos quais descrevem a queda de Jerusalém por Tito.
2. Antiguidade dos judeus (ou apenas Antiguidade).
Composta de 20 tomos, essa obra foi escrita em 93 d.C. Trata-se de obra de fôlego, em que o autor caprichou, sendo considerada mais preciosa que o Guerras judaicas.
A obra, salvo raras exceções, é apologética. Nela o autor descreve a história e interpreta os fatos do Antigo Testamento.
Essa narrativa vai da criação ao Período Interbíblico.
 Passagens obscuras do Antigo Testamento não entraram nas cogitações do autor. Ele procura apresentar uma
interpretação natural a certos milagres.
 De forma magistral, ele apresenta a genealogia dos sumos sacerdotes desde Arão até a queda de Jerusalém.
3. Contra Apion (ou Tese contra Apion). Essa obra é uma réplica aos abusos e exageros de críticos de seu livro Antiguidade dos judeus. Havia no seu tempo uma poderosa
corrente antissemita; apologistas dessa corrente se insurgiram contra Josefo e suas obras, dentre esses o alexandrino Apion. Supõe-se que tenha sido escrito nos últimos
tempos do apóstolo João.
4. Autobiografia. Josefo se defende nessa obra das acusações de Justo de Tiberíades, um historiador rival que o acusava de ser o responsável pela guerra judaica que culminou
com a destruição de Jerusalém e do templo no ano 70 d.C. Josefo então tenta explicar sua participação nos acontecimentos de 66-70 d.C.

ENTENDA O QUE É A (OTAN).




OTAN: criação, países membros e objetivos


A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar formada por 29 países, principalmente da Europa e da América do Norte. A principal sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica.

A organização foi criada a partir do Tratado do Atlântico Norte. No Tratado é estabelecido que um atentado a qualquer um dos países que fazem parte da aliança é considerado um ataque contra todos os outros.

Criação da OTAN

A organização foi criada em 04 de abril de 1949, durante a Guerra Fria. A criação aconteceu a partir de um movimento liderado pelos Estados Unidos que reuniu países do bloco capitalista para um pacto de ajuda militar e proteção em caso de ataques de países do bloco socialista.
O principal objetivo que motivou a criação da organização foi impedir que os países do bloco socialista atingissem os países que faziam parte do bloco socialista.
Foram fundadores da organização: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido.
Em oposição à criação da OTAN os países do bloco socialista e a União Soviética criaram o Pacto de Varsóvia. O objetivo do pacto também era proteção de ataques militares.

Quais países fazem parte da OTAN?

Atualmente fazem parte da OTAN 28 países:
  • Albânia
  • Alemanha
  • Bélgica
  • Bulgária
  • Canadá
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • Estônia
  • França
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Islândia
  • Letônia
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Montenegro
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • Romênia
  • Turquia
  • Reino Unido
  • República Tcheca

Qual a influência da OTAN?

Hoje em dia a OTAN tem outros objetivos e influências além de proteger os países membros de ataques militares.
Além de trabalhar para garantir a segurança militar na Europa, a organização tem influência nas relações econômicas, comerciais e políticas dos países que fazem parte dela.
A OTAN também atua em operações para combater o terrorismo e em ajudas humanitárias