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A Visão Do Vale De Ossos Secos, Ezequiel 37. Baseado Na EBD Betel LIção 9 De 27/02/2022

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.  E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10.
Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo, Ezequiel 37:1,2,4,5,10. 
Hoje dia 27/02/2022, baseado da Escola Bíblica Dominical, estarei comentando esse importante texto bíblico.
Deus tem um plano divino de restauração de Israel. É bom lembrarmos que esse testo é exclusivamente para os judeus. Não tem a ver com a igreja hoje.
Esse texto provavelmente é um dos mais lidos, apesar de não ter a ver com a igreja agora no Novo Testamento.
Há aqui tantas mensagens que denunciam os pecados do povo, e a possibilidade do juízo eminente de Deus, o profeta recebeu também uma mensagem de esperança restauradora haja visto a situação que a nação se encontrava.
Assim tem sido desde o inicio da relação dos humanos com Deus, desde o início.
Deus tem sempre uma chamada ao arrependimento para restaurar a paz e a comunhão.
Mas o que Deus fará? 
Quais as suas ações para cumprir seus planos com Israel a quem Ele escolheu?
Como vimos nas lições anteriores aqui da EBD, Deus tem seus propósitos de restaurar o povo de Israel, pois o mesmo encontra-se em desacordo com o que Ele propôs desde o inicio quando chamou Abraão de Ur dos caldeus.
Ele não está se agradando do que o povo está fazendo hoje no tocante a adoração. são muitas divisões religiosas e muitos pecados cometidos contra o Senhor, vejamos;
 Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: 
Ainda que os lancei para longe entre os gentios, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes serei como um pequeno santuário, nas terras para onde forem.
Portanto, dize: 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel.
E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações. E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles, e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram, e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões.  Então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.
Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança. Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor. Para que te lembres disso, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te expiar de tudo quanto fizeste, diz o Senhor DEUS, 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Também eu tomarei um broto do topo do cedro, e o plantarei; do principal dos seus renovos cortarei o mais tenro, e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
No monte alto de Israel o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele aves de toda plumagem, à sombra dos seus ramos habitarão. Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca,  eu, o Senhor, o disse, e o fiz, Ezequiel 11:16-20, 14:11, 16:60-63, 17:22-24.
Então quando formos estudar Ezequiel 37, é importante que seja dentro desse contesto que fala da promessa da restauração da nação escolhida de Deus, principalmente sobre o que está dito no capítulo 36 versos 16 a 38, que nos da detalhes do trabalhar de Deus com Israel que visa a restauração do seu povo.
Dentre outras podemos frisar:
A) A Volta do povo das nações para a sua pátria.
B) Purificação das suas imundícies, pecados e idolatrias.
C) Dar -lhes um coração novo.
D) Dar- les um Espirito novo que é o Seu Espirito Santo.
Mas como podemos ver a nação de Israel hoje? 
Como eles se encontram?
O profeta Ezequiel revela a situação espiritual do seu povo hoje, ao longo dos seus escritos se pode ver o que ele revela.
Nessa visão Deus lhe mostra um grande vale cheio de ossos secos. 
Um Grande cemitério. 
Ele conta como uma metáfora, no verso 1,2.
essa visão que o profeta tem, e outros textos da Bíblia também revela.
Vemos então a gravidade da situação humana quando se afasta de Deus, do Deus unico e verdadeiro. Quando se permanecem afastado dos propósitos de Deus, o resultado é mesmo um desastre.
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor, Deuteronômio 6:4.
Vemos em:
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida, Gênesis 3:9-24: 
Aqui está a gravidade do pecado de Adão e Eva. 
Alguns por aí diz que foi o sexo. Mas não é verdade. Foi só desobediência mesmo. Sexo Deus já deixou o casamento instituído quando Deus criou a mulher.
Casamento significa ajuntamento, de duas de dois  seres de sexo oposta para acasalar e procriar, nada mais é do que sexo reprodutivo entre casal.  
Já ouviu  absurdos de que Deus deixaria só os dois se não tivessem pecado. Isso está em desacordo com o criador que disso multiplicai sobre a terra.
Vemos em Isaias 1.5,6 algo que retrata a depravação dos seres humanos:
Em Apocalipse 3.17, vemos a diferença entre o que achamos e a avaliação de Deus.
Os proclamadores da palavra  são profetas, ainda hoje. 
E bom deixar claro que todos os que pregam a palavra são profetas. quando você prega você esta discorrendo sobre algo que vai acontecer, então és profeta.
A mensagem do profeta é dirgida a seres humanos, como a de Ezequiel. 
O amor de deus inflama o coração do profeta para que ele avise os humanos que  ele vai fazer algo.
Desde o inicio a mensagem de Deus inclui formar um povo peculiar para sua gloria. essa mensagem era levada pelo profeta.
E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: 
Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito,  e com braço poderoso os tirou dela;
E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. 
E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.
E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.
E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;
Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.
Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação Atos 13:13-26.
Depois em Galatas na carta de paulo encontramos:
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos, Gálatas 4:4,5.
Aqui mais aqui, Deus fala que era através  de um humano que o Verbo viria habitar entre nós. Conforme encontramos em João 1.14.
assim Ezequiel sendo colocado no meio do vale andando ao redor do mesmo e profetizado, sobre algo que aos olhos natural não tinha nenhum valor.
Imagine o profeta pensando no que Deus mandou ele fazer? 
E nós o que Deus está mandando fazermos? 
Parece uma coisa idiota que não vai dar ressultado. 
Mas é assim que ele quer. 
Ele Ezequiel  era sacerdote e não poderia ater contato com cadaver, e eis que lá  estava milhares de cadáver para ele falar.
Porém foi deus quem o levou assim como com pedro 1 Pedro 2.9,10.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão, Atos 10:10-17.
Os que são salvos são vocacionados também para falar ao povo.
O poder de Deus que vai além do que imaginamos.
Deus faz a pergunta a Ezequiel:
Poderá reviver esses ossos? 
Pela lógica não,  mas ele fala só assim:
Senhor tu sabes.
Muitas vezes nós somos surpreendidos pelas cousas que Deus faz em nossas vidas. Deus falou a jeremias, 32.27: 
Seria alguma coisa maravilhosa de mais para mim?
É obvio que não.
O anjo disse a maria:
Para Deus nada é impossível.
Agora estava revelando a Ezequiel que seu poder irá restaurar a nação de Israel mesmo que ela esteja espalhada pelos quatro cantos da terra.
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido, Jó 42:2.
Após  ter revelado ao profeta o verdadeiro estado do povo, agora Ele pergunta:
Poderão viver esses ossos? Ez.37.3.  . . Ele só diz: Tu o sabes. 
Seus ossos secos sem esperanças e aniquilados Ez 37.11.
Mas a manifestação do poder de Deus surpreende tando os qur não tem esperanças como os que são esperançosos. ele é poderoso para fazer além daquilo que imaginamos ou esperamos, Efésios 3.20. 
Dentre tantas lições que se pode extrair de Ez. 37, temos uma em especial:
Não permitamos que situações além de nosso controle, ou de nossa linha de raciocínio possam abafar a nossa fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Qual foi a ordem que o profeta recebeu?
Anunciar a palavra de Deus:
dize-lhes: Ouvi a palavra do Senhor Ez 37.4.
F.F Bruce (1910-1990) foi um teólogo escocês formado pelas universidades de Aberdeen, Cambridge e Viena, comenta:
A congregação menos promissora, e que qualquer pregador já tenha pregado, a ideia ecoa nas palavras como as do senhor Jesus:
Os mortos ouvirão a Sua voz e os que a ouvirem viverão  João 5.25.
Agora hoje com tantos desafios a ordem é a mesma, que preguemos a palavra a tem e fora de tempo 2 Timóteo 4.2,5, e que façamos a obra como um Evangelista e prossigamos no poder do Espirito. 
Ezequiel apresenta um senário desolador sobre o que ocorria com Israel. Os ossos secos no vale, e em seguida descreve a mudança.
Essa descrição nos lembra um momento da história.  A terra sem forma ae vazia gêneses 1.1,2. mas o Espirito de Deus se movia sobre as águas.
Após esse senário vem a frase: 
(Deus disse).
O Espírito estava pronto para proporcionar a avida a terra, e isso aconteceria a partir da apalavra de Deus.
A obra da restauração de Israel ixluido a vivificação para uma avida nova iria acontecer, Ele disse que abriria a sepulturas onde eles estavam, e faria seu povo sair delas e passariam a ver um novo tempo.
Essa nova época inclui a vida de abundancia e segurança entre os povos.
Uma vida de acordo com a vontade de Deus.
Encontramos em vários lugares da bíblia a expressão.
(Povo De Deus), aqui em Ezequiel 36 e 37.
Deus ainda quer ter um povo para o seu nome, apesar de eles estarem quase extintos entre asa naçoes da aterra).
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome, Atos 15:14.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios, Êxodo 6:7.
Deus está chamando pessoas de todas as nações e etnias para compor esse povo. 
São como ossos secos, porque não tem o brilho de Deus.
Vemos no Novo Testamento Revelado isso.
Mas voz sois a geração eleita, o sacerdocio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia, 1 Pedro 2:9,10.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus, Apocalipse 21:3.
Quando estamos em cristo passamos por essa experiência de ser um povo escolhido de Deus 
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo, Efésios 2:11,12.
Tal façanha de ser povo de Deus envolve algumas verdades tais como; exclusividade e comprometimento.
O profeta falou que o povo restaurado seria fiel as suas leis e princípios. 
E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão, Ezequiel 37:24.
Isso não quer dizer que é uma nova revelação da palavra. 
Após a saída ado Egito antes de entrar na terra prometida elas foram orientados a viverem de acordo com a vontade de Deus.
Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor, Levítico 18:1-5.
Quando veio Jesus  Ele explicou sobre a importância de se praticar a palavra de Deus.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda, Mateus 7:24-27.
Por isso a restauração envolve um novo coração e a habitação do Espirito Santo.
A restauração aponta para um testemunho de todas as nações acerca de Deus.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.
E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos, Ezequiel 36:21-23.
Diz nota da Bíblia missionaria de estudo.
Assim como a escolha de Israel foi por amor:
Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;
Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.
Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.
E retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará.
Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.
Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;
E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te.
Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril entre ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.
Pois consumirás a todos os povos que te der o Senhor teu Deus; os teus olhos não os poupará; e não servirás a seus deuses, pois isto te seria por laço, Deuteronômio 7:6-16.
E também pela honra de Seu nome, a restauração de Israel também se dá por zelo no Seu nome.
E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto.
Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.
E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.
E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do Senhor, e saíram da sua terra.
Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi, Ezequiel 36:16-21.
A missão da igreja acima de tudo é proclamar a glória de Deus. O testemunho da igreja eqivale como sal da terra e luz do mundo, assim deus é glorificado.


 

Sintetizando O Livro De Apocalipse

Interpretação do apocalipse. Estudos no livro de apocalipse.

 
Apocalipse 1.1-8 1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
João, às sete igrejas que estão na Ásia: 
Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono. 
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. 
Amém!
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. 
Sim! Amém!
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.  
O Apocalipse é um dos livros mais belos e fascinantes do Novo Testamento.
Através de seus símbolos e figuras, mostra-nos Jesus como serão os últimos dias da humanidade sobre a terra. 
 Se no Gênesis tudo é começo, no Apocalipse mostra nos o fim. 
Uma consumação, porém, que recomeça com a Nova Jerusalém desce dos céus "ataviada como noiva adornada para o seu esposo". 
Neste post, estudaremos o último livro das Sagradas Escrituras. 
Deleite-se, pois, desde já, nas consolações que nos traz a Escatologia Cristã. 
Estámos você preparado para as Bodas do Cordeiro? 
 Então, que a nossa súplica seja: 
 "Ora vem, Senhor Jesus". 
Apocalipse, o único livro profético do NT. Embora haja profecias em quase todos os livros do Novo Testamento, somente o Apocalipse pode ser considerado um documento rigorosamente profético. 
Aliás, até o seu título é profético. 
Em grego, Apocalipse denota a remoção de um véu estendido sobre algo que deve e precisa ser conhecido(Apo (des) + kaliptós (coberto), urgentemente por você e por mim. 
 Quanto ao conteúdo, o Apocaliptico, é revelação. Portanto não é um livro obscuro.
Se lhe considerarmos a mensagem, é profecia. 
Enviado como carta aos seus primeiros destinatários, o livro, na verdade, é uma epístola.
Um brado de advertências e consolações . 
O Apocalipse não se limita a descortinar o futuro. 
Palavra inspirada de Deus, adverte, exorta e ensina os cristãos de todas as épocas e lugares a esperar, em ordem santa, a vinda de Jesus. 
Suas consolações no Espírito Santo são abundantes. 
Autoria do livro é de João, filho de Zebedeu,(Ap 1.1,4,9; 22.8). 
Ele também escreveu os quarto evangelho e três das sete epístolas universais. 
Em virtude de sua profundidade teológica, o apóstolo recebeu dos Pais da Igreja o título de "João, o Teólogo". 
Outra alcunha deram-lhe os antigos: João, o Divino. 
O apóstolo é conhecido igualmente como o discípulo a quem Jesus amava (jo 21.20). 
Em todas as suas obras, João sempre buscou realçar, e deixar bem patente, a divindade do Nazareno (jo 20.31).
O Apocalipse foi escrito provavelmente entre 90 e 96 d.C. 
Nessa época, imperava o cruel e desapiedado Domiciano. 
Em nada diferia ele de Nero e de Calígula, os dois mais odiados, perversos e sanguinários governantes de Roma.
João escreveu o Apocalipse em Patmos (Ap 1.9)
 Trata-se de uma pequena ilha da Grécia. 
Distando 55 quilômetros da costa sudoeste da Turquia, faz parte do arquipélago conhecido como Dodecaneso. 
Sua área total é de 34,6 km2 e sua população, hoje, gira em torno de três mil habitantes.
Patmos acha-se dividida em duas partes quase iguais: uma no lado norte e outra na banda do sul, ligadas por uma estreita faixa de terra. 
De vegetação modesta, a ilha é caracterizada por montes relativamente baixos, o mais elevado é o Profitis Mias com 269 metros. 
O lugar era utilizado como reclusão para os inimigos do Império Romano.
"O livro [Apocalipse] informa-nos ter sido esta a revelação de Jesus Cristo dada a João enquanto era
prisioneiro na Ilha de Patmos. 
Sua mensagem foi inicialmente direcionada às sete igrejas da Ásia." Stanley M. Horton"
 O próprio autor declina o tema do Apocalipse: 
"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer" (Ap 1.1). 
"Composto por uma série de visões, imagens, símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus e a sua vitória final sobre o império das trevas. 
E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças" (Dicionário de Profecia Bíblica, CPAD). 
Assim é distribuído o conteúdo do livro: 
1) "As coisas que tens visto": a visão do Cristo glorificado no meio dos sete candelabros (cap. 1); 
2) "As que são": as cartas enviadas por Jesus, por intermédio de João, às sete igrejas da Ásia Menor (caps. 2 e 3); 
 3) E as coisas "que depois destas hão de suceder": a ascensão do Anticristo, a Grande Tribulação, o Milênio, o Julgamento Final e a inauguração da Jerusalém Eterna e Celeste (caps. 4-21). 
 No Dicionário de Profecia Bíblica (CPAD), encontramos outras informações acerca da estrutura do Apocalipse: "O conteúdo do livro pode ser dividido em oito partes: 
1) As sete cartas às igrejas da Ásia Menor (1-3); 
 2) Os sete selos (4.1 a 8.1); 
3) As sete trombetas (8.2-a 1 1); 
4) As sete figuras simbólicas — a mulher vestida de sol, o dragão, o menino, a besta que saiu do mar, a besta que se levantou da terra, o Cordeiro no monte Sião e o Filho do Homem sobre a nuvem; 
5) O derramamento das sete taças (15, 16); 
6) A condenação eterna dos ímpios (17-20); 
7) As glórias da Nova Jerusalém (21-22.5); 
8) Epílogo (22.6-21)". 
 3. Objetivos do Apocalipse é;
João escreveu o Apocalipse, tendo em vista: 
1) Corrigir as distorções doutrinárias e desvios de conduta das igrejas da Ásia Menor; 
2) Consolar os santos que eram impiedosa e duramente perseguidos pelas autoridades romanas; 
3) Mostrar aos santos o que haveria de acontecer nos últimos dias; e: 
4) Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da vinda do Senhor. 
Embora tenhamos amplo acesso à Bíblia Sagrada, voltemos à liturgia da Palavra. Leiamos os profetas, ouçamos os apóstolos.
 Nesse ensejo, a leitura integral do Apocalipse, em voz alta, do púlpito de nossas igrejas, logo nos  domingos para que todos, crentes e não crentes, ouçam-no e sejam bem aventurados. 
Que ninguém venha a menosprezar o Apocalipse, alegando tratar-se de um livro difícil e enigmático. 
Se o lermos com discernimento e paciência, viremos a constatar:
A chave para a sua interpretação acha-se em suas próprias páginas. 
O Noivo jamais enviaria uma carta indecifrável à sua Amada noiva.
Você já leu o Apocalipse? 
 Abra a sua Bíblia, e ponha-se a ler, agora mesmo, este maravilhoso e fascinante o livro de Deus. 



O Que Significa Falar Línguas Dos Anjos?

O Que Significa  Falar Línguas Dos Anjos? Dons de Línguas. Línguas estranhas.

 O que significa línguas dos anjos?
 “Muito se discutem a respeito do dom de línguas na Bíblia, se ele ainda existe ainda hoje ou não. 
Um texto que nos intriga muito é 1 Coríntios 13:1, onde Paulo fala a respeito das línguas dos anjos. 
Que línguas são essas? 
Seria esse falar em línguas que vemos muitas pessoas falando nas igrejas e que não entendemos muito bem?” 
A questão do falar em línguas realmente é um tema muito polêmico, que por séculos tem provocado diversos debates.  Porém, sobre esse texto citado por Paulo, creio não haver tanta polêmica, pois é um texto onde não temos tantas dificuldades na interpretação. 
Vejamos juntos o que significa línguas dos anjos ali no texto de Paulo? 
(1) O texto que o sempre citamos é este: 
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” (1Coríntios 13:1). 
1) - A primeira coisa a se entender sobre esse texto é que a Bíblia em nenhum momento menciona que existam línguas (idiomas) especiais a serem falados pelos anjos. 
Sempre que anjos são mencionados conversando com pessoas eles falam a língua da pessoa do país, e não uma língua própria que poderia ser chamada de línguas dos anjos.
Dessa forma, afirmar que anjos falam em línguas especiais baseados única e exclusivamente no texto de Paulo é algo muito equivocado como veremos a seguir. 
2) Isso nos leva a pensar: 
O que Paulo quis dizer com línguas dos anjos? 
Seria uma revelação feita apenas a ele de que os anjos falam em línguas especiais que os seres humanos não desconheçam? 
A resposta é não! 
Uma avaliação mais amiúde do texto e contexto (regra básica da interpretação correta da Bíblia) nos revela claramente o que Paulo quis comunicar ali. 
Paulo usou uma figura de linguagem chamada hipérbole. 
O dicionário Priberan Online define essa palavra como;
 “Figura de retórica que corresponde ao exagero com efeitos enfáticos no sentido das palavras ou das frases”. 
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que "consiste na ênfase resultante do exagero deliberado, quer no sentido negativo, quer no positivo em determinado assunto que se quer expor". 
Isso significa que Paulo usou de vários “exageros” nesse texto para enfatizar seu ensino. 
Inclusive quando usou línguas dos anjos também usou de uma hipérbole. 
(3) Mas como saber que Paulo usou de hipérbole nesse texto? 
Se você observar em todo o contexto, Paulo usa de diversas hipérboles para fortalecer seu ensino. Por exemplo, vejamos algumas:
 “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência”
 (1Coríntios 13:2)
Como alguém pode conhecer todos os mistérios e toda a ciência? 
Impossível.  
Aqui temos um exagero proposital de Paulo.
Ele continua: 
“Ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (1 Coríntios 13:2). 
Você já viu alguma montanha mudar de lugar por causa de alguém que exerceu a fé? 
Óbvio que não! 
 Temos aqui também mais uma hipérbole usada por Paulo. 
“E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará” (1Coríntios 13:3). 
Aqui Paulo também trabalha a figura do exagero, já que é impossível que alguém entregue 100% de seus bens. Algo sempre a pessoa vai ter. 
Outra coisa, em sã consciência, quem irá entregar seu próprio corpo para ser queimado? 
Isso é mais uma figura de linguagem hiperbólica de Paulo. 
(4) Assim, fica evidente que nos versos de 1 a 3 de 1 Coríntios 13, Paulo usou diversas hipérboles, incluindo o termo “línguas dos anjos” como figuras de linguagem para promover o seu ensino sobre a importância do amor.
Como em todo o texto ele usa figura de retórica que corresponde ao exagero com efeitos enfáticos no sentido das palavras ou das frases”. Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem e línguagem dos anjos não existe para sentido dos humanos". Apenas línguas que são idiomas variados dados pelo o Espírito Santo para expansão do reino de Deus.  

Ilha De Patmos / Caverna de João Apóstolo.

Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo, Apocalipse 1:9

 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo, Apocalipse 1:9

Jesus, No Sermão No Monte Das Oliveiras, Disse.

Jesus, No Sermão No Monte Das Oliveiras, Disse.

Jesus, No Sermão No Monte Das Oliveiras, Disse.
É fácil compreendermos o baixo número  de habitantes que estarão na terra, quando consideramos que possivelmente meio bilhão de cristãos ou mais serão, arrebatados para o céu na volta de Jesus a terra, antes da Grande tribulação, que significa os juízos apocalípticos, incluindo crianças abaixo da idade de responsabilidade que obviamente serão transladados. 
Depois do Arrebatamento da igreja, mais da metade da população do mundo serão mortas durante 
os julgamentos dos selos e das trombetas .
(E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. 
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas, Apocalipse 6.8; 9.18).
Isso ocorrerá durante a primeira metade dos sete anos da Tribulação, uma espécie de terceira guerra mundial. Muitos mais morrerão durante as outras pragas ou julgamentos, e milhões de cristãos que não estavam aptos a subir com Cristo serão martirizados pelo Anticristo por se recusarem a adorá-lo  ou a receberem a marca da besta em suas testas ou na mão e, em seguida, há também os gentios que serão lançados no castigo eterno.
(E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna, Mateus 25:46). 
Por se recusarem a receber a Cristo durante a Grande Tribulação, eles enfrentarão o inferno.
Depois de tudo isso, poucas pessoas vão permanecer aqui no nosso planeta azul. 
Quantas? 
Impossível sabermos.
Todos aqueles que sobreviverem até o final da Grande Tribulação, e não forem lançados por Cristo no castigo eterno, serão os crentes. 
Jesus, No Sermão No Monte das Oliveiras, disse: 
“Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”.
 (Mateus 24.13 isso não se refere a igreja de hoje, mas sim os habitantes do planeta nesse tempo).
A palavra “salvo” é traduzida no texto original grego como “resgatado”, que significa que aquelas pessoas que suportarem os terríveis eventos da  Grande Tribulação serão resgatadas, se por  acaso, sobreviverem ao julgamento das nações, descrito por Jesus em Mateus 25.31-46.
Quem são os irmãos a que Cristo se refere?
No julgamento das nações, haverá três grupos diferentes de pessoas. 
Os seguidores não salvos do Anticristo, que ainda estarão vivos no final da Tribulação, chamados de  “bodes” (Mateus 25.32- 33, KJA). 
Os crentes que sobreviverem, chamados de “ovelhas” (versículos 32, 33 de Mateus 25). 
A terceira categoria são os “irmãos” (versículo 40), a quem as ovelhas ajudam. 
Aqueles a quem Jesus chama “meus pequeninos irmãos” ou “meu irmão” são os judeus que vão entrar no Milênio de Cristo como crentes. 
Tenha em mente que somente aos crentes será permitido entrar no Milênio.
Sabemos que os filhos de Israel serão reunidos novamente em sua terra, no “tempo do fim”, o que já tem começado em nossos dias (há seis milhões de judeus em Israel até o momento). Isso está escrito em Ezequiel 20.33-38. 
Ezequiel 36-37 descreve a visão do “vale... cheio de ossos”, em que os ossos vão se unindo até se levantarem como uma nação viva. 
Então, em 37.11 a identidade é citada claramente como sendo “toda a casa de Israel”. 
E nos versículos 15-28, Ezequiel prediz a união de Israel e de Judá como uma nação durante o Milênio. Em Ezequiel 11.19, podemos ver que muitos judeus irão receber o Senhor, quando Ele arrancar deles seus “corações de pedra” e colocar um “novo espírito dentro deles... um coração de carne”. 
Isso é visto também em Ezequiel 18.31. 
Quando isso vai acontecer? 
Logo depois que o Anticristo profanar o Templo em Jerusalém. 
“Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes,” (Mateus 24:15-16)
Os judeus ficarão tão desiludidos que se voltarão ao seu Messias e fugirão para os desertos de Petra, onde serão preservados de maneira sobrenatural. 
Ali, Deus irá “alimentá-los” pelos últimos três anos e meio da Tribulação. 
Esses e todos os outros judeus sobreviventes, que provavelmente incluirão as 144 mil testemunhas de Apocalipse 7, são os crentes a quem o nosso Senhor chama de “irmãos”
Assim, vemos que somente os crentes entrarão no Milênio — os crentes gentios e os crentes judeus de “toda a casa de Israel”.


Uma Geração De Homens Frouxos e Mulheres Fortes / Período Sombrio Dos Juízes


Os jovens estavam destreinados para a guerra, para defenderem seu território. 
Muitos não sabiam nada sobre se defender. 
O natural do homem é quando se da conta que é adulto, é estabelecer suas próprias  estratégias de defesa para si e sua família. 
Deus resolveu que eles deveriam aprender isso, afinal estavam sem comando sem rei.
Veio o Anjo do Senhor para explicar como seria.
E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse:  Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco. E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou, Juízes 2:1-4.
A situação não era boa. 
Deus estava dando um corretivo na nação. 
Essas palavras de advertência foi quando se aproximava a morte de Josué.
(Juízes 2.6-9, Muitos não sabiam a arte da guerra para defesa do território. Os anciôes morreram, e vos jovens além de não saberem a guerra, faziam abominações ao Senhor).
Toda aquela geração se foi, e veio então outra geração que não sabia as maravilhas que Deus tinha  feito aos seus pais. O grande líder Josué já estava com Deus. 
Os inimigos viam o povo vulnerável, jovens que se achavam seguros, e queria tentar tomar suas terras. 
E não hesitaram em fazê-lo.
Deus disse que os deuses das nações que ainda restavam inimigas lhes seriam por laço. Vejamos; 
As amizades com esses povos era um risco que os jovens homens e mulheres são  corriam. Vejamos:
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira, Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baa (deus da fertilidade), e a Astarote, (deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra)  Juízes 2:11,13. Deus não se agradou.
A ira de Deus  se acendeu sobre eles. 
Os inimigos vieram para tomar despojos. 
Eles não sabiam se defender e tinham medo.
O senhor resolveu nomear juízes sobre eles.
E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram, Juízes 2:16. 
Mas apesar dos juízes  o povo continuou rebelde a vós  de Deus. 
O povo continuou a fazer o que era mal aos  olhos de Deus. 
Hoje em dia e isso que vemos, Deus levantou homens de Deus para nos advertirmos mas o povo da terra continua fazendo o que é mal diante de Deus. 
Mas quando o Senhor levantou os juízes Deus era com eles. E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho, Juízes 2:18,19.
Todas as vezes que trocava o Juiz eles voltavam ao patamar antigo. Voltavam a prevaricar contra Deus.
A ira do Senhor se ascendia de novo. Aquelas nações foram deixadas para que os jovens soldados pudessem aprender a defender seu território, na arte da guerra..
Deus disse: Tão pouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;
Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar. Os deuses seriam um laço para eles, uma armadilha que teriam de ser detectada, Juízes 2:21,22.
Propositalmente Deus permitiu que as nações restantes não fossem destruídas por completo. 
Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué, Juízes 2:23.
O altor sagrado continua o seu relato.
Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), (eles tinham de aprender se defender),pelo menos os que dantes não sabiam como elas aconteciam, Juízes 3:1,2.
Quem eram essas nações?
Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.  Esses, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés, Juízes 3:3,4.
Morando Israel no meio dessas nações pagãs.
Os Homens tmaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.
E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote, Juízes 3:6,7.
Deus levantou o primeiro juízo Otniel.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel tiveram que servir a Cusã-Risataim oito anos. 
Foram oito longos anos de sofrimento.
E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele, Juízes 3:8,9.
Otniel cresceu vendo as vitórias do seu povo mas aqui ele via só derrota. Depois veio vários juízes, Eúde, Sangara filho de Anate.
apareceu depois  a Jabim rei de Canaã, que tinha um capitão por nome Cisera, A situação era terrível e os filhos de Israel clamando ao Senhor.
Sabe o que Deus fez? . .  
Chamou uma mulher, alias duas. 
Não tinha ninguém, os homens da época tinha ase acovardado.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.  Mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: E disse: O Senhor Deus de Israel deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom, Juízes 4:4,6.
Eu disse que os homens da época eram medrosos.
Baraque disse; Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quede, Juízes 4:8,9.
Deus disse;
Débora, cujo nome significa "abelha", foi profetisa e a quarta juíza de Israel antes dela teve; 
Otniel, Eúde e Sangar. . 
Sua história está descrita no Livro dos Juízes, capítulos 4 e 5. 
Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar.
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus novecentos carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão, Juízes 4:7. Foi a mensagem de Debora profetisa, só que ela era frágil, uma mulher.
Sabe o que Baraque Disse ? Só se fores comigo. Ela era uma mulher que inspirava confiança.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulh Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes. Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com el, Juízes 4:9,10.
Ela não tinha medo de tomar a frente em uma batalha porque o Senhor disse que ela venceria.
Os imigos se espalharam para emboscar Israel.
Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor tem dado a Sísera na tua mão; porventura o Senhor não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele, Juízes 4:14.
Ela era como uma ministra da guerra, ministra da defesa. Sabem o resultadao?
E o Senhor derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque, seus novecentos carros; 
E Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.  
O ohomem que tinha um grande aparato militar.
E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só homem. 
Porém Sísera fugiu a pé para a tenda de Jael, mulher de Héber, queneu; porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e a casa de Héber, queneu. E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta. Então ele lhe disse: 
Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu.
E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não. Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu, Juízes 4:15-21.
Vinha baraque no encalso do inimigo.
E eis que, seguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro, e disse-lhe: 
Vem, e mostrar-te-ei o homem que buscas. 
E foi a ela, e eis que Sísera jazia morto, com a estaca na fonte.  
Assim Deus naquele dia sujeitou a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel. 
E continuou a mão dos filhos de Israel a pesar e a endurecer-se sobre Jabim, rei de Canaã; até que exterminaram a Jabim, rei de Canaã, Juízes 4:22-24.
 é isso que Deus vai fazer.


Ezequias Foi Sucessor De Quem ? Simplesmente Um Grande Rei

Ezequias Rei de Judá, Ezequias em 726 a 697 a.C.
Antecessor e filho de Acaz, 2 Rs 18.5.  
(Judá não foi desde sempre Israel. 
Os dois reinos surgiram separados um do outro e somente quando, o que convencionamos chamar de Israel Norte (Bit-Humri), chegou ao seu ocaso, é que Judá passou a ser Israel. 
Essa fusão cultural e histórica foi um processo contínuo, mas teve três momentos importantes: com as migrações/fugas de israelitas para Judá, após a derrocada de 732 a.C. e 722/720. 
Israel foi levado ao cativeiro, por conta da idolatria, a serpente era só um tipo de quem ao ser crucificado levantado nos curaria do pecado, Nm 21.4-9; Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida.

Com a reforma do rei Josias, quando surge a ideologia do Pan Israel; e na convivência entre os deportados israelitas e judaítas no exílio assírio.
No período persa, Judá já vai ser referência para território e Israel para povo. No período persa-tardio surge o conflito entre a Jehud Parvak e a Shamrayn Medinta sobre quem é o verdadeiro Israel, conflito que se acirra com a dinastia hasmoneia. 
Por isso, é incorreto o uso do conceito Reino do Norte e Reino do Sul para ser referir a Israel e Judá. 
Logo que assumiu o trono, o rei Ezequias tentou corrigir essa questão. 
Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. 
Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá.
Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo. 
Fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, que servia como tipo de Cristo para curar a chaga do pecado. 2 Reis 18.4,  comparar aqui, com Jo 3.14,15.
Israel foi levado ao cativeiro, por conta da idolatria, a serpente era só um tipo de quem ao ser crucificado levantado nos curaria do pecado, Nm 21.4-9;
Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida. 
Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão quando o reino ainda estava unificado. Inclusive, muitos israelitas se envolveram na celebração da Páscoa em Jerusalém, Cr 30.26.
No aspecto militar, Ezequias também foi um rei muito bem sucedido. 
No aspecto militar, Ezequias também foi um rei muito bem sucedido.   Ele fortificou Jerusalém e fez uma grande obra de engenharia para garantir o abastecimento de água na cidade pelo que se tornou o Tanque de Siloé mesmo em tempos de crise.
Ele fortificou Jerusalém e fez uma grande obra de engenharia para garantir o abastecimento de água na cidade pelo que se tornou o Tanque de Siloé mesmo em tempos de crise.
(Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia)
Seu nascimento aproximadamente 739 a.C.
Morte Jerusalém por volta de 687 a.C. (com 52 anos).
Sepultado em em Jerusalém.
Seu nome de nascimento (חזקיהו (Hezekiah).
Casado com Hefzibá da casa de Davi..
Sua Mãe Abias
Foi o 13º Rei de Judá, e reinou por 29 anos (726–697 a.C.).
Filho de Acaz e de Abi (ou Abia). 
Ezequias reinou junto com seu pai de 729 a 715 a.C. e, com a idade de 25 anos, tornou-se rei absoluto.
Seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi, e teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715 a.C..
No exato primeiro dia do seu reinado, reparou as portas e purificou a Casa Do Senhor, o Templo. Reintegrou também os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). 
Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai.
Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor, e as reparou.
E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental,
E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito, 2 Crônicas 29:1-52,  Crônicas 30:5.
4 Tirou os santuários pagãos nas colinas, derrubou os obeliscos, quebrou os vergonhosos ídolos de Achera, destruiu a serpente de bronze que Moisés fizera, pois até então o povo oferecia-lhe incenso queimado, chamando-lhe Neustan, ainda que o rei Ezequias lhes tivesse dito que não passava de uma simples peça de bronze.
5 Confiou no Senhor, o Deus de Israel. Com efeito, não houve nem antes nem depois dele nenhum rei tão fiel ao Senhor. 6 Manteve-se fiel ao Senhor, sem jamais se afastar dele e obedeceu aos mandamentos dados através de Moisés. 7 Por isso, o Senhor esteve sempre com ele, o ajudou e o fez prosperar em tudo. Rebelou-se contra o rei da Assíria e recusou-se a servi-lo. 8 Conquistou terra aos filisteus, até ao limite de Gaza e seus arredores, destruindo povoações, tanto as maiores como as mais pequenas.
Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois novamente o povo estava adorando-a. 
E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino. 
Enquanto cuidou do templo, providenciou a adoração adequada.
Ezequias, ao ser confrontado pelo grande Rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a.C.), através de um anjo enviado por Deus, que teria exterminado cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite.
Também no contexto do cerco, ordenou a construção do Túnel de Ezequias, para impedir as tropas de Senaqueribe de terem acesso a agua, desviando o curso do á rio de fora das muralhas de Jerusalém para dentro da mesma.
Segundo a Bíblia, após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre. 
Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe trazer dura mensagem que iria morrer. 
Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei. 
E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz.
Tendo se recuperado, cometeu um sério equívoco ao mostrar os seus tesouros aos mensageiros de Merodaque-Baladã II, rei da Babilônia. 
Devido a essa falha, foi advertido pelo profeta Isaías, prevendo o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu numa invasão de Nabucodonosor II, no reinado de Zedequias.
Ezequias faleceu em 696 a.C., mas seu filho Manassés (708 a.C. - 642 a.C.) assumiu o trono de rei aos 12 anos, permitindo que a idolatria retornasse em Jerusalém e fizesse Judá cair em pedaços.
Sua política
Ezequias reinou num período em que a Assíria dominava o cenário político. 
O reino de Israel, ao norte de Judá, já havia sido reduzido a tributário Assírio. 
Seu pai, Acaz, já havia despojado o templo quase por completo, e o palácio para poder pagar tributo ao rei assírio Sargão II. 
Após a morte de Sargão II. e a sucessão do trono por Senaqueribe, Ezequias, direcionou esforços para manter-se independente da potência militar que dominava, e deixou de ser tributário. 
No entanto, quando Senaqueribe pela primeira vez ameaçou Jerusalém, o próprio Ezequias efetuou um custoso pagamento para que aquele poupasse a cidade.
Selo de Ezequias
Em dezembro de 2015, arqueólogos israelenses anunciaram a descoberta de uma marca do selo do rei bíblico numa bula de 13 milímetros de diâmetro encontrada em escavações juntas ao Monte do Templo.
A peça continha, não somente a inscrição Pertence a Ezequias, (filho de) Acaz, Rei de Judá, como também inúmeros símbolos como uma placa solar com duas asas de ponta-cabeça e nas laterais o ícone de Ankh, conhecido também como cruz ansata.
Segundo Eilat Mazar da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada, a peça fora feita pelo próprio rei.
Ezequias coordenou a compilação de textos bíblicos que hoje são os capítulos 25 a 29 de Provérbios. Estes capítulos formavam uma seção única, cuja introdução faz menção aos "homens de Ezequias" como compiladores.
Ezequias também compôs a canção de agradecimento por sua já citada cura, conforme indica Isaías 38:10-20.
O escrito de Ezequias, rei de Judá, de quando adoeceu e sarou de sua enfermidade:
Eu disse: No cessar de meus dias ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do restante de meus anos. 
Disse: 
Não verei ao Senhor, o Senhor na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo.  Já o tempo da minha vida se foi, e foi arrebatada de mim, como tenda de pastor; cortei a minha vida como tecelão; ele me cortará do tear; desde a manhã até à noite me acabarás.
Esperei com paciência até à madrugada; como um leão quebrou todos os meus ossos; desde a manhã até à noite me acabarás.
Como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba; alçava os meus olhos ao alto; ó Senhor, ando oprimido, fica por meu fiador.
Que direi? 
Como me prometeu, assim o fez; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma.  Senhor, por estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito, portanto cura-me e faze-me viver.
Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.
Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.
O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade.
O Senhor veio salvar-me; por isso, tangendo em meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na casa do Senhor, 38:910 a 20.



Entendendo Daniel 12.2 / Escatologia / Coisas Futuras

12.2: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. 
Esse tem sido interpretado de forma equivocada muitas vezes.
 Ele fala sobre ressurreição em sentido geral: dos que foram salvos e dos que não alcançaram a salvação, porque suas obras eram más, e eles não se arrependeram em vida. 
Mas é evidente que, pelo procedimento das regras teológicas dentro da hermenêutica sagrada, uma deve estar distante da outra cerca de mil (1.000) anos.
 a primeira terá lugar no arrebatamento da igreja quando Jesus voltar a terra, sendo então depois complementada por outros exemplares deste gênero que são(as duas testemunhas do apocalipse que o anticristo os matará, e os mártires da Grande Tribulação, os que negaram receber o sinal da besta). Enquanto a outra (a dos que não foram salvos de um modo geral), só mil (1.000) anos depois vejam (Jo 5.28,29; 1 Co 15.23), cada uma por sua ordem. 
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:28,29.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:23.
As Escrituras Sagradas usam pelo menos três termos técnicos sobre “ressurreição”, que são desenvolvidos em vários de seus elementos doutrinários: 
Ressurreição de Mortos. 
No Antigo Testamento, são: 
1) O filho da viúva de Serepta, de Sidom. 
Elias é o personagem em foco nesta ressurreição - (1 Rs 17.21, 22). 
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu, 1 Reis 17:21,22.
2) O filho da Sunamita.
Eliseu é o personagem em foco nesta ressurreição - (2 Rs 4.34, 35). 
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos, 2 Reis 4:34,35.
3) O homem que foi lançado de improviso na sepultura de Eliseu - os ossos de Eliseu foi o ponto marcante nesta ressurreição - (2 Rs 13.20, 21). 
Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés, 2 Reis 13:20,21.
Para alguns expositores das Escrituras, Jonas morreu e foi levantado da morte durante os três dias no ventre do peixe, tornando-se assim, uma figura muito expressiva da morte e ressurreição de Cristo (Mt 12.40). “... se assim for, o fato somente acrescenta mais uma das ressurreições registradas na Bíblia. 
Para aqueles que crêem em Deus, não há dificuldade em crer na ressurreição, uma vez suficientemente provada”na Bíblia (Dr Torrey)
Se assim foi, o personagem nesta ressurreição a de Jonas foi a pessoa de Deus. 
No Novo Testamento, são: 
5) O filho da viúva de Naim .
Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 7.11-17). 
E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha, Lucas 7:11-17.
6) A filha de Jairo .  (Jo 11.43, 44). Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 8.54, 55). 
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer, Lucas 8:54,55.
7) Lázaro de Betânia .
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir, João 11:43,44.
 8) Dorcas ou Tabita.
Pedro foi o personagem em foco nesta ressurreição - (At 9.40, 41). 
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva, Atos 9:40,41.
9) Um jovem de nome Êutico .
 O personagem nesta ressurreição foi o apóstolo Paulo - (At 20.9-12). 
E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados, Atos 20:9-12.
Ressurreição dentre os mortos. 
Esta então já compreende: 
1) CRISTO (1 Co 15.20 e 23). 
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:20,23.
A ressurreição dentre os os mortos significa que foi parcialmente naquele cemitério.
2) Os que ressuscitaram por ocasião da ressurreição de Cristo (Mt 27.52, 53). 
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos, Mateus 27:52,53.
Esses santos foram incluídos também na palavra “primícias  como propriamente dita da colheita de alma que a igreja faria  para Deus”, dita a respeito de Cristo; “primícias” não pode ser “uma só” mas “um feixe conforme” (Lv 23; 10.1; Sm 25.29), e, por essa razão devem se-guir a ordem da ressurreição de Cristo. 
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 
Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá, Levítico 23:10,11. 
O internauta deve observar bem a frase: 
“E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele [Jesus]”. Um molho de almas.
Na ressurreição para a imortalidade, que abrange a todos mas nem todos serão salvos, isso difere da ressurreição dos que estavam mortos em pecaos efésios 2, todos têm de seguir a ordem da ressurreição de Cristo (At 26.23).
Visto que, na qualidade de “colheita”, Cristo foi “o primeiro exemplar a ressuscitar para a imortalidade”. 
3) Seguindo a orde vem a igreja, "os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15.23, 42)".
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 1 Coríntios 15:23,42.
4) Aí vem as duas testemunhas escatológicas (Ap 11.11, 12). 
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram, Apocalipse 11:11,12.
5) Então vem os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4). 
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos, Apocalipse 20:4.
Todos esses são exemplares que fazem parte da primeira ressurreição, dentre os mortos, que significa que ainda ficou alguém que nã ressuscitou que é também para a imortalidade, ainda que cada “um por sua ordem”. Isso se chama de “... a redenção do nosso corpo que não poderá mais ser ser apodrecido pela terra” (Rm 8.23). 
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo, Romanos 8:23.
Ressurreição dos mortos, se dará geral e abrangente todo o tempo. 
O texto  neste capítulo 12 de Daniel vercículo 2, fala dela como sendo uma ressurreição “para vergonha e desprezo eterno, e para a vida eterna”. 
Ela alcança a todos os pecadores que morreram em seus delitos e pecados também que terão uma eternidade sem a presença de Deus(Jo 5.28, 29; Ap 20.5). 

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. (Os que não foram salvos) Esta é a primeira ressurreição, João 5:28,29,  Apocalipse 20:5,
Vemos em Is 26.14, a frase de difícil interpretação no que diz respeito à ressurreição: 
“Morrendo eles, não torna-rão a viver; falecendo, não ressuscitarão”. 
Alguns mestres da Bíblia afirmam que fazem alusão aos anjos que procriaram com mulheres terrena e geraram a raça de gigantes de Gêneses 6. Os gigantes daquela geração não procriavam, e ao morrerem não ressuscitariam ????. Que na hermenêutica  pode ser.
 Subentende se que, eles não ressuscitarão para a vida eterna, nesse sentido também, pois todos humanos hão de ressuscitar um dia. 
A menos que seja esta uma exceção na Bíblia, como bem podemos ver nas palavras do próprio Deus quanto a Amaleque: 
“Eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus” (Êx 17.14). 

As Várias Visões Do Milênio Profético Da Bíblia


Há três visões do Milênio de Cristo, que são mencionadas seis vezes em Apocalipse 20.1-7. 
 Essas três visões são o pré-milenarismo, o Amilenarismo e o Pós-milenarismo.
O REINO MILENAR DE CRISTO: MIL ANOS JESUS REINANDO SOBRE A TERRA

O termo português é composto dos seguintes elementos do latim:

O que é pre-milenismo?
Pré significa “antes”, mille significa “mil”, e annus significa “anos” em relação à segunda vinda de Cristo. 
Portanto, pré-milenarismo significa que Cristo voltará à terra “antes dos mil anos” própriamente dito. 
O pré-milenarismo dispensacional afirma que haverá, no futuro, um reino literal de mil anos, em que Jesus Cristo governará sobre a terra, depois do Arrebatamento da igreja, e da Tribulação, e da segunda vinda de Cristo. 
 Há várias formas de pré-milenarismo que diferem quanto à relação do Arrebatamento com a Tribulação, Mas todos ensinam que o Milênio é um período literal de mil anos que vem logo após o segundo advento de Cristo. 
No Antigo Testamento, há várias referências ao Milênio como um tempo futuro em que Israel será restabelecido em sua terra, em bênção. 
Contudo, é somente em Apocalipse 20 que a duração desse reino terreno do Messias é especificado. 
O pré-milenarismo ou quilianismo, como era conhecido na igreja primitiva, foi o primeiro dos três sistemas milenares a surgir. 
O pré-milenarismo foi abandonado durante a Idade Média, mas foi reavivado pelos puritanos no século XVII. 
Esse é o ponto de vista da maioria dos que adotam uma abordagem de interpretação bíblica conservadora.
As Escrituras nos dizem que Jesus prometeu voltar.
 Elas também nos dizem que algumas coisas vão acontecer antes, durante, e depois de Sua volta. 
E, se nós queremos mais pistas do que vai acontecer, teremos que estudar as passagens proféticas de Dan 2 [a estátua de 4 materiais, profetizando 4 impérios mundiais, seguidos pelo reino do Messias];
Dan 7 [os 4 animais, seguidos pelo reino do Messias];
Dan 11:36 até o fim do capítulo 12 [o anticristo, o Messias, seu reino];
Eze caps. 37 a 48 [a restauração de Israel e a adoração no templo do reino do Messias];
Zac caps. 12 a 14 [destruição dos inimigos do povo de Deus; arrependimento e purificação de Israel; reconhecimento do Pastor ferido; julgamento das nações gentílicas; reino do Messias; e Jerusalém exaltada];
Mat caps.. 24 e 25 [sinais para o fim da Tribulação, e início do reinar do Cristo; julgamento das nações gentílicas];
1Cor 15:20-57 [as ressurreições];
1 Tes 4:13-5:3 [as ressurreições];
2 Tes 2:1-12 [sinais, já após a retirada dos salvos e já dentro da tribulação, para a segunda vinda do Cristo]; e, a maior de todas, Ap caps. 4 a 22.
Agora não será possível procurar todas estas passagens aqui, porém acredito que se quisermos nos aprofundar nisso teremos nós mesmos que estudá-las cuidadosamente. Se você se dispuser a interpretar todas essas passagens literalmente e imparcialmente, provavelmente você chegará ao cenário descrito abaixo:
Antes do retorno de Cristo, como está descrito em várias  partes desse site, grandes e poderosos impérios irão se levantar e cair, culminando pelo completo domínio do mundo através da pessoa chamada de a Besta ou o Anticristo. 
Com a manifestação do anticristo, o evangelho já terá sido pregado em todo o mundo, mas também já terá havido um grande afastamento da fé por parte da enorme maioria da igreja militante, a falta de amor. Não vê como as igrejas sérias estão ficando vazias? 
O anticristo fará primeiro um tratado de paz com a nação de Israel, porém, surpreendentemente [3 e meio anos depois], ele quebrará este tratado e oprimirá Israel, e exigirá ser adorado dentro do templo [reconstruído no seu local em Jerusalém, como se fosse Deus. 
Este será um tempo de grande sofrimento para Israel, porém Deus enviará incríveis pragas de julgamento para punição de todas as nações opressoras do povo de Deus. 
Uma outra figura do final dos tempos será o Falso Profeta que entrará em cena junto com o anticristo, ambos responderão com sinais milagrosos deles próprios, vindos do poder do próprio satanás.
Em meio a esta grande turbulência, o maior poderio militar de todos os tempos será lançado contra Israel Gogue e Magogue Ezequiel 37 e 38. 
E quando tudo parecer perdido para a nação de Israel, Jesus Cristo retornará como rei dos reis e senhor dos senhores, para salvar Israel e derrotar a besta e o falso profeta, lançando-os no lago de fogo. 
E então, de acordo com Apocalipse capitulo 20, satanás será preso por mil anos. 
Durante estes mil anos Jesus reinará na terra junto com os santos ressurretos e arrebatados. 
Todo o Israel será salvo e adorará a Jesus dentro do glorioso templo descrito no livro do profeta Ezequiel ( A glória da segunda casa). 
O mundo será regido por Cristo como Governador, Rei e Príncipe  resultando na mais perfeita paz, ordem e harmonia no mundo que conhecemos hoje. 
A paz e a harmonia se estenderão até à natureza; leão irá comer [somente] grama; crianças brincarão com serpentes e não serão picadas ou envenenadas.
No fim dos mil anos, satanás será solto para sua ultima rebelião contra Deus na terra e, uma vez mais, Deus o derrotará [mas dessa vez eternamente!], lançando-o no lago de fogo que arde para sempre. 
Todos os mortos que não foram salvos serão ressuscitados, julgados, e lançados no lago de fogo. 
O céu e a terra serão destruídos e novo céu e nova terra serão feitos surgirão no lugar dos antigos, juntamente com a nova Jerusalém. 
Os humanos salvos habitarão para sempre junto com o Senhor.
O que acabamos de resumir para os intewrnautas, é o resultado do estudo de toda a escatologia das Escrituras, tomada e interpretada de modo direto e óbvio e literalmente, e é conhecido como a visão pré-milenarista sobre volta de Cristo a terra. 
Por que é chamado pré--milenarismo? 
Porque dentro desta visão Jesus retorna antes dos mil anos. 
Diferente das outras duas visões: 
Pós-milenarismo e Amilenarismo. 
De acordo com o Pós-milenarismo Cristo retornará após os mil anos de forma geral, não antes e a igreja ainda estará aqui, e as várias ressurreições que encontramos nas escrituras não teriam acontecido ainda. 
acho que essa visão está equivocada porque estão explicitas na bíblia as várias ressureições.
Ora, se se prega que Cristo ressuscitou (já existia quem negasse a ressurreição) de entre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? 
Naquela época.
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
Notemos que Cristo foi o primeiro das várias ressurreições.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: 
Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Cristo e as primícias, (depois) os que são de Cristo na sua vinda os que foram ressuscitados no arrebatamento).
Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte, 1 Coríntios 15:12-26.
De acordo com o amilenarismo os mil anos não são literais, são somente um símbolo da longa presença de Cristo entre a primeira e segunda volta será.????
Já o  Amilenarismo ensina que não haverá um reino milenar de Cristo sobre a terra no futuro, em sentido literal. 
Contudo, a maioria dos proponentes diz que uma forma espiritual do reino está presente agora. 
O termo português é derivado dos seguintes elementos: 
(A) vem do grego e significa “não”. 
(Mille) e (annus) são palavras latinas e significa “mil” e “anos”, respectivamente. 
Dessa forma, Amilenarismo significa “não mil anos”. 
O Amilenarismo ensina que a partir da ascensão de Cristo, no primeiro século, até Sua segunda vinda (sem o Arrebatamento sem ressurreição nem nada), tanto o bem quanto o mal vão aumentar no mundo, enquanto o reino de Deus coexistirá com o reino de Satanás. 
Embora os Amilenaristas creiam que Satanás está atualmente preso, eles ensinam que o mal vai aumentar.
Não se sabe como ❔🤢. 
Quando Jesus Cristo voltar, se dará o fim do mundo com a ressurreição geral e o julgamento de todas as pessoas. 
 A visão é essencialmente uma espiritualização de 100% das profecias referentes ao reino. 
O ponto de vista Amilenarista não estava presente na igreja mais antiga pelo menos não há registro de sua existência naquela época. 
Parece que ela surgiu como resultado da oposição ao literalismo pré-milenarista pelos céticos doutrinários da igreja. 
O Amilenarismo passou a dominar a igreja quando os grandes pais da igreja e teólogos Agostinho (354-430) e Jerônimo (c. 345 — 419) abandonaram o pré-milenarismo  no qual criam anteriormente em favor do Amilenarismo. 
Não é exagero dizer que o Amilenarismo tem sido a visão mais amplamente defendida por muitos dos líderes da igreja ao longo da história, incluindo a maior parte dos reformadores protestantes durante os séculos XV e XVI.
O pós-milenarismo ensina que o reino de Cristo está agora sendo já estendido por todo o mundo por meio da pregação do evangelho e que a maioria das pessoas serão convertida a Cristo, o que resultará em uma conseqüente cristianização do mundo atual. 
 O termo português é formado dos seguintes elementos latinos:
(Post), significa (“após”) (mille) significa (“mil”)e (annus)(“anos”)em relação à segunda vinda de Cristo. Portanto, pós-milenarismo significa que Cristo voltará à terra “após os mil anos” que se dará espiritualmente aqui e agora. 
O pós-milenarismo ensina que a era atual é o Milênio, que não é necessariamente um período literal de mil anos. 
Os pós-milenaristas acreditam que por meios espirituais haverá um progressivo crescimento da justiça, da prosperidade e desenvolvimento em todas as esferas da vida, enquanto a maioria crescente de cristãos finalmente conquista o mundo para Cristo. Basicamente, alcançariamos a paz mundial por meios naturais. Bom pelo menos os animais ainda estão comendo carnes, e atacando humanos hoje em dia.
 Então, depois que o cristianismo houver dominado o mundo por um longo período de tempo (o glorioso reino de vitória da igreja), Cristo voltará. 
Nesse tempo, haverá uma ressurreição geral, a destruição desta presente criação, e o início do estado eterno. 
O pós milenarismo difere do pré-milenarismo e do amilenarismo por sua visão otimista de que essa vitória se dará sem que seja necessária uma volta cataclísmica de Cristo para impor a justiça. 
Em vez disso, a vitória será resultado da aplicação firme dos meios disponíveis durante nossa era atual.( Braço da carne).
 O pós-milenarismo não se constituiu realmente em um sistema distinto de escatologia, senão após a Reforma. 
É a crença em que o Milênio, referido na Bíblia Sagrada, é apenas uma extensão da história da Igreja, em que ocorrerá uma grande disseminação do evangelho. 
Ou seja, os mil anos são simbólicos e correspondem ao período entre morte de Jesus Cristo e a completa evangelização do mundo.
Trata-se de um sistema de interpretação que possui algumas semelhanças com o amilenarismo. 
Afirma que não haverá um período de mil anos em que Cristo reinará na Terra.
Antes desse tempo havia algumas tendências de pensamento que mais tarde foram incluídas numa mistura teológica de pós-milenarismo moderno escola teológica metodista. 
O pós-milenarismo foi, então, a última posição importante sobre o Milênio a se desenvolver. John Walvoord observa que há dois tipos principais de pós-milenarismo: 
“A partir de (Daniel) Whitby (1638-1726), esses grupos oferecem dois tipos de pós-milenarismo que têm persistido até o século XX: 
1) um tipo bíblico... que encontra seu material nas Escrituras e seu poder em Deus;
2) o tipo teológico liberal ou evolucionista, que tem por base a confiança no homem para alcançar o progresso por meios naturais como o braço da carne. 
Esses dois amplamente separados sistemas de crenças têm uma coisa em comum: 
a ideia de progresso e solução finais das dificuldades atuais”.
O pós-milenarismo foi a visão dominante do  Milênio na América durante grande parte do século 
XIX, mas por volta dos anos 1960 estava virtualmente extinta. 
Os últimos 25 anos têm testemunhado o ressurgimento do pós-milenarismo em alguns círculos 
conservadores por meio do Movimento teológico Reconstrução Cristã.
O pré-milenarismo é a única visão que qualquer um pode afirmar se interpretar o texto de Apocalipse 20 de uma maneira usual ou literal. 
E importante observar que em Apocalipse 19 Cristo volta e então estabelece Seu reino Milenar, em Apocalipse 20. 
Uma leitura usual das palavras e das frases deixa claro que os eventos de Apocalipse 19 antecedem e preparam o caminho para os eventos de Apocalíptico do capitulo 20. 
Sendo assim, a segunda vinda de Cristo antecede um Milênio (os mil anos), o que significa que a Bíblia ensina a visão do pré-milenarismo, sem dúvidas.

Como Poderia Zacarias, Filho de Baraquias, Ser o Último Dos Mártires?

Como poderia Zacarias, filho de Baraquias, ser o último dos mártires? 
E era ele na verdade filho de Joiada? 
 Em Mateus 23.34, 35, Jesus diz aos escribas e fariseus que tramavam sua morte: 
"Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. 
A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade. E, assim, sobre vocês recaíra todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias a quem vocês assassinaram entre o santuário e altar". Supõe-se de modo geral que Jesus referia-se a Zacarias, filho de Joiada, que fora apedrejado até morrer no pátio do templo, por ordem do rei Joás, porque ele praticou a temeridade de repreender o rei e sua corte e todo o povo, pelo pecado da idolatria.
 Esse fato está registrado em 2 Crônicas 24.20-22. 
As Escrituras, portanto, nada falam sobre sua vida e vocação. Isso inclui a declaração feita por Jesus aos escribas e fariseus de que eles (seus ancestrais) assassinaram os profetas, de Abel até Zacarias, a quem mataram “entre o santuário e o altar” (Mt 23.35). 
Apesar de ele ser identificado por Cristo como o filho de Baraquias, Jesus tinha outra pessoa em mente com o mesmo nome, e não este profeta menor. 
Isso fica evidente pela referência à morte de Zacarias, um fato não comprovado com relação ao escritor canônico, mas bem conhecido em outros textos referentes a outro Zacarias, ou seja, o filho do sacerdote Jeoiada, morto violentamente por ordem do rei Joás (2 Cr 24.20-22). 
Assim, os profetas de Gênesis (de Abel) até o final da Bíblia (Crônicas, de acordo com o cânon judaico) sofreram perseguições. 
Quanto ao aparente conflito entre Zacarias “filho de Jeoiada” (2 Cr 24) e o “filho de Baraquias” (Mt 23), muitos eruditos sugerem que Jeoiada era, de fato, o avô do profeta; portanto, o nome de seu pai, Baraquias, foi omitido no registro de Crônicas. 
Todavia, desde que esse aparente erro a respeito do nome do pai do mártir seja explicado, como falha do copista, pode-se verificar que Zacarias, filho de Joiada, que morreu no ano 800 a.C, de modo algum foi o último mártir do AT. 
Por isso, ele não se enquadra aqui, face a face com Abel, que realmente foi o primeiro mártir. 
 A solução óbvia é começar tudo de novo, e presumir que Mateus 23.25 relata de modo correto as palavras de Jesus, e o Senhor Jesus sabia muito bem de que estava falando. 
Se assim for, descobriremos que o Zacarias a quem Cristo se referia era na verdade o filho de Baraquias (e não o de Joiada) e, de fato, esse foi o último mártir do AT, mencionado nas Sagradas Escrituras. 
Em outras palavras, Cristo está relembrando ao seu auditório as circunstâncias da morte do profeta Zacarias, filho de Baraquias (Zc 1.1), cujo ministério iniciou-se por volta de 520 e encerrou-se pouco depois de 480 a.C. 
O AT não contém o registro do que aconteceu durante as primeiras décadas do século v a.C, até cerca de 457, data do retorno de Esdras a Jerusalém. 
Entretanto, pode muito bem ter acontecido que, em certo ano, entre 580 e 570 a.C, Zacarias, o profeta, tenha morrido assassinado pela multidão, da mesma forma que outro de igual nome, filho de Joiada, fora martirizado cerca de três séculos antes. 
Visto que Jesus se referiu a Zacarias como sendo o último dos mártires do AT, não pode haver dúvida alguma de que esse, na mente do Senhor, era o décimo primeiro dos doze profetas menores. 
Portanto, podemos concluir que este profeta morreu da mesma forma que o filho de Joiada, vítima do ressentimento popular religioso, por causa da acusação de seus pecados. 
 Como existem cerca de vinte e sete pessoas com o nome de Zacarias, mencionadas no AT, não é de surpreender que duas delas tenham sofrido o mesmo tipo de morte. 
Noutras palavras, se tomarmos Mateus 23.35 exatamente como o conhecemos, faz sentido o contexto, e não constitui uma contradição entre fatos plenamente conhecidos da história. 
Na ausência de quaisquer informações sobre como o profeta Zacarias teria morrido, concluímos que Jesus nos forneceu um relato fiel do que aconteceu, e podemos colocá-lo no rol dos nobres mártires dos tempos bíblicos.