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O Fim da História, Mundial e o Começo da Eternidade Com Deus.


Gente esse texto é enorme mas eu coloquei a matéria aqui não para ofender a pessoa que tem a sua filosofia religiosa, mas só para termos uma idéia de como vai ser a transição da velha terra para a nova terra, e como faremos pra viver lá no futuro e de graça.
 O Fim da nossa História, o Começo da Eternidade com Deus
O final da nossa história nesse mundo como conhecemos, virá através de eventos jamais experimentados pelos humanos.
 Vamos passar o portal para a eternidade, que está além das imaginações humanas.
 O apóstolo São Paulo falou sobre a eternidade: 
Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor, Filipenses 1:20-23.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas, Filipenses 3:20,21.
Ele disse; 
 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2.9). Pontos importantes do mapa em Armageddon 
Será um futuro brilhante para cada ser humano que deu crédito a mensagem de Jesus contida no Evangelho e pregada pelos que se entregaram. Esse relato, foi escrito antes que Deus tivesse dado ao apóstolo João uma pequena visão antecipada da eternidade, como vemos no livro de Apocalipse.

Será um futuro brilhante para cada ser humano que deu crédito a mensagem de Jesus contida no Evangelho e pregada pelos que se entregaram.
Esse relato, foi escrito antes que Deus tivesse dado ao apóstolo João uma pequena visão antecipada da eternidade, como vemos no livro de Apocalipse. 
As coisas que sabemos sobre esse futuro são tão boas, e devem nos motivar a se preparar para a eternidade, conhecendo pessoalmente a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador da alma.
Temos pelo menos 18 eventos relacionados aqui que são mencionados ou descritos explicitamente nos últimos quatro capítulos da Bíblia. 
A maioria deles são mencionados na Bíblia pelos profetas hebreus, ou pelos apóstolos ou por Jesus, e sempre estamos falando sobre eles nos ensinos e pregações.
Podemos ver alguns detalhes sobre esses eventos futuros:
1. Temos as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.7-10) que já escrevi no site sobre isso.
 Este evento ocorre no céu, no final da Grande Tribulação, antes de Jesus descer à terra para julgar as nações e  estabelecer Seu reino de Mil anos, (o Milênio).
2. A volta de Cristo em Glória (vou transcrever aqui para o internauta não folhear a Bíblia, (Apocalipse 19.11-18).
E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: 
Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
E outra vez disseram: 
Aleluia!
 E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
E saiu uma voz do trono, que dizia: 
Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: 
Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: 
Escreve: 
Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. 
E disse-me: 
Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: 
Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. 
Adore a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.(Ver Cap 1 de João).
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: 
Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: 
Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes, Apocalipse 19:1-18.
Este magnífico evento culmina o plano profético e completo de Deus, primeiro visto por Enoque “O sétimo depois de Adão”.
(E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele, Judas 1:14,15.
 E por último revelado ao apóstolo João. 
De acordo com Jesus, a sua volta de em glória, que no casso é específica para a nação de Israel e.
 “logo em depois da grande tribulação” (Mateus 24.29).
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória, Mateus 24:29,30.
“Cabritos” e “ovelhas” aqui são referências aos gentios,  e aos crentes, respectivamente, dos dias da Grande Tribulação que escaparam vivos das catastrofes do apocalipse até a volta do Senhor, do capitulo 25.33 de Mateus.
3. A Batalha do Armageddon.
Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Eis que venho como ladrão. 
Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. 
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedon.
E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.
E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.
Apocalipse 16:14-21,16.16).
 Este conflito deve ser chamado, como na Bíblia KJA, “a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso”.
Não deve ser previsto como uma única batalha,  em vez disso, é uma guerra breve que incluirá várias batalhas.
 4. O Maior Terremoto do Mundo ( Apocalipse 16.18), esse terremoto srá em consequência da mudança topógrafa do planeta para facilitar aos humanos do mundo inteiro ir a Jerusalém uma vez por ano adorar a Jesus o Rei Dos reis.
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.
E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva, Zacarias 14:16,17.
É por isso que é extremamente importante crer no Evangelho agora para não estar no centro desse acontecimento nesse dia, porque com certeza serão milhares de mortos. 
Note o versículo 16 diz "de todos os que restarem", que siguinica que maioria irá perder a vida nesse evento catastrófico. 
Estou vaticinando como profeta de Deus.
E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto, Apocalipse 16:18.
Um pouco antes de Cristo estabelecer seu Reino Milenar Seu reino sob a terra, esse enorme terremoto irá ocorrer de modo que as ilhas se submergirão e os montes de toda a superfície da terra serão aplainados, esse será um dos maiores flagelos depois da Volta de Jesus a terra para levar a igreja..
5. O Julgamento das Nações (Mateus 25.31-46).
Então se assentará no trono da sua glória. 
A mesma cena de 24:30, 31, marcando a vinda do Filho do homem para dar fim à Grande Tribulação introduzindo o Reino Milenar de Cristo, 32, 33. 
E todas as nações serão reunidas na sua presença. 
Esta cena de julgamento deve ser distinguida daquela de Apocalipse 20 (Grande Trono Branco), pois aquela segue-se à ressurreição dos maus no fim do Milênio de Cristo.
 Aqui as nações devem ser as pessoas vivas sobre a terra quando Cristo voltar. 
Serão julgadas como indivíduos, não como grupos (ver separá uns dos outros, v. 32, está no gênero masculino, quando nações é neutro). 
Tal julgamento dos homens vivos por ocasião da gloriosa vinda de Cristo foi profetizado em Joel 3:1, 2.
Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,
Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra, Joel 3:1,2.
 Resultará em uma separação de dois grupos, com o grupo comparado às ovelhas colocado à direita de Cristo, posição de honra e bênçãos. 34. Àqueles que ouvirem o “benditos de meu Pai”, Cristo na qualidade de Rei (único lugar onde Jesus se intitula assim) convida Vinde . . . entrai na posse do reino (Milenar
 Este é também chamado de julgamento das ovelhas e bodes, quando Jesus separa os crentes dos descrentes no final da Tribulação. 
As ovelhas pessoas que creram em Deus, os irmãos são os descendentes de Abraão os judeus, e irão para o reino Milenar de Cristo, “Cabritos” e “ovelhas” aqui são referências aos incrédulos, respectivamente, nos dias da Grande Tribulação permanecerem vivos até a volta do Senhor, e estavam inflexiveis com raiva de Jesus e o acusando de tudo o que aconteceu vão par o o “castigo eterno”. 
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória, Apocalipse 16:8,9.
6. O Anticristo e o Falso Profeta são lançados no Lago de Fogo (Apocalipse 19.20, 21).
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Apocalipse 19:20,21.
No julgamento de suas más obras durante a Tribulação, esses dois homens serão imediatamente lançados dentro do Lago de Fogo. 
Foram eles lideres que induziram a humanidade a rejeitar Deus e crer nas soluções puramente humanas, colocando o homem na principal posição para solucionar os problemas do planeta deixando Deus de lado..
Não há nenhuma indicação de que eles serão julgados como todos os outros homens  provavelmente Eles vão receber a mais severa punição imaginável por terem cometido o pior pecado conhecido pelo homem que é enganar outras almas a respeito de Deus e do caminho para Deus. 
Eles provavelmente se associarão como cúmplices, durante aquele período de sete anos, para enganar o maior número de pessoas possíveis, e causar danos ao maior número de almas do que quaisquer outros homens na história durante sete anos. 
7. Satanás então será Preso por 1000 Anos (Apocalipse 20.1-3).
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo, Apocalipse 20:1-3
O maior enganador do mundo sendo aprisionado no abismo profundo, assim ele não poderá enganar os humanos durante o Reino Milenar de Cristo. 
Ninguém sabe onde o abismo profundo está localizado mas alguns sugere que é no fundo do Grande abismo, que é mencionado na descrição de Jesus a respeito do Hades em Lucas 16, sobre o rico e Lázaro e provavelmente sim.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá, Lucas 16:26.
 8. A Ressurreição de Todos os Crentes que sofreram e foram martirizandos pelo o anticristo(Apocalipse 20.4).
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar;
 E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos, e viveram, ressuscitaram e reinaram com Cristo durante os mil anos, 20:4.
 O Arrebatamento ocorre antes da grande Tribulação, assim como a primeira fase da ressurreição dos mortos que participa todos os cristãos de todos os tempos, à e vão para a casa do Pai num abrir e fechar de olhos.
 Alguns sugerem que pelo fato de os santos do Antigo Testamento terem morrido antes da morte de Cristo na cruz, eles serão também incluídos, isso é correto. 
Vejam o que diz o autor Aos Hebreus;
 Eles experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados, Hebreus 11:36-40
Esses que estão debaixo do altar serão todos aqueles que não negaram a Jesus durante a Tribulação sobre a perseguição do anticristo não negaram o nome de Deus eles que ressuscitaram para participar do Milênio de Cristo. 
Esses santos da Tribulação que viveram depois de sofrerem o martírio, serão tanto judeus como gentios. 
9. Cristo Estabelecendo Seu Remo Milenar (Ap 20.1-6).
 Muitas profecias do Antigo Testamento sobre o reino de Deus na terra serão cumpridas nesse ponto da história. 
 Contudo, elas não estão incluídas nessa passagem das Escrituras. 
As únicas coisas descritas aqui são a localização e a duração do reino e o fato de que Satanás será aprisionado. 
10. Satanás está sendo solto pela última Ver(Ap 20.7-9) .
O fato de que Deus vai soltar Satanás, depois do Reino de mil anos  de Cristo, que irá enganar os humanos de novo, pode parecer um mistério à primeira vista, porém isso dará, às pessoas que nasceram durante o Milênio de Cristo, uma oportunidade de se rebelarem contra Deus ou de recebê-Lo e adorá-Lo esperando um livramento, como deve ser ao cristão(ver Isaías  capitulo 65). 
11. A Rebelião Final dos Humanos (Apocalipse 20.7-9).
 O fato de que uma grande multidão escolherá seguir Satanás e se rebelar contra Deus, é uma evidência de que a população durante o Milênio De Cristo, será enorme. 
Foram na minoria a geração de pessoasa que nasceram durante os mil anos que Cristo governou que viveram a época  dourada tendo Cristo como governador mundial, e não estavam satisfeitos vejamos;
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei, Isaías 65:19-24.
Será um “movimento jovem”, por assim dizer, pois Isaías 65.20 indica que apenas os crentes viverão mais de cem anos. 
Se todos que escolherem seguir a Satanás estiverem abaixo dos 100 anos e “o número desses é como a areia do mar (versículo 8), então você pode imaginar que grande número de crentes haverá nesse reino. 
Mas o pecador com cem anos de idade será amaldiçoado.
O significado disso parece ser que: 
Nem todos que gozarem dessa  grande era serão julgados ser amigos e favoritos de Deus. 
Embora um pecador chegue a esse período avançado da vida, ele será amaldiçoado por Deus e será  e morto em seus pecados porque vendo tantas maravilhas durante o Milênio de Cristo, não creu em Deus.
Ele será considerado pecador impenitente, e morrerá, e será amaldiçoado.
Assim é bem pravavel que não ultrapasse muito a idade tenra.
12. Satanás sendo Lançado no Lago de Fogo (Ap 20.10).
Depois que a rebelião é aniquilada por Deus, Satanás será lançado vivo no Lago de Fogo. 
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre, Apocalipse 20:10.
Nesse tempo, o Anticristo e o Falso Profeta já terão permanecido ali por mil anos como já escrevi anteriormente, o que prova claramente que o inferno é um lugar de sofrimento para a eternidade. 
13. O Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20.11-15).
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros.
E  abriu-se outro livro, que é o da vida. 
E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras(que praticaram em suas vidas).
E deu o mar os mortos que nele havia; 
Todos que se perderam no mar em naufrágios guerras vão voltar) e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. 
Isso é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo, Apocalipse 20:12-15
Somente os não-salvos enfrentarão esse julgamento. Nenhuma pessoa que creu no evangelho e foi batizado estará ali.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;(O Evangelho) e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém, Mateus 28:18-20,
O propósito desse julgamento será que os descrentes regeitaram a Jesus como Senhor e salvador, recebam o grau de punição que merecem por haverem rejeitado a Cristo e pelas obras ruins que fizeram suas vidas. 
14. O Reconhecimento de Que Jesus Cristo é Senhor (Filipenses 2.9-11).
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai, Filipenses 2:9-11.
É provável que a esta altura dos acontecimentos, logo após o Julgamento do Grande Trono Branco, os descrentes tenham que dobrar seus joelhos e “confessem que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. 
Se tivessem tido a disposição de reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor durante seu tempo de vida, eles teriam escapado desse julgamento e da conseqüente eternidade no inferno e teriam sidos levados juntos com a igreja para a casa do Pai. 
15. Novos Céus e a Nova Terra (Apocalipse 21.1) .
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe, Apocalipse 21:1.
Embora não tenhamos muitos detalhes sobre como o mundo atual, será substituído por uma nova terra que mais se assemelha ao Jardim do Éden do que a qualquer coisa que conhecemos até hoje, sabemos que haver uma restauração da terra.
 16. A Cidade Santa Descendo à Terra (Ap 21.2-8).
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: 
Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: 
Eis que faço novas todas as coisas. (Isso é toal restauração da terra)E disse-me: 
Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: 
Está cumprido. 
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. 
A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Isso é para os humanos hoje)
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; 
O que é a segunda morte, Apocalipse 21:2-8.
 A incrível habitação que Jesus está construindo descerá do céu para se tornar o capitólio da nova terra. 
Será um cubo gigantesco de 2.200 quilômetros, 2.200², coloquei quadrado aqui, mas é ao cubo também 2.200³, e  ao cubo, e será grande o suficientemente para acomodar todas as pessoas que  e que vive  e viveram e morreram salvos desde a epoca de Abel primeiro a morrer sobre o planeta Terra e foram dignos de morar com Deus porque deram crédito não em uma denominação religiosa, mas no evangelho, e os que viveram no passado desde Adão até a ressureição de Cristo quando Ele venceu a morte.
 Ela a Nova Jerusalém será certamente pairada sobre a moderna Jerusalém, de onde Jesus Cristo governará este mundo, com justiça. 17. 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Esta é Jerusalém; Coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela, Ezequiel 5:5.
É daqui que jesus vai governar o mundo.
Não é por acaso que ela situa no centro da terra. Foi cuidadosamente planejada. 
A Descrição do Céu de ,(Apocalipse 21.8-27)fala do futuro lar de todos os humanos que optaram por servirem a Deus durante a sua estadia terrena, será a bela cidade murada onde as ruas são de ouro (comparadas às nossas atuais estradas de cascalho, asfalto e cimento) e as 12 portas da cidade são enormes e suas portas enfeitadas com pedras preciosas, muralhas são adornados com vários tipos de pedras preciosas também.
18. O Ultimo Apelo de Cristo para os humanos é; 
 (Apocalipse 22.6-20) Após prometer que Sua última vinda será “sem demora”, o Salvador diz:
 “O Espírito e a noiva dizem: 
Vem! 
Aquele que ouve, diga: 
Vem! 
Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (versículo 17). 
Essa é a última chamada daquele que morreu por todos os humanos, Ele faz seu ultimo apelo aos homens para que O recebam pessoalmente, pela fé. 
Toda alma que tem sede, deseja que Deus entre em sua vida e que seus pecados sejam perdoados por meio de Jesus Cristo, pode receber “de graça a água da vida a salvação". 
A salvação é um presente de Deus gratuito e recebido pela fé. 
Que tal recebermos esse presente é de graça! procure ajuda em uma igreja jenuinamente evangélica  nais proxima de sua casa.




A Vida Após a Morte.

Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a morte e a vida.   Cristo na verdade veio para abolir a morte.
Começamos aprender já no antigo testamento.
 Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a vida e a morte. 
 Cristo na verdade veio para abolir a morte, nós seres humanos fomos feitos para viver eternamente.
 Diz a Bíblia :
" Ele aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção  pelo Evangelho" (2Tim. 1:10). 
Sim o evangelho é que trás o ser humano de novo a vida eterna. 
Cristo trouxe  e absoluta confiança quanto à vida vindoura dos humanos feitos sua imagem e semelhança. Ele também efetuou a grande libertação dos santos que morreram no decorrer do Antigo Testamento, . . Mas como assim ? 
Alguns não sabem como explicar a salvação no Velho Testamento, uma vez que Cristo veio salvar todos os humanos.
O ser humano caiu em pecado  mas não apanhou de surpresa, de modo a necessitar de rápidas providências para remediá-la a situação. Antes da criação do mundo, Deus, que conhece o fim desde o princípio, proveu um meio para a redenção do homem, caso ele viesse a desobedecer. Diferente dos anjos que não tem como se redimir das suas transgressões.
Anjos que pecaram não participam da redenção de Deus.
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia, Judas 1:6.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. 2 Pedro 2:4.
Para os humanos tem jeito ainda.
Os humanos que morreram e foram sepultados antes da morte e ressurreição de Cristo, estavam na verdade, aguardando em um estado intermediário, até a ressurreição de Cristo, que venceria a morte, e todos que o seguissem.
Porque convém que isto que é corruptível (Isso é nosso corpo mortal) se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: 
Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 
Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo,  Disse o Apostolo Paulo em 1 Coríntios 15:53-57.
Cristo veio tira-los do ceio de Abraão e  libertar lhes do Sheol proporcionando muito mais felicidade em sua pós morte, pois foram transportados ao paraíso.
Segundo a Teologia Evangélica, há uma imagem mitológica de Hades figuradamente na Bíblia, que é  o mundo dos mortos, para identificar uma área onde os justos mortos são separados por um grande abismo, do fogo, onde sofrem os ímpios mortos aguardando a ressurreição dos seus corpos no final de todas as coisas. 
Temos um texto Bíblico:
 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: 
Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: 
Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite, Evangelho  de Lucas 16:22-31.
Do outro lado, no seio de Abraão, estão os patriarcas de Israel: 
"O ser humano  escapou do abismo e Hades, pela sua fé no Deus de Israel, agora vai cruzar o lugar de passagem para a eternidade e  todos os justos, ou seja, junto com: Abraão, Isaac, Jacó, Enoque, Elias e David" estariam lá esperando a ressureição de Jesus.
Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas, Efésios 4:8-10.
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão, Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, 1 Pedro 3:18-20.
Isso quer dizer que as pessoas que morreram no dilúvio zombando de Noé, estavam lá no Hades, e que Cristo ao descer as partes mais baixas da terra, deu-lhes testemunho de que o que Noé pregou era verdade, e Cristo veio salvar os Humanos.
 Muito embora a revelação vétero-testamentária não seja tão ampla sobre o assunto, quanto a do Novo Testamento, concernente à vida após a morte, encontramos ali a referida doutrina. 
A doutrina do Antigo Testamento sobre a imortalidade baseia-se na relação entre o homem e Deus. 
O humano, criado como à imagem de Deus, é dotado de capacidade para conhecer a Deus e com ele ter comunhão, se relacionar com Ele.
Isso significa que o humano é muito mais do que um simples animal, e que sua existência ultrapassa os limites do tempo terreno. 
Foi criado para viver e não para morrer. 
Mas o pecado a desobediência trouxe a morte ao mundo e, assim, ao humano.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram, Romanos 5:12.
A morte, no seu aspecto físico, nada mais é do que a separação do corpo da alma,  entretanto, não implica extinção da alma isso é, não é o fim.
A Bíblia  no Antigo Testamento ensina que a personalidade do humano, sobrevive a morte isso é a alma.
O corpo do ser humano é depositado na sepultura enquanto a alma ficava no lugar denominado "Seol" que quer dizer (traduzido "inferno", "o poço", e "a sepultura") a morada dos espíritos dos finados. 
Há provas que o "Sheol" não era o céu pelo fato de ser descrito como estando "em baixo".
 ( Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo, Provérbios 15:24),
Terra mais baixa.
(Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova, Ezequiel 32:18).
O meio do inferno (desceram).
 (Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem,  desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada, Ezequiel 32:21). 
Que não era um lugar de felicidade suprema  ainda, prova-se pelas seguintes descrições: 
 Era um lugar sem lembrança de Deus.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará, Salmos 6:5?
Um lugar, de crueldade.
(Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme, as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Cant. de Salomão 8:6, Versão Brasileira),.
Um lugar de dor. 
(A secura e o calor desfazem as águas da neve; assim desfará a sepultura aos que pecaram.
Jó 24:19), Versão Brasileira).
Um lugar de tristeza.
 (Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam, Salmos 18:5Sal. 18:5 Versão Brasileira).
 Era um lugar do qual aparentemente ninguém voltava.
(Jo 7:9, Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir,  Versão Brasileira).
 O Sheol, não desfrutando do brilho da pessoa de Cristo ressuscitado, é um lugar sombrio que inspira receio, e, por conseguinte, alguns dos santos do Antigo Testamento receavam ir para esse lugar como a criança receia entrar num quarto escuro, e também os humanos em certo sentido hoje.
 (Vide o Sal. 88 e Isa. 38).
 Sehol era habitado tanto pelos justos e também pelos que não foram salvos.
(Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! 
Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
 Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse. Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai, Jó 14:13, Sal. 88:3; Gên. 37:34,35).
 Como  também pelos que praticam o mal.
 (Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. 
Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura, Provérbios 5:3-5,Sal. 31:17). 
Do caso do rico e Lázaro concluí-se que havia na verdade, duas seções no Sheol,(um lugar de sofrimento para os ímpios.
(E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: 
Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 
Disse, porém, Abraão: 
Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males, e agora este é consolado e tu atormentado, Lucas 16:23-25 ).
E outro para os justos, um lugar de descanso e conforto (Luc. 16:25 verso citado). 
Contudo, os santos do Antigo Testamento não estavam sem esperança já mais, eles aguardam a ressurreição de Jesus. 
O Santo de Deus, o Messias, desceria tão logo fosse morto ao Sheol, e o povo de Deus seria redimido do Sheol conforme. 
 ( Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)
Salmos 16:10 , Salmos 49:15; Versão Brasileira.)
Essas são profecias que cumpriu-se quando Cristo, após sua morte, desceu ao mundo inferior dos espíritos dos finados .
(Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: 
Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso, Mateus 12:40, Luc. 23:42,43).
Foi aqui que Ele libertou do Sheol os santos do Antigo Testamento, levando-os consigo para o Paraíso celestial. 
(Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto Ele subiu e que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Efésios 4:8-10 Efés. 4:8- 10.) 
Essa passagem nos faz entender, que houve uma mudança nesse mundo dos espíritos desencarnados, e que o lugar ocupado pelos que foram agraciados por Deus no anti ressurreição, que aguardam foiram trasladado para as regiões celestiais. 
 (Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu, Efésios 4:8, 2Cor. 12:2.).
Desde então, os espíritos dos que são salvos no pós morte, sobem para o céu e os espíritos dos que não erdadam a vida eterna, descem para a condenação. 
(E deu o mar os mortos que nele havia, e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia, e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, Apocalipse 20:13,14).
 Outras passagens do ensino do Antigo Testamento sobre a vida futura são as seguintes: 
 1) A frase "congregado ao seu povo" (Gên. 25:8) ou "aos pais", usada por Abraão, Moisés, Arão e Davi, deve referir-se à existência consciente após a morte e ao sepultamento, pois esses homens não foram enterrados nos túmulos ancestrais. 
2) As trasladações de Enoque e Elias provam com certeza a existência duma vida futura de felicidade na presença de Deus. 
 3) As palavras de Cristo em Mat. 22:32 representam meramente uma forte expressão da própria crença dos judeus. De outra forma nenhuma influência teriam sobre os ouvintes.
4) A doutrina da ressurreição dentre os mortos é claramente exposta no Antigo Testamento. (Jo 19:26; Dan. 12:1,2.) 
5) Quando Jacó disse: "Com choro hei de descer ao meu filho até a sepultura" 
Em todas essas referências, deve o leitor fazer o confronto das versões de Almeida e Brasileira. (Nota do Tradutor). (literalmente "Sheol", e assim traduzida na Versão Brasileira.
Em (Gên. 37:35), de maneira nenhuma ele se referia à sepultura literal, pois ele supunha que o corpo de José teria sido devorado por uma fera. 
 2. Ensino do Novo Testamento. 
 O Novo Testamento reconhece a existência no pós morte, na qual a vida espiritual continua sob novas e melhores condições. 
 Entrar nessa vida é o supremo alvo do homem. 
(E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Marcos 9:43).
Aceitando a salvação que o próprio Cristo oferece, o humano já na vida presente hoje  passa da morte para a vida conforme. 
(Aquele que crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece, João 3:36).
Isso, entretanto, é somente o começo pois a sua plenitude pertence à existência que começa com a "ressurreição da vida". 
(E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:29 João 5:29).
Existe uma vida que virá a qual é eterna 
(Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir, 1 Timóteo 4:8).
 Essa vida agora está oculta, mas se manifestará quando Cristo, que é nossa vida, aparecer.
 (Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória, Colossenses 3:4).
Cristo dará a coroa da vida prometida àqueles que o amam 
(Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam, Tiago 1:12). 
Mesmo o estado atual dos que faleceram crendo em Cristo e tendo sido batizado, é algo melhor do que a presente vida Nele 
(Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho, Filipenses 1:21 Fil. 1:21). 
Mas a plenitude de vida, qual é a terra da Promissão, e o seu direito de primogenitura como filhos de Deus, serão revelados na volta de Cristo. 
(E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo,  Romanos 8:17 , Gálatas, 4:7). 
A morte física não pode interromper a comunhão entre o ser humano que creu no evangelho e foi batizado, e seu Senhor. 
"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (João 11:25,26). 
Com essas palavras Jesus assegurou a Marta e Maria que seu irmão não havia perecido, mas estava seguro tranquilo.
 O que Jesus quis dizer foi o seguinte: 
 "Eu amava muito o vosso irmão e com ele tive muita comunhão. 
Compreendendo quem eu sou, lembrando o meu poder, pensais que eu permitiria à morte interromper essa comunhão?
A comunhão que para nós ambos era uma grande delicia?"
 Existem muitos argumentos formais a favor da imortalidade. 
Mais do que a lógica fria, o que mais satisfaz é justamente saber que estamos em comunhão com Deus e com o seu Cristo. Vamos imaginar o caso dum ser humano fiel que durante muitos anos gozou de preciosa comunhão com o Filho de Deus, ouviu sua voz e sentiu sua presença sempre?
Agora quando o humano está prostrado no leito de morte ouviremos então o Filho de Deus dizer-lhe: "Andamos juntos, gozamos de doce comunhão, mas chegou a hora do eterno adeus"? 
Não.
 Assim não aconteceria! 
Aqueles que estão "em Cristo" 
(Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor, 1 Tessalonicenses 4:14-17).
Não podem ser separados dele nem pela vida e nem pela morte.
(Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor, Romanos 8:38,39).
Para aquele que viveu conscientemente na presença de Cristo, ser separado de Cristo pela morte é coisa impossível isso não acontecerá. 
Para aqueles que estão unidos pelo amor de Deus, é inconcebível separar-se desse amor para entrar num estado do nada e desolação extirpação. 
Cristo diz a todos os humanos que aceitam o evangelho: 
 "Está Lázaro, está alguém, unido a mim? 
Ele confia em minha pessoa? 
Tudo que sou e todo o poder está em mim reside em operarão em sua vida. 
Teu irmão está unido a mim pelos laços da confiança e do amor, e visto que eu sou a Ressurreição e a Vida, esse poder operará nele." 

Um Estudo Sobre Judas o Scariotes.

Mateus 27.3-10 registra o remorso de Judas, por ter traído Jesus, entregando-o às autoridades judaicas. De início, ele tentou devolver as trinta moedas de prata que lhe haviam sido pagas, para que conduzisse a multidão ao Getsêmane, onde Jesus foi preso.

Mateus 27.3-10 registra o remorso de Judas, por ter traído Jesus, entregando-o às autoridades judaicas. De início, ele tentou devolver as trinta moedas de prata que lhe haviam sido pagas, para que conduzisse a multidão ao Getsêmane, onde Jesus foi preso. 
Mas os sacerdotes e oficiais do templo recusaram-se a aceitar de volta esse dinheiro, visto ser preço de sangue e, portanto, inadequado como oferta para Deus.
 Então Judas atirou a sacola com as moedas no chão da tesouraria do templo, saiu da cidade e foi se enforcar, "enforcou-se".
 (apēnxato ,o tempo do verbo e a, terceira pessoa do singular de apanchō, verbo usado com esse significado específico a partir do século V a.C). 
Isso estabelece o fato de que ele amarrou uma corda ao pescoço e saltou do galho da árvore onde colocara a outra extremidade da corda. 
 Em Atos 1.18, o apóstolo Pedro lembra aos demais discípulos do fim vergonhoso de Judas, e da vacância que surgiu na fileira dos doze. 
Outro deveria tomar seu lugar e preencher a vaga. 
E Pedro diz-nos seguinte: 
"Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo [chōrion]. 
Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e todas as suas entranhas se derramaram". 
(Isso pode significar que Judas já havia combinado com o dono do campo que ele desejava adquiri-lo com o dinheiro da traição,  ou como parece bem mais provável neste contexto Pedro estava falando com ironia, declarando que Judas comprou um pedaço de terra, é verdade, mas em um cemitério [chōrion pode significar "campo" ou "cemitério"], isto é, aquele em que seu corpo sem vida caiu.)
 Atos 1.18 prossegue dizendo: "
... Ali caiu de cabeça; 
Seu corpo partiu-se ao meio, e suas vísceras se derramaram sobnre o chão". 
O texto indica que a árvore à qual Judas se pendurara ficava à beira de um precipício. 
Se o galho ao qual ele se amarrara e do qual saltara estivesse seco provaelmente, e muitos apresentam esse tipo de problema, encaixam-se nesta descrição em nossos dias perigosamente à beira de um precipício que a tradição identifica como sendo o lugar onde Judas morreu, bastaria o peso do corpo e o impacto forte da queda para que o galho se partisse e o corpo de Judas se precipitasse para o fundo do abismo. 
Há indicação de que houve forte ventania à hora da morte de Jesus, que teria rasgado o véu do templo de alto a baixo (Mt 27.51) e teria ajudado a romper também o galho onde Judas se enforcara. 
Tal tempestade provavelmente foi acompanhada por um terremoto que estraçalhou grandes rochas, seguido de trovões estrondosos, que normalmente acompanham os períodos prolongados de acúmulo de nuvens e escuridão (Mt 27.45). 
As condições eram perfeitas para um suicídio que se iniciara por enforcamento e terminou com um horrendo despedaçamento de cadáver, ao despencar no fundo do precipício.
Isso se deu porque ele não se arrependeu.

O Batismo De João E o Batismo Cristão / O BATISMO DE JESUS Marcos 1.9



O BATISMO DE JESUS Marcos  1.9.
E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galileia, foi batizado por João, no Jordão.
 Há continuidade entre o batismo de João para o arrependimento .
(Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados, Marcos 1.4) e o batismo em nome da trindade, instituído por Jesus 
(E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
19 Mt 28. 19. 
Ambos eram símbolos de purificação e visavam à remissão de pecados. 
(Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.  E disse-lhes Pedro: 
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo, Atos 2:38, Marcos 1.4). 
Porém não eram idênticos, não eram iguais absplutamente.
 Os que foram batizados por João necessitavam também do batismo cristão?
Sim.
(Mas Paulo disse: 
Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus, Atos 19:4,5).
O batismo cristão é um sinal de iniciação que indica o relacionamento do humano convertido com Cristo, que já veio.
 O batismo de João foi um rito preparatório, significando preparação para a vinda do Cristo e seu juízo sobre o pecado que viria.
E retirou-se Jesus com os seus discípulos para o mar, e seguia-o uma grande multidão da Galiléia e da Judéia,
E de Jerusalém, e da Idumeia, e de além do Jordão, e de perto de Tiro e de Sidom, uma grande multidão que, ouvindo quão grandes coisas fazia, vinha ter com ele. E ele disse aos seus discípulos que lhe tivessem sempre pronto um barquinho junto dele, por causa da multidão, para que o não oprimisse.
Porque tinha curado a muitos, de tal maneira que todos quantos tinham algum mal se arrojavam sobre ele, para lhe tocarem. 
E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: 
Tu és o Filho de Deus.
E ele os ameaçava muito, para que não o manifestassem. 
Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: 
Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.
E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. 
E a multidão o interrogava, dizendo: 
Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: 
Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: 
Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: 
Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: 
E nós que faremos? 
E ele lhes disse: 
A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.
E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo.
Respondeu João a todos, dizendo: 
Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; 
Esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Ele tem a pá na sua mão, e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.
Mas Paulo disse: 
Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo, Marcos 3:7-1, Lucas 3:7-18, Atos 19:4.
 Jesus insistiu com João, seu primo, que o batizasse, passando por cima dos protestos de João.
 ( Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: 
Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu, Mateus 3:13-15 Mt 3.13-15)
Porque Jesus foi batizado?
Em seu papel de Messias, nascido sob a lei . 
(Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4:4,5).
Jesus tinha de submeter-se a todas as exigências da lei de Deus para Israel e identificar-se com aqueles cujos pecados ele tinha vindo carregar. 
Seu batismo anunciou que ele viera para tomar o lugar dos pecadores que estam sujeito ao juízo de Deus. 
Nesse sentido é que ele foi batizado por João para "cumprir toda a justiça".
No batismo de Cristo houve uma manifestação da Trindade.
O Pai falou lá do céu, e uma pomba desceu como um sinal da unção do Espírito. 
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, Mateus 3:16,17.
A significação da pomba descendo e parrnanecendo não foi que Jesus estava sendo enchido com o Espfrito pela primeira vez mas significava que ele estava sendo marcado como Aquele que tinha o Espírito e que batizaria com o Espírito (Jo 1.32-33) e, desse modo, era inauguranda a era do Espírito, que foi o cumprimento das esperanças para Israel (Lc 4.1, 14, 18-21 ). 

O Arrebatamento da Igreja.

Desde que o nosso Senhor prometeu aos primeiros cristãos que Ele voltaria à casa de Seu Pai para lhes preparar um lugar e que voltaria e os receberia para Si mesmo, para que onde Ele estivesse, seus discípulos também estivessem (João 14.3), os crentes têm aguardado ansiosamente ser arrebatados ou transladados em vez de verem a morte. Em 1 Coríntios 15, Paulo escreveu: 
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos (referindo-se à morte dos cristãos), mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos (v v. 51 e 52). 
Como veremos mais adiante, esse evento é chamado de “mistério”, arrebatamento, ou de “a bendita esperança” da igreja (Tito 2.13).
A EXPECTATIVA DA VOLTA DE CRISTO NO PRIMEIRO SÉCULO JÁ ERA GRANDE.
A bendita esperança que motivava a igreja do primeiro século era a volta iminente ou a súbita e inesperada.
Os apóstolos de Cristo aguardavam a  qualquer de todo o coração que Cristo  voltasse para Sua igreja durante os seus dias.
A bendita esperança que motivava os membros da igreja do primeiro século era a volta iminente súbita e inesperada do Senhor Jesus Cristo a qualquer momento.
As Escrituras indicam que algumas pessoas em Tessalônica ficaram perturbadas porque alguém afirmou que o dia indicado pelo Senhor já havia passado e que eles haviam sido esquecidos de alguma maneira para trás. 
A resposta de Paulo está em 1 e 2 Tessalonicenses e isso deu mais ímpeto à crença no retorno iminente de Cristo do que qualquer outra passagem bíblica sobre o assunto. 
A maioria dos cristãos do primeiro século acreditavam fervorosamente na vinda de Cristo, já naqueles dias, e eles eram movidos pela paixão de compartilhar sua fé com os outros.
 Como podemos ver em 1 Tessalonicenses 1.6-10: 
“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar cousa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.” 
Embora a igreja dos primeiros três séculos não usasse a palavra arrebatamento para descrever essa ressurreição dos crentes que já haviam morrido e o translado dos cristãos vivos, ela esperava ansiosamente o evento. 
Mesmo durante a Idade das Trevas, quando a interpretação literal da Bíblia foi ofuscada, alguns ainda aguardavam o arrebatamento da igreja. 
Mais tarde, os santos cristãos, tais como, Hugh Latimer (queimado na estaca, em 1555, por causa de sua fé) que expressava sua segurança no arrebatamento: 
“Talvez aconteça em nossos dias, como já sou velho, ou nos dias de meus filhos... os santos ‘serão arrebatados ao encontro com o Senhor Jesus Cristo nos ares’ e depois dos sete anos da grande Tribulação, voltarão com Ele novamente”.  Desde os tempos de Latimer, a Bíblia tem sido traduzida em muitas línguas.
“Talvez aconteça em nossos dias, como já sou velho, ou nos dias de meus filhos... os santos ‘serão arrebatados ao encontro com o Senhor Jesus Cristo nos ares’ e depois dos sete anos da grande Tribulação, voltarão com Ele novamente”.
 Desde os tempos de Latimer, a Bíblia tem sido traduzida em muitas línguas. 
Onde quer que se vá, essa expectativa do arrebatamento da igreja para estar com Cristo tem-se tornado a esperança de todos.
 A esperança desse acontecimento tem tido uma tremenda influência sobre a igreja durante os dois últimos séculos, à medida que milhões de cristãos têm aceitado a mensagem do evangelho.
Os cristãos modernos conhecem esse evento como  aquele momento em que, “num abrir e fechar de olhos”, Cristo dará a ordem do céu e “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4.16, 17)
A palavra grega para “arrebatados” é harpa" o, que significa “apanhar para cima” ou “agarrar”. 
A palavra arrebatamento não aparece no Novo Testamento grego, porque é uma palavra latina. 
 Aqueles que traduziram o Novo Testamento grego para o latim usaram a palavra arrebatamento para descrever este “agarrar” ou “levantar rápido” porque sugere uma exaltação de alegria o que não é o caso quando uma pessoa é levada por sequestrador ou por alguém que planeja fazer o mal contra o outro. 
Já falei nas postages anteriores, mas vou repetir, a volta de Jesus terá duas fases.
Quando as mais de 300 referências bíblicas sobre a segunda vinda de Cristo são cuidadosamente examinadas, fica evidente que há duas fases para esse retorno. 
Essas passagens contêm muitíssimos atos em conflito em relação à volta de Cristo, para serem combinadas em uma única vinda  vejamos:
Como sabemos que não há contradições na Palavra de Deus, nosso Senhor deve estar querendo nos Mostraremos algumas coisa aqui. 
A maioria dos eruditos que consideram a Bíblia literalmente, sempre que possível, acredita que Ele está falando de uma “vinda” em duas fases. 
Primeiro, Ele virá de repente, nos ares, para arrebatar Sua igreja e levar os crentes para a casa de Seu Pai, em cumprimento a Sua promessa em João 14.1-3. 
No céu, os que foram arrebatados vão comparecer diante do trono de Cristo (2 Coríntios 5.8-10) e participar da ceia das bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.1-10). 
  Depois Jesus concluirá a segunda vinda ao voltar à terra, novamente gloriosamente, aos olhos de todos, em grande poder, para estabelecer o Seu Reino Milenar.

Onde Estará a Igreja No Milênio Reino Terrestre De Jesus? Quem Reinará Com Cristo No Milênio?

A vida futura dos das pessoas que crerem no Evangelho de Jesus, será em corpos glorificados que refletirão a imagem de Deus!  Primeiro falaremos sobre o estado, e depois sobre a posição da Igreja durante o Milênio. A posição futura da Igreja é descrita na Bíblia com tanta clareza que não deixa dúvidas.

A vida futura dos das pessoas que crerem no Evangelho de Jesus, e foram batizados, será em corpos glorificados que refletirão a imagem de Deus! 
Primeiro falaremos sobre o estado, e depois sobre a posição da Igreja durante o Milênio. 
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum, Isaías 65:17-25
A posição futura da Igreja é descrita na Bíblia com tanta clareza que não deixa dúvidas. 
Notemos o que diz Apostolo Paulo ao escrever aos Romanos: 
 "O Deus de paz em breve esmagará Satanás debaixo de vossos pés", Rm 16.20. 
O texto não insinua que é cobra, pois aqui o sentido é espiritual. Como sabemos, Satanás é um espírito. 
Há, portanto, necessidade de corpos espirituais para realizar o seu esmagamento. 
Deus, no Éden, prometeu à mulher que a sua semente esmagaria a cabeça da serpente. 
Cristo, portanto, dará autoridade, em tempo próprio e oportuno, para que seja efetuada essa operação que levará a completar vitória espiritual da semente da mulher que é Jesus e nós humanos a imagem de Deus. 
- Quando?
 - Perguntará alguém. 
- Quando a morte for tragada na vitória juntamente com aquele que tinha o poder da morte.
 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, (nós que somos mortais) também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, Hebreus 2:14.
Satanás será esmagado, por autoridade divina, debaixo dos pés dos santos. Nesse tempo, os que fizeram parte da igreja do Senhor Jesus terão passado de um lado para o outro, isto é, da posição material ou física para a espiritual, com corpos glorificados, como os dos anjos.
Porque na ressurreição nem se casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu, Mateus 22:30.
A primeira parte da pergunta é: 
Como estará a Igreja no Milênio? 
Naturalmente se fala do estado espiritual da Igreja, pois nesse tempo já se teremos sido ressuscitados todos os santos que dormiam e os que estavam vivos por ocasião da volta de Cristo.
Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: 
Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras, 1 Tessalonicenses 4:12-18.
Em todos os textos bíblicos que se referem a esse estado espiritual, é revelado como um período glorioso. 
 Havia uma grande dúvida nos primeiros membros da igreja, com respeito ao corpo depois da ressurreição dos mortos. Então Paulo, os instruiu dizendo: 
"Insensatos!
O que se semeia nã o é vivificado se primeiro não morrer... 
Assim também na ressurreição dos mortos. 
Semeia-se o corpo em corrupção (sujeito a decomposição), ressuscitará em incorrupção (não mais sujeito a decomposição); semeia-se em vileza (coisa vil), ressuscitará em glória".
Mas alguém dirá: 
Como ressuscitarão os mortos? 
E com que corpo virão?
Insensatos!
O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas, porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. 
Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual, 1 Coríntios 15:35-44.
Logo depois da ressurreição e da volta de jesus, receberemos um corpo glorificado, espiritual, não mais sujeito às necessidades fí sicas. Tipo, fome, sede, cansaço, plantar e gozar dos frutos, tudo essas coisas são terrenas, pertence ao corpo material, a esta vida.
Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre ele, Apocalipse 7:16.
 Fala dos mártires na glória, isto é, dos que morreram durante a Grande Tribulação depois do arrebatamento da igreja.
Eles não mais necessitaram das coisas materiais. Só que estão lá. 
Perguntará alguém: 
Mas como é que Jesus comeu depois da ressurreição? 
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: 
Vinde, comei. 
E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: 
Quem és tu? 
Sabendo que era o Senhor. 
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe, João 21:10-13
Respondemos: 
Ele fez isso para tirar as dúvidas dos seus discípulos, e a comida se desintegrou ao entrar o corpo glorificado do mestre, e para provar que Ele não era um espírito, mas que era Ele mesmo, embora em corpo de ressurreição.
Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Romanos 1:4.
Ainda cabe outra pergunta: 
Onde estão os corpos de Elias, Enoque e Moisés? . . .
Como sabemos, esses servos de Deus tiveram experiências especiais em suas vidas. 
Elias e Enoque foram elevados ao céu vivos. 
Quanto a Moisés, embora esteja registrado que ele morreu, sabemos que seu corpo desapareceu pelo poder de Deus, não foi encontrado;
Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
E o sepultou em um vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura, Judas 1:9, Deuteronômio 34:5,6.
O certo é que dois deles apareceram com corpos glorificados no monte da transfiguração, e falaram com Jesus;
E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias. Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém, Lc 9.30,31. 
Da transfiguração se vê que Moisés e Elias não estavam sujeitos às limitações físicas. 
Assim também, depois da ressurreição e da Volta de Jesus, os componentes da Igreja não estarão sujeitos a essas limitações. 
Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu.
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito 2 Coríntios 5:1-5.
Se receberemos uma habitação que é do céu, no arrebatamento da igreja, não voltaremos para este globo terráqueo, para vivermos sujeitos à matéria, à decomposição, às fadigas, enfim, a tudo o que se relacione com esta vida.
 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor, Fl 3.20; lTs 4.15-17. 
Por enquanto essa vida está vedada, oculta, mas um dia há de manifestar-se gloriosamente.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria, Colossenses 3:1-5.
 Quando formos os habitantes da cidade de Deus,
 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre, Ap 22.5. 
 Em todas as passagens que se referem à Igreja no Milênio, notamos, em glória, glorificados e em lugares sublimes com o Senhor. 
Naturalmente isso se refere ao estado da Igreja naquela época. 
Materializar esse estado seria confundir o assunto. 
Há os que misturam os que estão em corpos físicos ainda na terra com os que estão glorificados com o Senhor. 
O certo é que, nesse estado, seremos como os anjos nos céus, como já dissemos anteriormente Mt 22.30. Poderia perguntar-se ainda: 
Para que esses vão receber terra e plantar, como está escrito: 
"Os mansos herdarão a terra".
 Mt 5.5; SI 37.11, bem-aventurados-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
Herdarão a terra. 
O reino messiânico depois do milênio terreno, a terra será destruída como afirma Pedro, e reformulada para aquelers que não pertenceram a igreja.
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
E vi um novo céu, e uma nova terra. 
Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido, 2 Pedro 3:11-13, Apocalipse 21:1,2.
João viu a morada dos que pertenceram a igreja na nova jerusalem, e dos que não subiram no arrebatamento da igreja, e nem adoraram a besta e nem receberam o carimbo na testa ou na mão. 
E também a nação de Israel que não fez parte da igreja.
Eles morarão no novo na nova terra. 
Quem são estas nações que andarão à luz da Cidade Santa, e quem são os reis da terra que trarão sua glória para ela? 
Govett  teólogo, provavelmente está certo ao dizer: 
“Por ‘reis da terra’ entendamos os reis das nações. 
Assim como as nações foram agora transferidas para o novo mundo, também têm reis. 
Subordinação à hierarquia é uma parte do esquema permanente de Deus para a eternidade. 
Eles são chamados de ‘reis da terra’ para distingui-los dos reis da cidade. 
Pois há duas categorias de reis na verdade: 
Aqueles que foram feitos reis e sacerdotes diante de Deus mediante o sangue de Jesus, que ressuscitaram dos mortos e habitam com Deus.
E aqueles que são homens na carne, e vivem entre as nações fora da metrópole a cidade santa.
 Os cidadãos são reis dos reis e ‘reinarão para todo o sempre’ (22:5). 
Os reis das nações, então, sentindo a sua inferioridade, e desejosos de comparecer à presença de Deus e seus servos ressuscitados, trazem presentes”. 
Acho que essa é a interpretação mais viavel para os mansos ue herdarão a terra restabelecida.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos, Apocalipse 20:4.
Notemos que esses não fizeram parte da igreja, mas não adoraram a besta e morreram por causa disso. Eles ressuscitaram para participar do reino de Cristo como todos os demais, mas nã moram na cidade santa.
Estarão a serviço do Reino De Cristo Terreno.
Veja que está escrito na revelação de João que viu novos céus e nova terra.  
Mas podemos confirmar então que esses mansos são os que não usaram os recursos humanos, mas se entregaram inteiramente à vontade do Senhor, os que não vindicaram para si os direitos com força bruta, mas esperaram e alcançaram as promessas de Deus, e muitos morreram, ver Dn 12.12. 
A promessa é esta de Cristo é essa na sua vinda: 
"Na casa de meu Pai há muitas moradas..." 
Ali há riqueza e gozo espirituais. 
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, Efésios 1:18.
 Como sabemos, os discípulos estavam sempre interessados no reino material de Cristo e, por isso, perguntavam: 
Quem será o maior?
Quem iria assentar-se ao lado de Jesus no reino? 
Quando seria estabelecido o reino, etc, Mc 10.35; Lc 22.24; At. 1.6. 
O Senhor explicou-lhes bem a questão e levou-os a pensar mais no sentido espiritual, pois que tudo estava determinado pelo Pai. 
 Essa questão de pensar ser alguma coisa no reino de Cristo tem, realmente, preocupado muita gente. Alguns já estabeleceram até os lugares onde irão residir e quais serão as suas ocupações no Milênio de Cristo.
Tudo é pura invencionice. 
Os que vão passar pela Grande Tribulação e entrar no reino milenar gozarão, é certo, de grandes privilégios espirituais e também materiais no reino Milenar. 
Segundo a revelação da Palavra, os santos que hão de ser arrebatados, e os que alcançarem a ressurreição receberão corpos glorificados e estarão em glória com o Senhor na nova Jerusalém,
Está escrito: "O qual transformará o corpo da nossa humilhação", Fl 3.21. 
Nessa época até a própria criação será libertada do cativeiro para a liberdade da glória dos filhos de Deus, Rm 8.21. 
Paulo falou do despir do tabernáculo (o corpo), isto é, deixar o corpo mortal, material para revestir-se de um corpo de glória, imaterial. Assim, durante o reino milenar, os glorificados estarão com Cristo num estado espiritual. Está escrito: 
"Vede quão grande amor o Pai nos tem mostrado, para que fôssemos chamados filhos de Deus e agora o somos... e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Sabemos que quando Ele (Jesus) se manifestar, seremos semelhantes a Ele", I Jo 3.1-3.
 A Palavra de Deus descreve a vida futura dos crentes como translúcida, em corpos glorificados que refletem a imagem de Deus. 
Nesse estado, não necessitam de alimentação nem de roupa. Elias, ao subir, deixou suas vestes materiais para revestir-se das espirituais. Assim também a Igreja de Cristo. 
Do mesmo modo a Igreja de Cristo num corpo glorioso, num estado de bem-aventurança espiritual nã o necessitará das coisas materiais. 
Convém permanecermos firmes na fé e no amor de Deus, porque muitos serão enquadrados em   
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro, Mt 5.8; Hb 12.14; Ap 22.14; Mt 24.40. 
Não demorará esse glorioso dia, o dia da Igreja de Cristo em sua excelsa glória. Glória a Deus nas alturas! Passaremos à segunda etapa da pergunta.
Onde estará a Igreja de Cristo durante o Milênio? 
Em parte, já a temos respondido, mas vamos afirmar com toda a certeza.
 A Igreja estará com o Senhor em glória. 
Examinaremos textos em que há uma confirmação dessa promessa divina. 
Na primeira resposta falamos sobre a Jerusalém terrestre e a celeste, uma refletindo a glória de Deus e a outra recebendo a reflexão o dessa glória, Ap 21.24-27; Is 4.5,6. 
A promessa de Jesus foi que nos levaria para a casa do Pai onde - disse - há muitas moradas, Jo 14.2. 
É durante o Milênio que essa casa de Deus estará sob os céus, e da terra será vista e contemplada por causa da glória da manifestação do Senhor. Paulo, escrevendo, diz dessa casa ou cidade: 
"A nossa Pátria está nos céus...", Fl 3.20. Em Hb 11.10 diz que Abraão aguardava a cidade do Deus vivo, onde estará também a Igreja, v 23. 
O apóstolo João descreve a cidade em sua glória, beleza e grandeza espirituais. O tamanho dessa cidade excede às medidas humanas: é um astro de primeira grandeza. 
João viu que a cidade não tinha santuário, isso equivale a dizer que toda a cidade é o próprio santuário, Ap 21.22, pois Deus e o Cordeiro são o seu santuário. Também a cidade celeste não necessita de luz nem mesmo de sol, Ap 21.23. 
Entretanto na cidade terrestre haverá necessidade de luz, Is 30.26, pois haverá noite e haverá dia -fatores da vida física, Is 24.23. 
Também durante o milênio, os servos de Deus glorificados, tanto os do Antigo como os do Novo Testamento estarão servindo a Deus num corpo especial, face a face, na cidade celestial, Ap 22.4. 
Note-se que eles estarão reinando com o Senhor Jesus pelos séculos dos sé culos, ou melhor, por toda a eternidade. 
 Na Jerusalém terrestre, no entanto, ainda haverá interrupção, pois somente quando todos os povos e poderes estiverem subjugados debaixo dos pés de Cristo no seu reino Milenar, então Ele entregará o reino ao Pai, I Co 15.24. 
Isso será no fim do Milênio, quando Satanás e seus anjos serão julgados pelos santos glorificados, ICo 6.2,3. 
E nessa época que a terra passará por um grande estrondo, como nos afirma Pedro em 2Pe 3.10. 
Então uma nova era será estabelecida, com novos céus, e uma nova terra onde habitará a justiça, 2Pe 3.13; Is 65.17; Ap 21.1
 É muito perigoso misturar os assuntos, especialmente os textos bíblicos que dizem respeito ao estado físico do Milênio com o seu estado espiritual. 
Infelizmente há comentários de autores que são uma negação nesse sentido, porque fazem da vida celeste dos salvos uma espécie de paraíso terrestre, de desejos e prazeres carnais, onde se cantam músicas, onde há banquetes sucessivos. 
Mas o reino de Deus nã o é comida nem bebida, Rm 14.17. 
Paulo afirmou sempre que o verdadeiro sentido do reino de Deus não é de prazeres efêmeros. 
 No Milênio de Cristo, como notamos de vários textos bíblicos, haverá dois estados distintos. 
Um o dos crentes glorificados no esplendor da glória de Cristo, habitando na cidade celestial, estes, seus corpos não estarão sujeitos às leis fí sicas. 
O outro é o estado dos vivos que habitarão na Jerusalém terrestre. 
Paulo disse: 
"Há corpos celestes e corpos terrestres, lCo 15.40.
Assim, cada um no seu próprio corpo, Deus nos revestirá com a habitação dos céus, 2Co 5.2. 
No reinado Milenar de Cristo, não se disputarão cargos, com espírito de ambição nem de vaidade, pois os que estiverem com o Senhor no seu reino se identificarão no plano glorioso e eterno. 
Não estarão mais vivendo segundo as leis deste mundo, mas livres de qualquer paixão, Mt 20.25. Cremos que a resposta foi dada segundo a Palavra de Deus. 
Não confundamos os textos bíblicos, vendo materialmente quando o texto é espiritual ou vice-versa. 
 Também não devemos confundir quando se fala de Israel e de certas promessas aos apóstolos ligadas à nação judaica com a fala sobre a Igreja, Mt 19.27,28. 
Quando Pedro perguntou ao Senhor: 
"E nós que deixamos tudo e te seguimos, que receberemos? 
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, vos assentareis nos doze tronos de Israel (Jesus falava do trono da sua glória) para julgar as doze tribos de Israel, Mt 19,27,28. 
Aqui vemos uma promessa aos apóstolos, com referência a Israel e não a todo o povo cristão. 
 Em Ap 20.4, vemos quem se assentará em glória e poder nos tronos.
"Vi tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar." 
 Em I Co 6.2,3 diz: 
"Porventura não sabeis que os santos hão de julgar o mundo...?
 Não sabeis que julgaremos os anjos?..." 
Jesus declarou que os apóstolos haviam de julgar as doze tribos. 
Disse mais: 
"E vós tendes permanecido comigo nas minhas tentações. 
Eu vos confio domínio real, assim como o Pai o conferiu, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino", v 30. 
À luz dos textos bíblicos, comer e beber são coisas materiais, mas sabemos que no reino milenar estarão os apóstolos em corpo glorificado, não mais sujeitos à fome, sede, sono, etc. 
Naturalmente o Senhor usou essas palavras para dar força de expressão e não do sentido literal. 
 O reino de Cristo não repousa sobre o que é material. 
 Promessas materiais são as feitas aos pais, as quais o povo de Israel vai gozar: Is 11.6-10; Zc 8.3-7; Is 65.20-25. Em Mt 8.11, lemos: "... assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó... 
Isso não podemos interpretar materialmente, mas à luz de Ap 19.7-9. 
Trata-se, pois de um banquete espiritual e não material. 
Assim são muitos textos que, sendo de sentido espiritual, não podemos materializar o assunto neles contido. 
 Do mesmo modo, o que fala sobre o reino material de Israel, não podemos espiritualizar. 
Concluímos que no reino milenar, a Igreja de Cristo estará glorificada na Nova Jerusalém celeste. 

VEJA O QUE É ADORNO / Ornato / Atavio / enfeite


ADORNO: Ornato, atavio, enfeite.
O Templo, no tempo de Cristo, estava ornado de belas pedras. Calcula-se  que o Templo, construído por Salomão, foi enfeitado de 100 mil talentos  dc ouro e um milhão de talentos de 
prata, além das pedras preciosas em  abundância.
 A história desse templo  demonstra cabalmente que não se alcançam os objetos espirituais por meio de ostentação de grandeza terrestre,  Babilônia é vestida de linho 
finíssimo, de púrpura e de escarlate, adornada de ouro e pedras preciosas, Ap 18.16. 
A Nova Jerusalém é ataviada como noiva, Ap 21.2.   
Despojar-se dos atavios é sinal de humilhação, Êx 33.4-6; Is 3.18. 
O enfeite da própria pessoa foi um assunto vital na Igreja no tempo dos apóstolos, 1 Tm 2.9; 1 Pe 3.3-5. 
Figuradamente, deve-se adornar a doutrina (Tt 2.10), enfeitar “o homem escondido no coração” (1 Pe  3.4; ver Is 61.10), adorornar-se de excelência e grandeza (Jó 40.10), ornar-se com amor (Çt 3.10). 
O homem, depois de sair o espírito imundo, é casa varrida e ornamentada, Mt 12.44. 
O ensino do pai e a instrução  da mãe é diadema de graça para  a cabeça e colares para o pescoço, Pv 1.9.
 O entendimento dará diadema de graça e coroa de glória, Pv 4.9. 
O Senhor adorna os humildes de salvação, SI 149.4. A Igreja é recaniada de ouro, SI 45.13.