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Condições da salvação / O Que Deus Exige Dos Humanos Para Salvá-los

Condições da salvação.  Que significa a expressão condições da salvação?  Significa o que Deus exige dos humanos a quem ele aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da graça.

Condições da salvação. 
Que significa a expressão condições da salvação?
 Significa o que Deus exige dos humanos a quem ele aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da graça. 
 As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação apenas; o batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido. 
(E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Mateus 16:16 Atos 22:16) Abandonar o pecado e buscar a Deus são as condições e os preparativos para a salvação de qualquer pessoa. Estritamente falando, não há mérito nem no arrependimento nem na fé. Pois tudo quanto é necessário para a salvação dos humanos, já foi providenciado a favor deles por Deus.
 Pelo arrependimento os obstáculos para a recepção do dom é tirado e pela fé a pessoa aceita a dádiva. Mas, embora sejam obrigatórios o arrependimento e a fé, sendo mandamentos, é implícita se faz necessário a influência ajudadora do Espírito Santo. 
(Notem a expressão: "Deu Deus o arrependimento" Atos 11:18.)  Mas o que é a blasfêmia contra o Espirito? 
A blasfêmia contra o Espírito Santo afasta o único que pode comover o coração e levá-lo à contrição. Por conseguinte, para tal pecado não há perdão. 
 Qual é a diferença entre o arrependimento e a fé? 
 A fé é o instrumento pelo qual recebemos a salvação, fato que não se dá com o arrependimento. O arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso, enquanto a fé ocupa-se com a misericórdia de Deus. Pode haver fé sem arrependimento? 
 A resposta é não. Só a pessoa sente a necessidade do Salvador e deseja a salvação de sua alma. Pode haver arrependimento verdadeiro sem fé? 
Ninguém poderá arrepender-se no sentido bíblico sem fé na Bíblia, sem acreditar em suas ameaças do juízo e em suas promessas de salvação. São a fé e o arrependimento apenas medidas preparatórias à salvação? Ambos acompanham o crente durante sua vida cristã, o arrependimento torna-se em zelo pela purificação da alma, e a fé opera pelo amor então continua a receber as coisas de Deus.
 (a) Arrependimento. 
 Já se decidiu que o arrependimento opera das seguintes maneiras: 
 "A verdadeira tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo"; 
 "tristeza piedosa pelo pecado";
 "convicção da culpa produzida pelo Espírito Santo ao aplicar a lei divina ao coração"; ou, nas palavras de menino:
 "Sentir tristeza a ponto de deixar o pecado.
" Ha três elementos que constituem o arrependimento do ser humano no tocante ao pecado. Segundo as Escrituras: Intelectual, emocional e prático. 
 Podemos ilustrá-los da seguinte maneira: 
 (1) O viajante que descobre estar viajando em um trem errado. 
 Esse conhecimento corresponde ao elemento intelectual pelo qual a pessoa compreende, mediante a pregação da Palavra, que não está em harmonia com Deus. 
 (2) O viajante fica perturbado com a descoberta. 
Talvez alimente certos receios. 
 Isso ilustra o lado emocional do arrependimento, que é uma autoacusação e tristeza sincera por ter ofendido a Deus.  
(Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10)
 (3) Na primeira oportunidade o viajante deixa esse trem e embarca no trem certo. Isso ilustra o lado prático do arrependimento, que significa em "meia-volta.. . volver!"
 E marchar em direção a Deus.
 Há uma palavra grega traduzida "arrependimento", que significa literalmente "mudar de idéia ou de propósito". 
O pecador arrependido se propõe mudar de vida e voltar-se para Deus; o resultado prático é que ele produz frutos dignos do arrependimento.
( Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8 ) 
 O arrependimento honra a lei como a fé honra o evangelho. 
 Como, pois, o arrependimento honra a lei? 
 Contristado, pois o homem lamenta ter-se afastado do santo mandamento, como também lamenta sua impureza pessoal que, à luz dessa lei, ele compreende. 
Confessando ele admite a justiça da sentença divina. 
Na correção de sua vida ele abandona o pecado e faz a reparação possível e necessária, de acordo com as circunstâncias. 
De que maneira o Espírito Santo ajuda a pessoa a arrepender-se? 
Ele a ajuda aplicando a Palavra de Deus à consciência, comovendo o coração e fortalecendo o desejo de abandonar o pecado. 
(b) Fé. 
Fé, no sentido bíblico, significa crer e confiar. 
É o assentimento do intelecto com o consentimento da vontade.
 Quanto ao intelecto, consiste na crença de certas verdades reveladas concernentes a Deus e a Cristo; quanto à vontade, consiste na aceitação dessas verdades como princípios diretrizes da vida.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.(Tia. 2:19; Atos 8:13, 21)
Vês que a fé intelectual não é o suficiente  para adquirir a salvação. 
É possível dar seu assentimento intelectual ao Evangelho sem, e contudo se entregar-se a Cristo. 
A fé oriunda do coração do humano é o essencial tem que crer de coração, veja;
( A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Rom. 10:9).
 Fé intelectual significa reconhecer como verídicos os fatos contidos no evangelho; fé provinda do coração significa a pronta dedicação da própria vida as obrigações implícitas nesses fatos sem abandonar a vida natural. 
Fé, no sentido de confiança, implica também o elemento emocional. 
Por conseguinte, a fé que salva representa um ato da inteira personalidade, que envolve o intelecto, as emoções e a vontade. 
O significado da fé determina-se pela maneira como se emprega a palavra no original grego. 
Fé, às vezes, significa não somente crer em um corpo de doutrinas, mas, sim, crer em tudo quanto é Verdade, como, por exemplo nas seguintes expressões: 
"Anuncia agora a fé que antes destruía.
( Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. Gálatas 1:23). 
Apostatarão alguns da fé" 
( Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1); "a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Jud. 8)
Essa fé é denominada, às vezes de;
"Fé objetiva" ou externa. 
O ato de crer nessas verdades é conhecido como fé subjetiva. 
Seguida por certas preposições gregas a palavra "crer" exprime a idéia de repousar ou apoiar-se sobre um firme fundamento; é o sentido da palavra crer que se lê no Evangelho de João 3:16. 
Seguida por outra preposição, a palavra significa aconfiança que faz unir a pessoa ao objeto de sua fé. Portanto, te e o elo de conexão entre a alma e Cristo. 
A fé é atividade humana ou divina? 
O fato de que ao homem e ordenado crer implica capacidade e obrigação de crer. Todos os homens tem a capacidade de depositar sua confiança em alguém e em alguma coisa. Por exemplo: um deposita sua fé em riquezas, outro no homem, outro em amigos, etc. 
Quando a crença e depositada na palavra de Deus, e a confiança está em Deus e em Cristo, isso constitui fé que salva. 
Contudo, reconhecemos a graça do Espírito Santo, que ajuda, em cooperação com a Palavra, na produção dessa fé,( Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
João 6:44 Romanos 10:17 Gálatas 5:22 Hebreus 12:2).
Que é então, a fé que salva?
Eis algumas definições: 
"Fé em Cristo e graça salvadora pela qual o recebemos e nele confiamos inteiramente para receber a salvação conforme nos é oferecida no evangelho." 
E o "ato exclusivamente do penitente, ajudado, de modo especial, pelo Espírito, e como descansando em Cristo."
 "É ato ou hábito mental da parte do humano, pelo qual, sob a influencia da graça divina, a pessoa põe sua confiança em Cristo como seu único e todo suficiente Salvador."
"É uma firme confiança em que Cristo morreu pelos meus pecados, que ele me amou e deu-se a si mesmo por mim." 
"E crer e confiar nos méritos de Cristo, e por cuja cousa Deus está disposto a mostrar-nos misericórdia." "É a fuga do pecador penitente para a misericórdia de Deus em cristo.

O Anticristo Pode Vir Da Tribo De Dã.



Lembrando as palavras de Sofonias 3, devemos observar especialmente o versículo 19, pois esse cumprimento está agora em realização hoje. 
 Lá está escrito:
Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Sofonias 3:19.
 Nesse contexto, Ezequiel 38.5-6, descreve os que afligem Israel:
Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;
Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. Ezequiel 38:5,6.
"Persas (iranianos) e etíopes, e Pute (com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e as suas tropas; a casa de Togarma (Turquia), os  do norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. 
Como a Etiópia e a Líbia, e também o Irã ficará cada vez mais sob a influência soviética, de modo que essas três nações acompanharão a Rússia como aliadas. 
Um país que está localizado ao norte de Israel, é  a Grécia, entretanto, não irá junto com a Rússia; Conforme as fronteiras do antigo Império Romano, ela continuará pertencendo à OTAN. 
E "Togarma", porém, não somente está localizada no norte, mas na "banda do norte". 
O que a Bíblia quer dizer com isso? 
Que Togarma não está localizada diretamente ao norte de Israel, mas no "extremo norte" no meio estão o Líbano e a Síria e refere-se à atual Turquia. 
 Na Turquia há coisas excitantes acontecendo nessa década. 
 A União Soviética (ou seja, a Ásia) e a OTAN (o Ocidente) lutam pela Turquia; mas a Rússia finalmente ganhará essa disputa. 
Já há alguns anos, durante a guerra de Chipre, começou a delinear-se o atual desenvolvimento. 
 A Turquia, que torna-se cada vez mais anti-israelense, é predestinada a avançar contra Israel no séquito da Rússia. 
Da tribo de Dã os Etilpes Descendentes de Moises? 
Do ponto de vista profético, não se pode deixar de o observar o seguinte com relação aos etíopes: 
 O rabinato mór em Jerusalém classificou esses judeus negros etíopes como pertencentes à tribo de Dã. Mas eles mesmo consideram-se descendentes da tribo de Levi. 
 Será que as duas suposições não estão corretas? 
 Pensemos em Moisés, a maior expressão de Israel, que era da tribo Levi mas tomou por esposa uma etíope*. 
 Por essa razão, ele enfrentou dificuldades na família: 
"Falara Miriã e Arão contra Moisés, por causa da Etilpe, que tomara, pois tinha tomado ver ,
( E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. Números 12:1). 
É de se supor, portanto, que justamente os descendentes de Moisés eram israelitas de pele escura.
Por que esses etíopes que retornaram a Israel não podem ser descendentes de Moisés, da tribo de Levi?! Moisés era o líder de Israel.
 Mas, segundo a palavra profética, virá também o enganador, ou seja, o sedutor de Israel, o anticristo. 
 É de se supor, que ele será um judeu, pelo simples motivo de que Israel vai aceitá-lo incialmente como messias sem problemas.
 A pergunta é:
 Poderia ser que o anticristo procederá da tribo de Dã? 
 Temos várias razões para supor isso. 
 Em Apocalipse 7, onde são mencionados. 
Em Números 12.1, parece que Zípora morreu e que realmente ficou seu lugar uma etíope. 
Moisés devia ter motivos para não aparentar se com alguma família israelita, para "através do seu matrimônio já representar a futura unificação de Israel com os gentios mais distantes!' 
Os numerados 144.000 selados de Israel, faltou a tribo de Dã. 
 Na época dos juizes, após longo tempo de opressão, quando Israel bateu vitoriosamente os cananeus, faltou a tribo de Dã. 
 Quando Débora, a juíza de então, cantou seu cântico de vitória, ela se interrompeu repentinamente e perguntou: "...e Dã, por que se deteve seus navios?" 
( Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías. Juízes 5:17 ).
 Em outras palavras, isso quer dizer que a tribo de Dã tinha muitos homens de guerra, mas eles ficaram de lado durante a grandiosa luta da vitória contra os cananeus e fugiram para seus navios, tornando-se somente espectadores! 
 Débora até jubila no seu cântico de vitória: 
"Desde os céus pelejaram estrelas contra Sísera (comandante do exército cananeu)" (v. 20 a seguir). 
 Essa foi, portanto, uma luta especial para Israel, uma maravilhosa oportunidade de participar de uma vitória alcançada diretamente desde o céus.
 Mas, já nessa luta faltou Dã. 
Na carreira de Dã, continuamos vendo então, que ao desprezar a herança que Josué lhe tinha atribuído e ao buscar uma herança estranha, ele também entregou-se a um deus estranho. 
Por isso, Dã foi a tribo que levantou imagens no norte de Israel. 
Pela terrível degeneração de Dã, aprendemos como filhos de Deus podem lentamente tender se para o costume satânico. 
Essa é uma séria advertência para nós. 
E terrível, quando um crente é enganado. 
 Mas é ainda pior, se então ele também engana outras pessoas. 
Por que Dã se deteve junto aos seus navios? 
Por que ele não tomou posse da sua herança e recuou diante do inimigo? 
Por que ele buscou uma herança falsa e por que motivo ele levantou imagens de ídolos? 
Tudo isso ele fez, porque se baseava se nas coisas visíveis, isto é, ficou preso na incredulidade. 
Mas Dã não foi sozinho para a ruína. 
O pior foi que ele tornou-se uma sedução enganadora para todo o Israel daquela época. 
 Sim, Dã transformou-se em serpente enganadora. 
 Pois o crente também o da Nova Aliança que fica teimosamente preso em tudo que seja idolatria, transforma-se ele mesmo em enganador. 
Assim, aplica-se a ele o que está escrito em 2 Timóte 3.13: 
"Mas os homens perversos vão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Pessoas se transformam em serpentes, em enganadores, sim, em anticristos; e assim foi dita a palavra chave: 
O anticristo é procedente da tribo de Dã? 
 Essa pergunta feita muitas vezes e, conforme meu entendimento da Escritura, tem que ser respondida afirmativamente sim. 
Para isso, existem ainda vários outros motivos: 
Quando Jacó, o patriarca de Israel, estava moribundo e abençoou um a um seus filhos, também Dã ajoelho se diante dele, e Jacó profetizou sobre ele: "Dã julgará seu povo; como uma das tribos de Israel. Essa afirmação cumpriu-se quando Sansão, da tribo de Dã, tornou-sejuiz. 
 Mas no versículo 17 segue a profecia tenebrosa sobre Dã: Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. 
Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás. Gênesis 49:16,17 "A tua salvação espero, ó Senhor!" (v. 18).
 Isso significa que viu repentinamente em seu filho o anticristo, uma serpente, uma víbora mas, como que olhando profeticamente adiante, ele consola-se no mesmo momento, lembrando que o anticristo não é o final, pois em seguida virá o Messias: "A tua salvação espero, ó Senhor. 
 É notável que, alguns séculos mais tarde, quando Moisés estava à morte e abençoou as tribos de Israel ele também profetizou sobre elas. 
 Ele disse sobre Dã em Deuteronômio 33.22: "Dã é leãozinho; saltará de Basã!' Mas também Judá é chamado de "leão" por ele Já como lemos em Gênesis 49.9: "Judá é leãozinho como presa subiste, filho meu!' 
Com relação a duas Israel fala-se, portanto, de um leãozinho, mas somente um pode ser verdadeiro. 
 Das profecias citadas, pode se concluir que o anticristo terá que vir de Dã. 
O mesmo que para Judá vale de forma muito mais ampla para nosso abençoado e mui louvado Senhor, que descende de Judá. Lemos em  Apocalipse 5.5: 
"Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu" para abrir o livro. Um rolo da Escritura a palavra profética com um catálogo de livros israelenses. 
Mas a Bíblia dura além de todos os livros... 
Um sinal da última hora extraordinariamente atuais são em nossos dias as palavras de Paulo em 2 Tessalonicenses 2.7: "Com efeito o mistério da iniqüidade já opera."
 Isso se refere ao anticristo, e é terrível verificar como ele se prepara para seu curto e terrível domínio, como o espírito do anticristo já age atualmente na Igreja de Jesus. 
 O que antigamente, no tempo de Paulo, já começou a operar, procura impor-se atualmente com muito atrevimento na Igreja de Jesus. 
 O espírito de Dã está em nosso meio eles se omitem a dizer a verdade. João vê isso profeticamente para nosso tempo, quando disse: 
 "Filhinhos, já é a última hora; e, como o vem o anticristo, também agora muitos surgido, pelo que conhecemos que é já a última hora,saíram do nosso meio, entretanto não eram de nós porque, se tivessem sido dos nossos, teria ficado conosco; todavia, eles seforam para que fique manifesto que nenhum deles é dos nossos" 
Experimentamos atualmente, que nem todos são dos nossos.
 Quando se levantam anticristos entre nós, temos mais um sinal de que chegou a última hora. 
Entre os doze discípulos de Jesus haviaum Judas, um traidor. O Senhor o suportou até a última hora, até bem pouco antes do Gólgota. Entre as doze tribos de Israel havia um Dã, chamado serpente, víbora. O que muito nos preocupa, é que apalavra "anticristianismo" quer dizer "adoração de outro cristo". 
 O anticristo não irá comportar-se de modo contrário a Cristo, mas se colocará no lugar de Cristo, de modo que se dirá que e Cristo e fará tudo igualzinho.
 Ele será uma imitação satânica de Cristo. 
 Ó, se tivessemos agora a coragem de olhar-te no espelho da Palavra de Deus, tu que estás para tornar-te um ancristo! Quer dividir a igreja? 
 Por ganância, ou porque não entende a bíblia? 
Confessa honestamente, que tua dedicação diminuiu. Como antigamente como Dã, estás em perigo de perder a herança celestial, porque teu coração está preso em coisas terrenas.
 Mas eu te digo: 
Agora ainda existe possibilidade de retorno para ti! 
 Como Dã, tudo começou com o afastamento de Deus. 
Hoje acontece exatamente o mesmo. O primeiro passo de um cristão para um anticristo é desviar-se de Deus. Ouvimos o Senhor lamentar em Isaías 1.4: "Ai desta nação enganosa, povo carregado de iniqüidade, raça de filhos corruptores; abandonaram o Senhor, se desviaram do Santo de Israel, voltaram para trás" Talvez já te perguntaste, por que tens tantas dificuldades, porque sempre te tornas morno e indolente, por que te é tão difícil ser fiel em tua vida de oração. 
 E o Senhor te responde: "Acaso tudo isto não te sucedeu haveres deixado o Senhor teu Deus, quando pelo caminho?" (Jr 21.7). Talvez continues perguntando: 
 "Por que dá tudo errado em meu casamento, em meus negócios? 
 Por que o Senhor me golpeia dessa maneira?" 
 Também aí o Senhor diz, lamentando: "Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continua a rebeldia?" (Is 1.5). 
 Reconhece agora tua situação! O Senhor não pode admitir tua apostasia, pois ela conduz ao anticristianismo, e Suas palavras são muito sé- rias, quando tem que dizer: "Se retroceder, nele não compraza minha alma" (Hb 10.38).
 Por estar perigo de escorregar despercebidamente do cristianismo para o anticristianismo, perguntas por que és castigado, por que és provado. 
 Novamente o Senhor diz: "A tua malícia te castigará, e as tuas infidelida preenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quando deixares o Senhor teu Deus, e não teres temo diz o Senhor Deus dos Exércitos!' 
Ainda hoje podes tornar tudo novo também em tua vida, ter um verdadeiro arrependimento e humilhação, saíres da apostasia para Jesus!

A OBRA DE CRISTO / Cristo realizou muitas obras, porém a obra suprema que ele consumou mesmo foi a de morrer pelos pecados do mundo, ou dos humanos.



A OBRA DE CRISTO.
Cristo realizou muitas obras, porém a obra suprema que ele consumou mesmo foi a de morrer pelos pecados do mundo, ou dos humanos. 
(E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Mateus 1:21. João 1:29.) 
Incluídas nessa obra expiatória figuram se a sua morte, ressurreição, e ascensão. 
 Não somente devia ele morrer por nós humanos segundo as escrituras, mas também viver por nós. 
 Não somente devia ressuscitar por nós, mas também ascender para interceder por nós diante de Deus. ( Quem é que condena? 
Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Rom. 8:34; 4:25; 5:10.).
Sua morte. 
(a) Sua importância. 
 O evento mais importante e a doutrina central do Novo Testamento resumem-se nas seguintes palavras: "Cristo morreu (o evento) por nossos pecados (a doutrina)" (1 Cor. 15:3). 
 A morte expiatória de Cristo é o fato que caracteriza a religião cristã.
 Martinho Lutero declarou que a doutrina cristã distingue-se de qualquer outra, e mui especialmente daquela que apenas parece ser cristã, pelo fato de ser ela a doutrina da Cruz. 
Todas as batalhas da Reforma travaram-se em torno da correta interpretação da Cruz. 
 O ensino dos reformadores era este: 
Quem compreende perfeitamente a Cruz, compreende a Cristo e a Bíblia! 
É essa característica singular dos Evangelhos que faz do Cristianismo a única religião; pois o grande problema da humanidade é o problema do pecado, e a religião que apresenta uma perfeita provisão para o resgate do poder e da culpa do pecado tem um propósito divino. Jesus é o autor da "salvaçãoeterna" (Heb. 5:9), isto é, da salvação final. 
Tudo quanto a salvação possa significar é assegurado por ele. 
(b) Seu significado. 
Havia certa relação verdadeira entre o homem e seu Criador. 
Algo sucedeu que interrompeu essa relação. 
Não somente está o homem distanciado de Deus, tendo seu caráter manchado, mas existe um obstáculo tão grande no caminho que o homem não pode removê-lo pelos seus próprios esforços. Esse obstáculo é o pecado, ou melhor, a culpa. 
O homem não pode remover esse obstáculo; a libertação terá que vir da parte de Deus. Para isso Deus teria que tomar a iniciativa de salvar o homem. O testemunho das Escrituras é este: que Deus assim fez. Ele enviou seu Filho do céu à terra para remover esse obstáculo e dessa maneira reconciliou os homens com Deus. 
 Ao morrer por nossos pecados, Jesus removeu a barreira; levou o que devíamos ter levado; realizou por nós o que estávamos impossibilitados de fazer por nós mesmos; isso ele fez porque era a vontade do Pai. 
Essa é a essência da expiação de Cristo. 

Um Estudo No Livro De Ester

ESTER, a Rainha que não tinha capacidade.  Para isso, o autor usa uma trama cujo tema central é a reviravolta das situações que pareciam ser definitivas.


ESTER, a Rainha que não tinha capacidade. 
Para isso, o autor usa uma trama cujo tema central é a reviravolta das situações que pareciam ser definitivas e impossíveis. 
Por meio de uma história criada, do tempo da dominação dos persas, o autor mostra o seu povo lutando para sobreviver e se livrar da morte e do extermínio de um sistema inimigo.
Na parte mais antiga do livro, escrita em hebraico, não aparece nem uma vez o nome de Deus. 
Só mais tarde, escrito em grego, foi acrescentada no texto. 
• - Como Ester, uma jovem judia entre os deportados, se tornou a rainha da Pérsia?  • - E como seu primo e tutor Mardoqueu descobriu um complô contra a vida do rei?  • - Como
As Bíblias católicas trazem as duas parte. O Livro narra: 
• - Como Ester, uma jovem judia entre os deportados, se tornou a rainha da Pérsia? 
• - E como seu primo e tutor Mardoqueu descobriu um complô contra a vida do rei? 
• - Como o Grão-vizir Amã procurou liquidar os judeus? 
• - Como Ester interveio, arriscando a própria vida? 
• - Como Amã foi enforcado e os judeus ficaram livres?
O que aparenta ser o livro autêntico, é a Festividade de Purim, ou de Sortes, comemorada pelos judeus até o dia de hoje; Na festa do Purin, o livro inteiro é lido nas suas sinagogas. O Purin nasceu no dia do livramento protagonizado por Ester e Mardoqueu.
Há um escrito que menciona um certo Mardoqueu que estava em Susã no fim do reinado de Dario I ou no começo do reinado de Xerxes I, provando a verdade.
O livro reflete um contexto histórico em que era necessário criar condições de sobrevivência e espaços no Sistema para sobrevivência dos judeus, e as vezes isso aplica a igreja hoje.
Então, pensou em matar Mardoqueu e acabar com toda a raça dos judeus. A história continua mostrando que Ester arrisca a vida, vai à presença do Rei e denuncia Amã como o maior conspirador contra o Rei.
As circunstâncias históricas não permitiam transformações mais profundas. 
No livro de Ester, não se pensa em tomar o poder, mas apenas influenciá-lo, desmascarando o abuso dos privilegiados, que abusavam do povo de Deus. 
Os Judeus lutavam uma forma de legislação, valorizando as celebrações tradicionais e populares. Mardoqueu era um judeu justo e temente a Deus, não reverenciava os ídolos mas somente o Deus Altíssimo. Já havia prestado grande serviço ao Rei, só que anônimo. 
Denunciou a trama contra, uma conspiração contra vida do Rei. 
Amã, por outro lado, era o segundo homem mais honrado do império, decretos e leis o favoreciam, e era da nobreza, rico e poderoso. 
Soberbo e arrogante habitava no palácio e comia da mesa do rei. 
Amã foi tomado de grande indignação pelo fato de Mardoqueu ser querido do
Rei. Então, pensou em matar Mardoqueu e acabar com toda a raça dos judeus.
A história continua mostrando que Ester arrisca a vida, vai à presença do Rei e denuncia Amã como o maior conspirador contra o Rei. 
Este ao saber das maldades de Amã, manda-o enforcar com a mesma corda que ele havia preparado para Mardoqueu.
O livro de Ester tem a mesma finalidade que o livro de Judite na Bíblia católica. 
Então, pensou em matar Mardoqueu e acabar com toda a raça dos judeus. A história continua mostrando que Ester arrisca a vida, vai à presença do Rei e denuncia Amã como o maior conspirador contra o Rei.
Ele foi criado para trazer uma mensagem. 
O Núcleo do livro é a salvação do povo de Israel por meio da rainha Ester e Mardoqueu.
Quem lê o livro, encontra nele força e coragem e na sua grandeza e mistério, derrota o orgulho humano. Mostra muito bem, a predileção de Deus pelos oprimidos. Deus não fica indiferente àquilo que as pessoas fazem, também nos nossos dias.
O Livro de Ester quer preservar a memória de uma festa que os judeus celebram até hoje: a “Festa do Purim”(significa “tempo de sortes”).
O que é a festa do Purim? 
Purim é uma das festas mais alegres do calendário judaico. 
Ela celebra um tempo em que o povo judeus, vivendo na Pérsia, foi salvo do extermínio. 
Ela nos lembra que, não importam as adversidades, o Senhor sempre olhará por nós. O nome da festa advém da palavra persa "pur", que significa "sorte". 
O livro de Ester relata com detalhes a história de Purim.
Esses dias serão lembrados e comemorados em todas as gerações, em todas as famílias, em todas as províncias, em todas as cidades ..." 
O Talmud assim declara:
 "Quando o mês de Adar se inicia, nós aumentamos a nossa alegria". 
A razão disso é que o povo judeu se torna mais espiritualmente fortalecido e protegido durante esse mês.

Qual A Relação entre a Jerusalém Terrestre e a Celeste?



Jerusalém futuro centro do mundo. 
Segundo quais normas deve se julgar Israel pela situação no Oriente Médio? 
Todos os os dias aparecem uma nação ou outra dando bons conselhos.
 Mas quem Israel vai ouvir? 
Será que é a comunidade Europeias? 
Muitas vezes se ouvi-se as tolices que são recomendadas e ficamos perplexos. 
Certa feita um famoso filosofo disse; 
Se todos soubessem por quais idiotas eram governados entrariam em pânico muito rápido. 
O único ponto de partida, o único caminho a seguir e a palavra profética. 
A palavra de Deus fala muito sobre a cidade da qual os homens se escreve e se fala muito, todos os dias. Deus o Senhor deu a Jerusalém a chave do mistério para a paz mundial, e não a Roma ou Moscou, ou Washington, a 64 anos em 1948. 
Não é por acaso que essas cidades reivindicam o status de capital mundial. 
Primeiro Roma através do conselho mundial de igrejas, o objetivo era unir catolicao e protestantes. Roma e todos os que seguem essa cidade comprovam que são antissemitas( Antissemitismo é o preconceito concentrado contra qualquer pessoa de origem semita, o que inclui preconceito contra árabes, assírios, judeus etc). 
A segunda cidade que reivindicou esse status de capital do mundo foi Moscou. 
Pois apresentou insistentemente seu pedido de ser a capital baseado no slogan "proletários do mundo" uni-vos. 
Com sangue e lagrimas surgiu em 1948 o Estado de Israel, e a terceira cidade Jerusalém. 
Como um verdadeiro milagre, Obadias disse; O Reino será do Senhor. 
Nesse contesto deve se dizer que a Bíblia interpreta a Bíblia. 
E ela é a palavra de Deus e por isso e clara, ela nunca é incompleta ou vaga. 
Se pode perguntar olhando para o futuro; 
Onde será estabelecido o reino do céu sobre a terra? 
Pois Jesus orou Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10. 
E Daniel fala sobre esse reino; 
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Daniel 2:44.
E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém, e perante os seus anciãos gloriosamente. Isaías 24:23. 
Em todos os acontecimentos políticos da atualidade no Oriente Médio temos que ter sempre em mente que esse fato; Cristo vai reinar e o reino de Deus virá.E também não podemos espiritualizar essas passagens nas escrituras. 
A igreja Cristã fez isto por muito tempo o erro de espiritualizar passagens que se referem diretamente a Israel. 
Existe uma Biblia anotada do seculo 17, que está dito por exemplo que Is 40;1,2. Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. Isaías 40:1,2. Isso é consolo para a igreja em aflição. E é um erro fundamental colocar para israel. 
Por isso muitos não sabem diferenciar Israel da igreja. 
Elas não vem que Deus o Senhor fala na Bíblia em primeiro lugar a Israel através de Israel. Porque Jerusalém passa mais e mais a ser o centro das atenções do mundo? 
Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: As minhas cidades ainda aumentarão e prosperarão; porque o Senhor ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém. Zacarias 1:17. A palavra ainda joga luz aos milenios passado nos quais foi pisada pelos gentios. Daquilo que o povo judeu foi ameaçado em Números 23.14 a 39, caso não obedecesse a Deus aconteceu a partir de Jerusalém.
 Não existe nenhuma cidade que foi sitiada e destruida tantas vezes a não ser Jerusalém. Nos anos setenta o sofrimento umentou que foi demaseado grande. Como os Holandeses experimentou o nasismo. O que sempre toca a alma e que os judeus sempre sofre terrivelmente. 
Pensa só nos ataques terroristas ao longo dos anos matando mulheres e crianças.
 Jerusalém e unida a seu povo patriota. não se pode separar jerusalem de Israel. Ela será a capital do mundo; E da que coxeava farei um remanescente, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre. Miquéias 4:7

Quem Foi Melquisedeque. Jerusalém nos Planos de Deus

As palavras do primeiro rei de Jerusalém, Melquisedeque a Abraão, são muito importantes e tem significado profético.


As palavras do primeiro rei de Jerusalém, Melquisedeque a Abraão, são muito importantes e tem significado profético. 
E abençoou-o, e disse: 
E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:17-20
Com essas palavras de bênçãos a Abraão Melquisedeque primeiro rei de Salém deu sua benção a Israel a través de Abraão. Mas quem era o primeiro rei de Salém ou Jerusalém quem era Melquisedeque? através dele Deus se relaciona com Jerusalém e seus pensamentos de eleição de Israel. 
Ele apareceu diretamente do nada da eternidade.  Sem genealogia sem começo e nem fim, o próprio  Cristo em uma das suas pré - encarnação 
Ela era Melquisedeque sacerdote do Deus Altíssimo.  
Seu  nome, suas palavras e atos, como homem que trouxera  pão  e vinho, os elementos da Santa Ceia.  Ele nos da uma visão mais amiúde sobre a distinção de Jerusalém .
Mas o que significa seu nome?
A  explicação está em Hebreus;
 Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Hebreus 7:1-3.
Pela primeira vez no senário da salvação aparece Jerusalém e seu Rei. E pela primeira vês o pai de Israel é confrontado com Jerusalém, pois Salém e abreviatura de Jerusalém.
 Assim a cidade de Jerusalém aparece aqui, e na pessoa de Abraão o povo de Israel. 
Sobre o nome real desse primeiro rei de Jerusalém. 
Significado (Rei de Justiça) Seu reino era Salém.
Aqui em gênese 14 vemos uma rebelião de  cinco reis contra Quedarlaomer, a quem eles pagavam autos tributos motivos da batalha.  Depois Melquisedeque encontra Abraão. E o que ele tem nas mãos? Pão e vinho. O plano Salvador de deus acontece assim. Pois o que aconteceu no tempo de Abraão acontece também hoje. Em meio a turbulência dos nossos dias em proporção mais gigantescas. Isso é em meio a fúria das nações  Jerusalém de novo entra em sena.
O nome Jerusalém é atual em todos os tempos. Sabe-se que a influença da política mundial e transferida para Jerusalém. 
No Camboja são mortas milhões de pessoas todos os anos mas não é motivo de alarde para a ONU. Mas o que importa e o status de Jerusalém no planeta. E também a fome que assola a Etiópia não é importante lá morre cinco mil crianças por dia.
A Etiópia  a Somália e outras nações onde a seca é devastadora não forem socorridas continuarão morrendo milhões de pessoas. Só que a ONU não está se preocupando com isso. Ela se preocupa com o status de Jerusalém. As palavras do primeiro rei de Jerusalém e o que disse a Abraão, são importantes na profecia . 
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra Gênesis 14:19. 
E a segunda parte da bênção coloca os que foram salvos por Abraão no campo da ação de Deus. 
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos Gênesis 14:20.
Abraão é confrontado aqui com plano da salvação pela primeira vez e a sua descendência Israel.
O sacerdote Melquisedeque é uma figura extraordinária . já o momento do seu aparecimento chama atenção. 
Ele surge em meio aos juízos de Deus sobre a humanidade. Hoje estranhamente parece acontecer a mesma coisa. Já  acha-se que estamos as portas da terceira guerra mundial. Se estudar a razão do confronto dos tempos de Abraão, compreendermos o porquê a um perigo de uma terceira guerra.
Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor Gênesis 13:13. A homossexualidade era legalizada  
E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos Gênesis 19:5.
E em meio a essa imoralidade antes da catástrofe que Sodoma e Gomorra foram destruídas, aparece três destaques do plano da salvação. 
1 - O Primeiro Rei de Jerusalém.
2 - A primeira menção de Jerusalém.
3 - O primeiro membros do povo Hebreu Abraão.
Esse botão de rosa profético abre-se hoje de maneira especial. Se  a história se repete quanto mais o plano da salvação. Israel surgi novamente e Jerusalém cogita ser a Capital do mundo. Alí revelou-se Jerusalém e seu primeiro rei. Quão logo deve estar revelado o ultimo rei de Jerusalém. Ele está a caminho as portas.





 



 



 

 




 

A Igreja No Milêno

.O principal proposito do milênio e da restauração de Israel e o governo de Cristo para Israel. A igreja como a noiva de Cristo estará envolvida. Não está muito claro se a igreja e os grupos de crentes das eras vão manter a distinção em toda eternidade
A igreja no milênio. 
Durante a era milenar todos os que pertencem a igreja vão reinar com Cristo 
Apocalise 3.21, e em Mateus 19.28; Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Foi isso que Jesus disse aos discípulos quando veio a pergunta.
E Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 2 Timóteo 2:12.
O principal proposito do milênio e o da restauração de Israel e o governo de Cristo para Israel.
A igreja como a noiva de Cristo estará envolvida. 
Não está muito claro se a igreja e os grupos de crentes das eras vão manter a distinção em toda eternidade isto é, de que época cada um foi.
Aparentemente não há qualquer razão bíblica para que todos não possa adorar e servir a Deus distintamente por toda eternidade, ou seja todos justos.

OS TEMPLOS PASSADOS E FUTUROS NA PROFECIA.

O tabernáculo o Templo e a Arca da aliança têm um papel fundamental no relacionamento espiritual de Israel e hoje co toda cristandade. Eles a Israel e a igreja que não se pode se aproximar de Deus de qualquer jeito. Deve se aproximar de Deus de forma especial porque Ele é Santo. O Tabernáculo pode ser visto e entendido co um tenplo móvel. Um templo transitório para um povo transitório.


O tabernáculo o Templo e a Arca da aliança, têm um papel fundamental no relacionamento espiritual de Israel e hoje como toda cristandade. Eles a Israel e a igreja que não se pode se aproximar de Deus de Qu qualquer jeito.
Deve se aproximar de Deus de forma especial porque Ele é Santo.
O Tabernáculo pode ser visto e entendido co um tenplo móvel. Um templo transitório para um povo transitório. 
Ele era uma estrutura temporária que era movida de um lugar para outro conforme a necessidade. O Templo móvel era na verdade um precursor do templo de Salomão. 
E atendia de maneira satisfatória o proposito do Templo que viria em breve.
Depois que a nação entrou em Canaã e Davi foi consagrado Rei, DEUS Falou com ele sobre a nobre tarefa de construir um Templo ao Senhor. 
E quando o Templo foi inaugurando a presença visível de Deus se mudou da tenda para o Templo.
Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias, 2.Cron 7.16.
A palavra do nosso português para Templo vem do Latino (templum), isso é uma tradução do substantivo hebraico (bekal), e significa "casa grande", já na Bíblia as vezes fala de um templo celestial. Isaias o profeta do Antigo testamento, foi arrebatado ao céu e viu coisas gloriosas, e Deus no seu Santo Templo, episódio narrado em Isaias 6.
Já João tendo sido arrebatado também fala de um Templo celeste, Apoc 7.15, 11.19, 14.15 e 17, 15.5,6,8; 16.1,17.
O templo celestial serve de modelo para a morada terrena de Deus. 
O Tabernáculo, o Templo judaico, e a igreja hodierna.
A Bíblia fala de quatro templos.
Os primeiros dois e (Salomão e Herdes), estes já foram construídos e destruídos. 
No futuro na eternidade não haverá templo, porquê o novo céu e a nova terra não serão contaminado com o pecado, e então não teremos templos.  Deus Habitará livremente com os humanos.
Agora vem os dois últimos que é o Templo da tribulação e o do milênio, ainda não foram construídos e são descritos com detalhes na palavra profética.
No futuro na eternidade não haverá templo, porquê o novo céu e a nova terra não serão contaminado com o pecado, e então não teremos templos. 
Deus Habitará livremente com os humanos.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus, Apocalipse 21:3.
O primeiro templo conhecido como o Templo de Salomão foi construído pelo próprio Salomão. 
Embora Davi tivesse tido muito desejo de construir uma casa ao Senhor, não lhe foi permitido, porquê era homem sanguinário, 1 Reis Cap 5.3, e 1 Sam 7.1-13.
O propósito, dos templo era prover uma morada para Deus e a Arca da Aliança e adoração ao Senhor isso está detalhado com a construção do mesmo, em 1 Reis 5 a 8, e 2 crônicas 2. 1 a 18.
Este Templo que segue a dimensão do tabernáculo, que era cerca de 243 m², 1 Reis 6.2, foi construído sobre uma de três metros de altura e tinha uma escada de dez degraus na entrada. Na primeira sala era a menor era um pórtico que levava a sala principal o Lugar Santo
O propósito, dos templo era prover uma morada para Deus e a Arca da Aliança e adoração ao Senhor isso está detalhado com a construção do mesmo, em 1 Reis 5 a 8, e 2 crônicas 2. 1 a 18. Este Templo que segue a dimensão do tabernáculo, que era cerca de 243 m², 1 Reis 6.2, foi construído sobre uma de três metros de altura e tinha uma escada de dez degraus na entrada
O lugar santo abrigava o magnífico (menorah) de sete pontas, ou candelabro, a mesa da proposição o altar de ouro do incenso, e dez mesas, sendo cinco ao norte e cinco ao sul, dez lampiões sobre castiçais, inúmeros utensílios usados no serviço sacerdotal. Já a terceira e última sala era o lugar Santíssimo a mais importante.
Ela era protegida com o vel. O acesso a esta sala era restrito ao sumo sacerdote uma vez ao ano no (Yon Kippor), que era o Santíssimo dia da expiação. Nessa sala estava a Arca da Aliança que era coberta de ouro. na destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, que se deu por volta de 605 Ac, depois em 586, que foi a ultima fase da guerra o exército destruiu Jerusalém e queimou o templo completamente 2 Reis 25.8, 9.2, 2 Cron 36.18,19.
O templo de Zorobabel foi O Segundo.
O Cativeiro durou 70 anos. E um remanescente voltou a Jerusalém para reconstrução em 538 Ac, Isso sobre a liderança de Zorobabel. Ciro o Rei Persa, conforme vaticinou Isaías, deu aval para reconstrução do Templo Isaías 44.28.
O Livro de Esdras nos descreve o esforço do povo que reconstruiu o templo a partir das ruínas. A fundação do segundo templo seguiu-se o projeto de Salomão Esdras 3.7-10. 
As vasilhas e utensílios foram trazidas de Babilônia, o altar foi construído e os sacrifícios restabelecidos, a observância das cerimonias restauradas Esdras 3.1-5. Ouve resistência dos moradores e dificuldades para concluir o trabalho. Ficou 15 anos parado, e em 515 Ac a obra foi terminada com o decreto de Dario que não só permitiu o término da obra como deu uma guarnição de soldados e com cartas para a viagem de Neemias e sua comitiva. Foi estabelecido imposto de estrangeiros também para financiar a construção, Esdras 6.1-15.
O segundo templo era muito modesto se comparado ao de Salomão, entretanto passou por uma ampliação e remodelação no tempo de Herodes o grande que dobrou a altura, do original ornou a construção muito mais magnífica. 
Acredita-se que a melhoria de Herodes no templo, fez-se com que excedece em beleza e grandeza do templo anterior o de Salomão .
De fato ele foi considerado como uma maravilhas do mundo antigo.
Uma insurreição dos zelotes em 66 Dc, levou a um prolongando período de guerras entre judeus e Romanos. 
Roma com a constante resistência dos judeus, decidiu aniquilar a oposição, por volta dos anos 70 D.c somente Jerusalém e o posto avançado de Massada, permaneciam hostis. 
E um cerco contra a cidade os levou a queda. 
E no nono dia do mês de Av dos judeus, em 70 D.c, a cidade e o templo foram queimados de novo como Daniel profetizara.
Quando o templo foi queimado conta se que o ouro se derreteu, e penetrou entre as frestas das pedras, e os transeuntes e soldados que tinha acesso, afim de recuperar o ouro revirava as ruinas querendo resgatar o ouro cumprindo assim literalmente as palavras de Jesus em Mt 24.2.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada, Mateus 24:2.
Depois do arrebatamento da igreja, teremos um outro templo, o templo da tribulação que será reconstruído até a metade do período de tribulação há pelo menos 4 referência a esse templo.
1. Daniel 9.27 prediz um período futuro na metade do qual o anticristo vai profanar um templo.
2. Mateus 24.15 nessa passagem vemos o abominável da desolação de que falou Daniel estar no lugar santo.
 É uma referência ao lugar mais sagrado no templo. 
Para isso acontecer tem de ter um terceiro templo.
3. 2 Tessalonicenses 2.3,4 - aqui também está o abominável da desolação como um evento futuro na época do anticristo, ele vai ascentar no Santuário de Deus, e também requer o templo na tribulação.
4. Apocalipse 11.1,2 - Sabendo que esses acontecimentos estão dentro da tribulação, o referido templo é o da tribulação.
Esse templo é também denominado templo do anticristo em que ele profanará colocando sua imagem dentro do mesmo, Dn 9.27; 11.31; 12.11; Mt 24.15; Marcos 1.14; 2 Tess 2.4; Apoc 13.15.
E por fim o Templo do Milênio Ezequiel 40 a 48, lemos sobre ele.
Ele será um templo mundial de adoração a Jesus Cristo em sua glória. 
Esse permanecerá por todo reinado de mil anos.

Deus Criou O Ser Humano Carnívoro?

Eis que vos tenho dado (Isto é para Adão e Eva) toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra;  E toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento, ou  (alimentos). E a todo o animal da terra,( carne para alimento) e a toda a ave dos céus,(carne para alimento) e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; (Ou alimento ) e assim foi. Gênesis 1:26, 27, 28,29,30.

 
E disse Deus: 
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: 
Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; 
E dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: 
Eis que vos tenho dado oda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra;  E toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento, ou . E a e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento e assim foi. Gênesis 1:26, 27, 28,29,30.
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne,.
Mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, (distintas aqui a proibição ao canibalismo) e outra a dos peixes e outra a das aves. 
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. 1 Coríntios 15:38-40.
O que diz estes textos? 
Alguém poderia questionar dizendo:
Mas e que você se engana. 
No paraíso era uma maravilha como os pregadores ensinam sim, era. 
E o milênio não será só bênçãos sem morte não?
 Teremos morte no milênio, ele será diferente do Paraíso original. 
Deus ainda estará terminando a redenção do Planeta Terra.
Quando será o Milênio?  Vamos ver a Bíblia.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, Apocalipse 20:2,7.
 Logo depois de se cumprirem todos os acontecimentos preditos para a  AS SETENTA EMANAS proféticas DE DANIEL, Cap 9, Jesus descerá sobre o Monte das Oliveiras e inaugurará o seu reinado na Terra de mil anos. 
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. 
E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos. Zacarias14.4,  13:6.
A pergunta do texto nós a ouvimos constantemente: em  palestras diárias, em nossas Escolas dominais, que é;
Vai nascer e morrer gente no milênio de jesus Cristo. A resposta é sim.
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Isaías 65:17-21
O milênio será  na verdade o começo de uma nova era logo após a tribulação. 
E, após esse período, também chamado a Grande Tribulação, será implantado o reino Messiânico o milênio, ou  dispensação milenar, ou, ainda, o reino do céu
O começo da eternidade praticamente. Quando acabar o milênio entraremos em uma nova dimensão na eternidade de Deus. 
Só Ele sabe como será. 
Haverá doenças que serão curadas com folhas da arvore da vida.
E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. Apocalipse 22:1-4.
Será um tempo sem precedentes na história da humanidade. 
Satanás será preso, e as hostes espirituais nas regiões celestes serão aniquiladas. 
Cristo estabelecerá seu domínio na terra, nos céus e nos mares - no universo, AP 11.15; 20.4. 
Nesse tempo os homens estarão plenamente conscientes da glória de Deus manifestada nos céus, Is 59.19; Ef 1.21-23; Cl 1.16. 
Deus escolherá a Palestina como centro de governo. Israel se situa no centro da terra, e Jerusalém no centro do mundo.
Deus escolherá a Palestina como centro de governo. Israel se situa no centro da terra, e Jerusalém no centro do mundo;
Os males que assolam a humanidade serão banidos da terra, tais como enfermidades, e crueldades dos homens e dos animais, doenças serão combatidas com as folhas da arvore da vida, 
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. Isaías 11:6-9  e 35.5,6,7.
A terra será de uma fertilidade nunca vista  um jardim bem regado, 
O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.
Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens do Senhor, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes. Is 35.1,2; Jr 31.12.
Os homens voltarão à antiga longevidade; 
Os homens terão seus dias como as árvores.
Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. Isaías 65:22,23. 
Haverá nascimentos em profusão durante o Milênio.
 Assim diz o Senhor: 
Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, o monte santo. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. Zacarias 8:3-5 8.
Os humanos se converterão ao Senhor, e os apetrechos de guerra serão mudados em ferramentas agrícolas.
 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.  Isaías 2.4; Mq 4.3. 
Haverá salvação pelo conhecimento do Senhor no milênio e pelo juízo do Altíssimo, como está escrito: 
"Eis que salvarei o meu povo...", Zc 8.7; Sf 3.19. 
O conhecimento de Deus durante o Milênio será em toda a sua plenitude, Is 11.9. 
Os judeus serão tão importantes naquela época que muitos gentios desejarão ter o nome deles como tutela espiritual, Is 4.1; Zc 8.23. 
Os embaixadores de todas as nações irão a Israel, a fim de tributar-lhe honras, por causa da magnífica glória do Senhor que existirá em Jerusalém, Is 2.3;45.14; 55.5; Zc 8.21,22; Ap 21.24,26. 
No milênio e provavelmente na eternidade o inferno será visto a olho nu. 
Por exemplo aos que ousarem prevaricar contra Deus.
Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne. Isaías 66:22-24.
 Então Deus nos ordenhou para comer carne sim, depois do dilúvio por ter sido tudo devastado com a grande catástrofe, também  criou a cadeia alimentar desde os mares ou terra. 


E Foi Me dada Uma Cana Semelhante a Uma Vara: / Os Vários Templos / E Chegou o Anjo, e Disse: Levanta-te, e Mede o Templo De Deus, e o Altar, e Os Que Nele Adoram”. Apocalipse 21.1

“E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara: e chegou o anjo, e disse: levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram”.
I. “...foi-me dada, uma cana semelhante a uma vara”. Os capítulos 11 a 14 deste livro marcam a última metade da semana profética da visão de Daniel (9.27). Bem como apresenta os vários personagens que estarão envolvidos, desempenhando o seu papel na história humana;Nesses capítulos há sete agentes principais, a saber: 
(a) A mulher. 12.1;
(b) O Dragão. 12. e ss;(c) O menino. 12.5; (d) Miguel, o arcanjo. 12.7
(e) A descendência da mulher. 12.17;
(f) A Besta do mar. 13.1;
(g) A Besta da terra.;
Se incluirmos as “duas testemunhas” então haverá um total de nove.
Necessariamente três coisas devem ser medidas nesta secção:
(a) O Templo;
(b) Os que nele adoram:
O TEMPLO.
Realmente tem havido muitas especulações e debates sobre a hipótese do Templo que será erguido e por quem será erguido. Anticristo ou judeus?) No local onde hoje se encontram as Mesquitas de Omar e El-Aksa.Em Ezequiel capítulos 40 a 47, podemos encontrar algo semelhante, onde se descreve a medição cuidadosa do Templo, em todas as suas dimensões.
A tarefa, realizada por um mensageiro celeste, foi feita com “...um cordel de linho... e uma cana de medir”. C. Ez 40.3 cena similar aparecer em Jr 31.39 (nestas passagens, a medição é uma providência preparatória para a restauração e a reconstrução do Templo).
Em 2Rs 21.13; Is 34.11; Am 7.7, 9; Lm 2.8, observamos a palavra “medição” tem o sentido de “medido para destruição”.
Em Ez 40.1 e 41.13 e 44.31 e Zc 2.2-8, encontramos uma medição completa do Templo e de suas cortes. Já nessas passagens, medição tem o sentido de “reconstrução”.
No presente capítulo, porém, a destruição se destina apenas aos que estão no “átrio que está fora do Templo”, e não dentro do Templo.
“Quando Israel conquistou a parte velha da cidade de Jerusalém com as ruínas do Templo, em 1967, o velho historiador judeu, Israel Eldad, segundo citações da “Revista Time, teria dito:
“Agora estamos no mesmo ponto em que Davi estava, quando libertou Jerusalém das mãos dos jebuseus”
E daquele dia até o momento em que Salomão construiu o Templo passou-se apenas uma geração.
Assim também acontecerá conosco”.
Recentemente declarou um rabino judeu:
“Estamos prestes a ver o grande Templo reconstruído, isto é, o Templo da Grande Tribulação”.
E, sendo indagado:
Sobre quem o reconstruirá:
Ele respondeu:
O Templo é chamado de “...o Templo de Deus” (Dn 8.11, 14; Mt 24.15; 2Ts 2.4; Ap 11.1), e, evidentemente só os judeus serão autorizados por Deus para sua reconstrução”. Já se sabe hoje que há projeto em Israel para a construção do novo Templo. “Desde o dia 7 de junho de 1967 foram realizadas 50 tentativas violentas ou diplomáticas para devolver à posse judia o monte do Templo, onde hoje se encontram as Mesquitas de Omar e EL-Aksa, para que possa ser construído o terceiro Templo, que com estudo mais amiude, o da grande tribulação.;
No Knesset há defensores da reconstrução desse Templo, tanto entre os radicais como entre os liberais”.
A força de atração do monte do Templo judaico torna-se cada vez maior, afirma o deputado liberal Penah. Já existe uma escola para preparar jovens israelenses da tribo de Levi, instruindo-os nos rituais antigos dos holocaustos. Essa escola chamada de “YESHIVA AVODAS HAKODESH” (significa, coroa dos sacerdotes) e foi fundada pelo Rabino Hirsh Ha-Cohem.
Foi inaugurada por ocasião da Festa da Dedicação (chanuka), em dezembro de 1970.
As informações mais recentes nos dão conta que no Somete, a 430 metros do local do Templo original conforme os cálculos do Dr. A. Kaufmann, descendente de Arão, os “Kohainim” estudam os procedimentos para a construção do novo Templo, e em Jerusalém Romena David Elbaum já está tecendo as vestes de linho dos sacerdotes exatamente conforme as normas bíblica.
A organização El Harhasem (monte do Senhor), com sede na nova colônia Shilo, trabalha, em assuntos diferentes à edificação do Templo, em cooperação fraternal com o cristão evangélico Stanley Goldfoot, que com sua organização evangélica igualmente apóia ativamente a reconstrução do futuro Templo”.
O ALTAR.
No Apocalipse o Altar celestial é mencionado nas seguintes passagens (6.9; 8.3, 5; 9.13; 11.1; 14.18; 16.7).
Em 11.1, o Altar deverá ser o do sacrifício, que ficava no pátio dos sacerdotes.
No Apocalipse (ao aludir este ao Templo), aparece um único Altar, em lugar dos “dois” altares do Templo antigo, na terra, mas que incorporava as funções do “Altar do Sacrifício” (o de cobre), que ficava fora do santuário, e as funções do “Altar” do Incenso, perante o véu do Santo dos Santos, pelo lado desse véu.
O Altar do presente texto, pode ser, literalmente, aquele do “Templo reedificado”, porquanto não está aqui uma cena celeste, e, sim, terrena.
OS QUE NELE ADORAM.
A meditação nesta terceira colocação, visa à proteção física e espiritual dos fiéis durante o tempo sombrio da Grande Tribulação.
Embora os escolhidos (judeus) nesse tempo do fim tenham que sofrer, suas almas não sofrerão qualquer dano. E no que diz respeito aos 144.000 (7.1-8 e 14.1-5), será também preservada a sua integridade física, naqueles dias sombrios para os habitantes da terra. 
Predições contemporâneas indicam que, por essa época, o Templo terá sido reconstruído em Jerusalém, o qual tornar-se-á, uma vez mais, o centro da adoração judaica. Sua medição significa que Deus terá novamente um remanescente para si mesmo, e a esses escolhidos será dada a proteção divina, de natureza espiritual e física.
“E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças: porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses”.I. “...o átrio que está fora do templo”. Segundo o historiador F. Josefo, o Templo construído (ou reconstruído) por Herodes ocupava à área de um estádio quadrado, isto é, aproximadamente 14 hectares.
O TEMPLO DE HERODES E SUAS PROÇÕES:
“A = Átrio dos pagãos
B = Átrio das mulheres
C = Átrio de Israel
D = Átrio dos sacerdotes
E = Pórtico
F = Lugar Santo
G = O Santos dos Santos”.
O santuário durante o tempo da Grande Tribulação será protegido de ser derribado; apenas será profanado (cf. Dn 8.14; 11.31; Mt 24.15; 2Ts 2.4); enquanto que o Átrio exterior, como o das mulheres e dos gentios, serão entregues nas mãos das nações gentílicas. No contexto de Lucas 21.24 e Ap 11.2, se depreende que o Átrio do texto em foco, compreende também, a cidade de Jerusalém: observe bem a frase “...e pisarão a cidade santa...”.
Quarenta e dois meses. 
Este período que abrange o “pisar” dos gentios é dado em três formas: 
(a) Quarenta e dois meses (aqui e em Ap 13.5). 
Pensamos que isso aludi à “segunda metade” do tradicional período de sete anos da tribulação; 
b) Mil duzentos e sessenta dias (cf. Ap 11.3 e 12.6), que reputamos apontar para o mesmo período; 
(c) um tempo (um ano) tempos (dois anos), e a metade de um tempo (meio ano) como confirma Daniel 12.7. 
Todas essas expressões foram tomadas por empréstimos do livro de Daniel para descrever à parte final da Grande Tribulação.
“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco”.
“...minhas duas testemunhas”. 
Segundo C. F. Wishart a ciência de numerologia, denominada gematria, desenvolveu-se vagarosamente. Quando essa ciência apareceu, os números eram usados para expressar conceitos, idéias e princípios. 
Segundo conceito oriental, o número “dois”, na simbologia profética trazia a idéia de fortaleza. 
Dois homens são mais fortes que um, e, se surgir um terceiro, consolida a força (Ec 4.9-12). 
O número “2” é a duplicação de “1” e representa força. 
No Antigo Testamento, duas testemunhas eram necessárias para confirmar qualquer fato. Jesus enviava seus discípulos de “dois em dois”, por razoes óbvias. 
O número aparece no Apocalipse em referência às “duas testemunhas” (11.1 e ss) e às duas “Bestas” (13.1 e ss). 
Nos dias sombrios da Grande Tribulação, Deus levantará dois grandes personagens. 
Desse modo, as duas testemunhas surgirão para demonstrar um testemunho de grande poder.
Profetizarão...vestidas de saco. 
O pano de saco era a vestimenta tradicional usada pelos profetas de grande poder. 
Era uma fazenda de fabricação rude e tinha a cor negra (Ap 6.12). 
O pano de saco usualmente era usado diretamente sobre a pele, para dar desconforto, pois simbolizava o descontentamento com as coisas como elas estavam. 
“No dizer de Charles: 
A vestimenta de “cilício” tipifica a natureza sombria da mensagem deles (das duas testemunhas). 
Era também uma vestimenta que representava aflição. Cf. Gn 37.34; 2 Sm 3.31; 21.10; 2Rs 6.30; Et 4.1-4; Jó 16.15; Sl 30.11; 35.13; 49.11; Is 3.24; 15.3; 20.2; Jr 48.37; 49.3; Am 8.10; Jn 3.5; Mt 11.21”.
4. “Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra”.
I. “...as duas oliveiras e os dois castiçais”. 
As duas testemunhas que devem levantar-se dos mortos têm sido identificadas de várias maneiras. Para alguns comentadores trata-se de: Enoque e Elias (Gn 5.24; 2Rs 2.11), Moisés e Elias (Dt 34.6; Lc 9.30-31; Jd v.9), Josué e Zorobabel (Zc capítulo 4), João e Paulo (Jo 21.22-23 e Fl 1.22-25), o Antigo e o Novo Testamentos, A lei e a graça (Rm 3.21), a Igreja e ao pregador, etc.
1. Os dois castiçais. Em Zc 4.14, Deus é o “Senhor de toda a terra”, estando em foco naquela passagem a pessoa do Pai. No versículo 11 do mesmo capítulo há uma pergunta repetida, tornando-a mais específica: “...Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda?”. Existe aqui dois “raminhos de oliveira e dois castiçais”; enquanto que ali “dois raminhos de oliveira e dois tubos de ouro”. 
E, nos versículos que se seguem o anjo intérprete dar o sentido dizendo: “são os dois ungidos (heb. “os dois filhos de óleo”). Por analogia com outros exemplos do emprego da expressão “filhos de”, o significado é: “cheios de óleo”; isto é uma referência à unção de reis e sacerdotes, como a visão sugere. Nesse caso, segundo se depreende do significado do pensamento, os “dois ungidos” eram, pois, Josué e Zorobabel. 
Na visão contida em Zacarias, o Castiçal (a Igreja da Lei) representava Israel restaurado, e as “duas oliveiras” os dois grandes elementos na vida nacional, a Realeza e o Sacerdócio, refletidos respectivamente por Josué e Zorobabel.
2. Para aqueles que defendem Moisés e Elias como sendo as duas testemunhas, seguem o seguinte pensamento: “A “Lei” é a Luz”. Por conseguinte, Moisés é associado a um dos candeeiros (cf. Pv 6.23). Mas a profecia também é luz, o que justifica a missão de Elias. O Antigo Testamento consiste da “lei e dos profetas”, e assim a mensagem de Deus para a humanidade (cf. Lc 16.16). “Moisés e os profetas” (Jo 5.39) testificam de Cristo. E no ministério das duas testemunhas fá-lo-ão de maneira especial, cumprindo uma missão especifica. (Comp. Ec 3.15). 
3. Para nós a interpretação contida no 2º ponto é muito lógica, mas não se coaduna com o argumento principal. Na passagem de Zacarias (4.12), as duas oliveiras, são os dois líderes que “vertem de si ouro”. Isso significa que eles “vertem de si azeite dourado”. O que mostra que seu testemunho será de grande “valia” (1 Sm 3.1). 
Aqui, porém, as duas testemunhas serão, dois grandes vultos levantados por Deus, exemplificando: Moisés e Arão que foram usados na corte do monarca Faraó durante um período sombrio de angústia. As duas testemunhas cumprirão a vontade de Deus à risca do seu propósito, e cumprirão a sua missão durante o tempo da Grande Tribulação. O próprio Deus, as observa, protege e se utiliza delas. A missão que receberam ser;a atribuída e provada pelo Senhor eterno.
“E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto”.
“...fogo sairá da sua boca”. 
No Apocalipse o fogo sempre está em foco, pois este vocábulo ocorre 17 vezes. Este versículo diz alguma coisa sobre a identidade das duas testemunhas. “Foi Elias quem teve autoridade sobre essa substância da natureza, e Moisés de igual modo. Moisés e Elias apareceram no monte da Transfiguração falando com Jesus (Mc 8.4). Mas não precisamos pensar que são eles os dois profetas retornado à terra; dois profetas escatológicos personificarão estes dois grandes profetas, assim como João Batista personificou Elias”. Mt 11.14; 17.10-13. 
Os dois grandes personagens têm as mesmas características ministeriais de Moisés e Elias; mas não serão Moisés e Elias, mais sim, terão seus ministérios, em razão de o Espírito de Deus ser o mesmo (Nm 11.17, 25 2Rs 2.9, 15; 1Co 12.4).
1. “Cremos que naquela época (da Grande Tribulação) Deus levantará dois grandes profetas dentre os pregadores do “Evangelho do Reino” (um judeu e um gentio), que cheios de poder e autoridade de Deus, anunciarão a mensagem do juízo, com o mesmo poder e operação de maravilhas como aqueles dois grandes homens de Deus, no tempo em que estiveram na terra”. No Antigo Testamento, Moisés converteu as águas em sangue (Êx 7.19) e Elias fechou o céu para que não chovesse (Tg 5.17); ambos estiveram com Jesus no monte da Transfiguração (Mt 17.3); ambos tiveram seus ministérios interrompido (Nm 20.12 e 1Rs 19.16

Segundo As profecias A Russia Marchará Contra Israel No fim dos Tempos / Conflitos E Armagedom / Guerras Diferentes



Guerras diferentes.
Ao estudar a palavra profética subentende-se, que os capítulos 38 e 39 de Ezequiel não tratam na verdade  do conflito do Armagedom, pois este tem características diferentes e acontecerá no final da Grande Tribulação. 
Será na verdade uma época de terrível angústia de sofrimento para todo o mundo, mas especialmente para o povo hebreu, antes de sua conversão final a Cristo.
Há, portanto, uma diferença muito grande entre estas duas guerras profetizadas na Bíblia.  
Em Ezequiel, Deus mesmo guerreia contra Gogue nos montes de Israel, enquanto no Armagedom todas as nações são reunidas com um propósito único:
"Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra" [JI 3.2]. E mais adiante:"Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor" [JI 3.12].Aqui é Arma
E nessa guerra final, ninguém se colocará ao lado do povo israelita, a não ser Jesus Cristo [JI 3.12; Ap 19.11], enquanto na invasão liderada por Gogue algumas nações desafiarão o poder do Grande Urso. "Sabá, e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos te dirão: 
Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste o teu bando para arrebatar a presa, para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e as possessões, para saquear grande despojo?" 
[Ez 38.13].  "Sabá, e Dedã, e os mercadores de Társis, e todos os seus leõezinhos" (grifo meu], parece indicar claramente a Inglaterra, que tem o leão como o seu símbolo e o de sua comunidade de nações, inclusive os Estados Unidos da América e Canadá, que foram inicialmente colonizados pelos britânicos.
 "Társis" deriva-se de Tartesus, que era uma província da Espanha, abrangendo a área hoje conhecida por Gibraltar, pertencente ao Reino Unido.
Ainda mais alguns contrastes:
• Na primeira guerra, o objetivo principal é tomar o despojo; [Ez 38.13].
Na segunda, o propósito é destruir os judeus e provocar a Deus; Apocalipse 16:16
• Na batalha contra Gogue, os mortos são sepultados;
No Armagedom os cadáveres ficarão insepultos (Ez 39.12; Ap 19.18].
•Na invasão do Oriente Médio, predita por Ezequiel, a confederação do Norte será a provocadora, mas na batalha final, no vale de Josafá, a provocação partirá do próprio anticristo e de todas as nações [ E os que percorrerem a terra, a qual atravessarão, vendo algum osso de homem,  (Morto no confronto) porão ao lado um sinal; até que os enterradores o tenham enterrado no vale da multidão de Gogue. Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.Apocalipse 19:18Ezequiel 39:15  Ez 39.12; Ap 19.18],
Na primeira batalha, os russos serão motivados pelo ódio aos judeus;
Na segunda, o ódio do anticristo e de todas as nações será contra Deus, Jesus e Jerusalém (Zc 13.2,3]. Todavia, "o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos
reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis" [Ap 17.14],
Redenção ou tribulação para a igreja? 
A Bíblia Sagrada não afirma se a Igreja ainda estará aqui quando da tentativa de ocupação da Palestina por parte da Rússia se der isso está na palavra profética, mas dá a entender que tal fato poderá ocorrer um pouco antes ou um pouco depois do arrebatamento, isto é a volta de Jesus para a igreja. 
Como já se sabe haverá uma  derrocada dos exércitos vermelhos para a  Terra Santa que desencadeará uma série de medidas políticas e religiosas de âmbito mundial e preparará o mundo, em todos os seus aspectos, para o cumprimento das predições bíblicas para dessa referida época. 
Se existem divergências em alguns pontos menos importantes, numa coisa, entretanto e unânime, a maioria dos mestres da Bíblia estão perfeitamente concordes:
A Igreja não deve esperar a Grande Tribulação nem a ira futura, mas sim o glorioso arrebatamento. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo" [1 Ts 5.9]. 
O Senhor Jesus afirma: 
“ Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap 3.10]. 
Apontando para os nossos dias, Jesus disse: 
E disse-lhes uma parábola:
 Olhai para a figueira e para todas as árvores. 
Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. Assim também vós, quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto (Lc 21.29-31]. A nação israelita não constitui apenas o centro geográfico do mundo, mas também o centro nevrálgico da política internacional. 
Mesmo no auge da crise vietnamita, quando a imprensa internacional destacava bombasticamente os mais importantes acontecimentos daquele conflito, para os principais comentaristas e  estudiosos dos problemas do mundo, todavia dizem: 
O verdadeiro barril de pólvora sempre foi o Oriente Médio, em decorrência da presença ali do novo e progressista Estado de Israel. 
As grandes potências, bem como praticamente todas as nações do globo, incluindo  o Brasil, têm orientado sua conduta em função do problema árabe-israelense, acerca do qual nenhum país consegue ficar realmente neutro. 
Essa evolução dos acontecimentos no mundo político e religioso, o milagroso renascimento de Israel e a crescente centralização nesse pequeno país das atenções, interesses e preocupações de todos os povos mostram a rápida aproximação do verão profético, a assinalar a breve volta de Cristo. Como o brotar da figueira.

OS SERES HUMANOS SE SALVARÃO?/ JESUS O UNICO CAMINHO


Quando Deus fez os humanos fez para que vivessem eternamente. 
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Livro do Gênesis 2:7. 
Foi assim que chegamos aqui. 
Depois nossos pais receberam  uma espécie de lei de Deus para não comer da arvore da ciência do bem e do mal. 
 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: 
De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Livro do Gênesis 2:16,17. 
Era simplesmente uma lei como teste de obediência, caso tivéssemos vencido nunca jamais morreríamos e o mundo seria um paraíso. Como  será depois da volta de Jesus em glória no monte das oliveiras conforme Zacarias 14.4.
Quando Adão e Eva comeram da árvore nós fomos reprovados e a morte começou a reinar a partir daí todo ser humano morreria a um certo tempo da vida. 
 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Epistola de Paulo em 1 Coríntios 15:22. 
Quando Cristo veio Ele aboliu a morte. 
 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 2 Timóteo 1:10. 
Como aboliu a morte? 
Pela instituição da ressurreição dos mortos da qual Ele foi o primeiro. Depois Da sua Ressurreição de Jesus. 
 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Evangelho de João 5:25. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. ( Quando Ele voltar a terra para a igreja ) 1 Coríntios 15:22,23. E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu. Marcos 14:62. 
 Sim os mortos ressuscitaram em algum momento no transcorrer do tempo. 
Queremos deixar esta pequena mensagem e convidá-lo a assistir os cultos na Assembleia De Deus situada a rua José Domiciano 95 Jardim Quarto Centenário Mauá SP. 
 Informações acesse :
( luiz98738@hotmail.com ou ligue se quiser uma visita no lar para orarmos, ou conversar Tel. 11941343232).  Acesse também o Blog Explicando A Bíblia.

EBD, DEUS INTERVÊM ATRAVÉS DE SUAS AÇÕES.

Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci. Ester 4:13-16.
Nessa lição estudaremos que Deus intervêm  através de suas ações. Deus honra o desejo de cada cristão de estar na sua presença. A oração o jejum são coisas que não devemos abandonar já mais.
O ladrão da igreja.
Na história de Ester vemos a tristeza do povo judeu, em virtude da Hamã ter roubado a alegria deles. Semelhantemente hoje nós nos depararmos com vários hamãs pelo mundo a fora. Ester diante do  ladrão de alegria demonstrou um equilibrio emocional que serve de exemplo a todos nós. Devemos permanecer na presensa do Senhor para não perder a alegria de servir ao Senhor.
Rom 14.17; Gl 5.22.
1.1 - Lidando com as adversidades.
Quer desejamos ou não as adversidades vão fazer parte da nossa existência . Sobrepujar as adversidades e um grande desafio a todo cristão . Com Ester ela teve que lutar contra ela  para vencer. Caso contrário os judeus seriam exterminado daquele reino. Ela demonstra que os problemas grande um pequeno tem um jeito de vencer.
Ela propôs  um grande jejum para todos eles e Deus daria a vitória.  Para ela poder entrar a presença do rei e não ser morta. 
A alegria da salvação.
A verdadeira felicidade nunca depende de não se ter problemas, e Sim de forma como passar por eles.
Ester lidava com seus problemas sem se desesperar e sem perder a fé. Na ocasião oportuna ela demonstrou bravura ao confiar que Deus faria o restante.
Assim como Ester temos que ter a certeza que Deus nos ouve. Por incrível que possa parecer muitos cristãos tem dificuldade em resolver seus problemas deixando-se submergir pelas aflição agonia ansiedade e fraqueza . Ester nos ensina que quando tivermos problemas devemos crer ainda somente em Deus. 
Somente Ele vai nos ajudar a encarar a situação com mais entusiasmo para vencer  Rom 8.31.
A verdadeira alegria está em servir ao Senhor.
Deus e a fonte da alegria, antes de a terra existir a alegria já estava aqui. Era com júbilo que os anjos contavam e  demonstravam seu amor a Deus, Jó 38.7. Assim sendo todo o povo que e abençoando .