Num primeiro momento esse livro me parece simples e até mesmo pouco conteúdo, mas quando buscamos examinar mais amiúde sobre o livro, o Senhor, nos revela coisas maravilhosas e profundas.
Podemos aprender lições valiosas com esse livro, de
apenas quatro capítulos.
O livro de Rute é uma história que mostra como "Deus se
move de maneira misteriosa, e maravilhosa". Essa é uma
história para pessoas que se perguntam onde está Deus
quando não há sonhos ou visões ou profetas, ou profecias.
É para
pessoas que querem saber onde Deus está quando uma
tragédia após tragedia procura abalar a sua fé.
É uma história para as
pessoas que se perguntam se uma vida de integridade em
tempos difíceis vale a pena. Se vale a pena ser fiel quando tudo parece dar errado. E é uma história de pessoas
que não podem imaginar que Deus pode fazer coisa grande poderia através de sua vida tão insignificante.
A Obra de Deus em momentos difíceis
De acordo com o vercículo 1:1.
A história teve se deu durante o período dos juízes.
Foi um período de 400 anos depois que
Israel entrou na terra prometida sob liderança de Josué e
não havia nenhum rei em Israel (cerca de 1500 a 1100 aC).
O livro de Juízes vem um pouco antes de Rute em nossas
Bíblias e você pode ver em seu último versículo que tipo de
período era. Juízes 21:25 diz:
"Naqueles dias não havia rei
em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios
olhos.
" Esse era um tempo muito sombrio em Israel.
As
pessoas pecavam, pecavam e Deus mandava inimigos contra eles, o eles pediam socorro, e Deus misericordiosamente levantava algun juiz para libertá-los dos inimigos.
Novamente e novamente o povo se
rebelava, e dava imprensão que os propósitos de Deus para a justiça
e glória de Israel estavam falhando.
E o que o livro de Rute
significa para nós é um vislumbre do trabalho oculto de
Deus durante os piores tempos.
Olhemos para o último versículo de Rute (4:22).
A criança
nascida de Rute e Boaz durante o período dos juízes se chama Obede.
Obede iria gerar Jesse e Jesse iria gerar Davi, o qual levaria Israel a um grande tempo de glória. Uma das principais
mensagens do livro de Rute é que Deus está
trabalhando até mesmo nos piores tempos. Mesmo com os pecados do povo Ele pode e tem trabalhado para sua glória e propositos.
É
verdade, que a nível nacional, e podemos ver, é verdade a
nível pessoal, familiar, também.
Deus está trabalhando no
pior dos tempos.
Quando pensamos que Ele está distante
de você, ou até se voltou contra você, a verdade é que Ele
está criando alicerces para a maior felicidade em sua vida.
“Não julgue o Senhor com débil entendimento mas a confie
na Sua graça. Atrás de uma providência carrancuda Ele
esconde uma face sorridente.”
podemos dizer que essa é a
mensagem de Rute.
Vamos ver como o autor desconhecido,
sob a inspiração do Espírito Santo, ensina-nos.
Os versículos 1-5 descrevem a miséria de Noemi. Primeiro
(1:1).
Háveria uma fome em Judá onde Noemi e seu marido
Elimeleque e seus filhos Malom e Quiliom viviam.
Noemi
sabia muito bem que provocava a fome.
Levítico 26:3-4 diz:
“Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus
mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as
chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a
árvore do campo dará o seu fruto;”
Quando as chuvas são retidas, é a mão dura de Deus.
Então, eles tomam a decisão de ir habitar em Moabe, uma
terra pagã com deuses estrangeiros (1:15; Juízes 10:6).
Não andar nos estatutos desagradava muito a deus.
Deus tinha chamado seu povo
para que vivessem separados das terras vizinhas.
Então,
quando o marido de Noemi morreu (1:13), o que ela poderia pensar além do juízo de Deus?
Além disso acrescentava a tristeza à fome.
Então no capítulo 1:04), seus dois filhos, tomam mulheres
moabitas, uma chamada Orfa, e outra Rute.
E mais uma
vez a mão de Deus cai sobre eles.
Versículo 5 resume a
tragédia de Noemi após dez anos do casamento dos filhos:
" Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando
assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu
marido."
A fome - uma mudança para Moab - a morte de seu
marido - o casamento de seus filhos com esposas
estrangeiras, moabitas e a morte de seus filhos.
Foi um duro golpe após outro
golpe, tragédia atrás de tragédia.
E então?
Vejamos as mentativas de Noemi de devolver Rute e Orfa.
No versículo 6 Noemi fica sabendo que "o Senhor visitou o
seu povo e deu-lhes comida."
Então, ela decide voltar para
Judá.
As suas duas noras, Rute e Orfa, vão com ela parte do
caminho pelo que parece, mas, em seguida, nos versos 08-
13 ela tenta convencê-las a voltar para casa.
Eu acho que
existem três razões pelas quais o escritor sagrado dedica muito
espaço ao esforço de Noemi para devolver Rute e Orfa.
A situação de Noemi.
Primeiro, a cena destaca sobre a miséria de Noemi.
Por exemplo no verso 11, Noemi disse:
“Voltai, minhas filhas.
Por que iríeis
comigo?
Tenho eu ainda no meu ventre porventura mais filhos, para
que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos
embora, que já mui velha sou para ter marido;"
Em outras
palavras, Noemi não tem nada para lhes oferecer.
Sua
condição é pior que a delas.
Se elas tentarem ser fieis a ela
e ao nome de seus maridos, elas encontraram nada além
de dor.
Assim, ela conclui no final do versículo 13:
" Não,
filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós
mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou
contra mim.
" Não venha comigo, porque Deus é contra
mim.
Sua vida pode ser tão amarga quanto a minha.
A segunda razão para os versículos 8-13 é preparar-nos
para um costume em Israel que vai transformar tudo em
torno de Noemi nos seguintes capítulos.
O costume era que
quando o marido israelita morria seu irmão ou parente mais próximo se casaria com a viúva para continuar o nome do
falecido, caso ele não deixasse descendente (Deuteronômio 25:5-10). Noemi está se referia a
esse costume (no versículo 11) quando ela diz que não tem
filhos para se casar com Rute e Orfa. Ela acha que é
impossível para Rute e Orfa continuem empenhadas ao
nome da família.
Ela não se lembra, evidentemente, que há
outro parente chamado Boaz que possa executar o dever
de um irmão.
Há uma lição aqui.
Quando decidimos que Deus é contra
nós, geralmente exageram se o nosso desespero.
Tornamo-nos tão amargos que não podemos ver os raios de luz
espreitando ao redor das nuvens.
Foi Deus quem acabou
com a fome e abriu o caminho de volta para casa (1:6).
Foi
Deus quem preservou um parente para continuar a linha de
Noemi (2:20).
E foi Deus que constrangeu Rute a ficar com
Noemi.
Mas Noemi está tão amargurada pela providência
de Deus, que ela não consegue ver sua misericórdia e
trabalho em sua vida.
A terceira razão para os versículos 8-13 é ver a
fidelidade de Rute a Noemi parece surpreendente.
O
versículo 14 diz que Orfa beijou Noemi e se foi, mas Rute
se agarrou a ela.
Nem mesmo outra súplica outra no verso
15 pode mandar Rute embora.
Isso é o mais
impressionante após a descrição sombria da Noemi a
respeito de seu futuro.
Rute fica com ela, apesar de
aparentemente não ter esperança para o futuro.
Noemi
pintou o futuro preto e Rute pegou sua mão e foi junto com
ela.
As palavras surpreendentes de Rute são encontradas em
1:16-17 ;
Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te;
porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que
pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu
Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu,
e ali serei sepultada.
Faça-me assim o SENHOR, e outro
tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de
ti.
Quanto mais refletimos sobre essas palavras, o mais
surpreendente se tornam.
O compromisso de Rute com a
sua sogra indigente é simplesmente surpreendente.
Em
primeiro lugar, isso significa deixar sua família e sua terra.
Em segundo lugar, isso significa também uma vida de
viuvez e sem filhos, porque Noemi não tem homem para
dar.
Em terceiro lugar, significa ir para uma terra
desconhecida, com um novo povo e novos costumes e
língua. Em quarto lugar, era um compromisso ainda mais
radical do que o casamento: "Onde quer que morreres
morrerei eu, e ali serei sepultada” (v. 17).
Em outras
palavras, ela nunca vai voltar para casa, mesmo que Noemi
morra.
Mas o compromisso mais impressionante de todos é
este:
"O teu Deus será meu Deus" (V. 16).
Acaba de
dizer no versículo 13,
"A mão do Senhor foi contra mim.
"
Então a experiência de Noemi com Deus foi amarga.
Mas,
apesar disso, Rute abandona sua herança religiosa e aceita o Deus de Israel como seu Deus.
Talvez ela tivesse feito esse compromisso anos antes,
quando seu marido lhe disse do grande amor de Deus por
Israel e seu poder no Mar Vermelho, e seu propósito
glorioso de paz e justiça.
De alguma forma Rute veio a
confiar em Deus, apesar da amarga experiência de Noemi.
Aqui temos a imagem de mulher ideal de Deus.
Fé em
Deus que vê além das circunstâncias amargas.
Coragem para se
aventurar no desconhecido e no estranho.
Compromisso
radical nas relações designadas por Deus.
Então, Rute e Noemi voltam para Belém de Judá (versículo
19).
Mas ela responde no versículo 20,.
Porém ela lhes dizia:
Não me chameis Noemi;
Chamai-me
Mara.
Porque grande amargura me tem feito o Todo Poderoso.
Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez
tornar; por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR
testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.
Noemi é inabalável tem certeza absoluta de três coisas:
1 - Deus existe.
2 - Deus é soberano.
3 - Deus a afligiu.
O problema
com Noemi é que ela esqueceu a história de José, que
também entrou em um país estrangeiro. Ele foi vendido
como escravo.
Ele foi acusado por uma adúltera e colocado
na prisão.
Ele tinha todos os motivos para dizer, assim
como Noemi.
"O Todo-Poderoso lidou comigo
amargamente."
Mas ele manteve sua fé e Deus
transformou tudo para o bem nacional do seu povo de
Israel.
A lição-chave Gênesis 50:20 é o seguinte:
"Vós bem
intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para
bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar
muita gente com vida."
Noemi está certa em acreditar em um Deus soberano e
todo-poderoso que rege os assuntos das nações e famílias
e dá a cada dia a sua parte de dor e prazer. Mas ela precisa
abrir os olhos aos sinais dos seus propósitos
misericordiosos.
Foi Deus que tirou a fome e abriu um caminho para casa.
Observe o delicado toque de esperança no fim do versículo
22.
"E chegaram a Belém no princípio da colheita das
cevadas." Não só isso, Noemi tem de abrir os olhos a Rute.
Que presente!
Que bênção!
No entanto, como ela e Rute
diante o povo de Belém, Noemi diz no versículo 21.
"O
Senhor me trouxe volta vazia.
" Não, Noemi!
Acho que você está tão
cansada com a noite da adversidade que você não pode ver
o amanhecer da alegria.
O que ela diria se pudesse ver que
em Rute, ela ganharia uma criança, e que esta criança seria
o avô do maior rei de Israel, e que este rei de Israel que
prenunciam o Rei dos reis, Jesus Cristo, o Senhor do
universo?
Eu acho que ela diria:
O Senhor não julga com
débil entendimento, mas confie Nele por sua graça, atrás
de uma providência carrancuda Ele esconde uma face
sorridente.
Permitam-me concluir com quatro lições.
Governo soberano de Deus
Deus, o Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos
homens.
Ele governa as nações (Daniel 2:21) e ele governa
as famílias.
Sua providência estende de qualquer lugar até a cozinha das nossas casas.
Sejamos como as mulheres de fé do Antigo
Testamento.
Elas duvidavam de muitas coisas, mas nunca
duvidavam que Deus estava envolvido em cada parte de
suas vidas e que ninguém poderia deter a mão Dele
(Daniel 4:35).
Ele dá a chuva e ele tira a chuva. Ele dá a
vida e ele leva a vida. Nele vivemos, nos movemos e
existimos. Nada, nem mesmo um palito de dente é bem
compreendido, exceto em relação ao Deus. Ele é o todoabrangente da realidade, que permeia tudo.
Deus
Todo-Poderoso reina em todos os assuntos dos humanos.
As providências de Deus às vezes são muito difíceis de se entender.
Deus
tinha lidado com Noemi de forma amarga, pelo menos a curto prazo.
Talvez alguém vá dizer:
Foi tudo por conta do
pecado de ir a Moabe e casar os filhos com mulheres
estrangeiras.
Talvez assim.
Mas não necessariamente.
Salmo 34:19 diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o
SENHOR o livra de todas."
Nem o Antigo Testamento nem
no Novo Testamento prometem que os crentes vão escapar
das aflição da vida.
Mas, suponha que a calamidade de Noemi foi
devido à sua desobediência.
Isso faz com que a história
seja duplamente encorajadora, porque mostra que Deus
deseja e é capaz até mesmo para transformar os seus
juízos em alegrias.
Se Rute foi trazida para a família por
causa do pecado, é duplamente surpreendente que ela venha se tornar a avó de Davi um antepassado da linhagem de Jesus Cristo nosso Salvador.
Nunca devemos ficar pensando que o pecado de seu passado significa que não há
esperança para o futuro.
Não só Deus reina em todos os
assuntos dos humanos, que não só a sua providência, por
vezes, é difícil, mas em todos as suas obras são feitas para
o bem e a felicidade de seu povo. Quem teria imaginado
que no pior de todos os tempos, o período de juízes, Deus
estava se movendo em silêncio nos dramas de uma única
família para preparar o caminho para o maior rei de Israel?
Mas não só isso, ele estava trabalhando para dar a Noemi e Rute e Boaz e seus amigos próximos com grandes alegrias.
Se alguma coisa aconteceu na nossa vida que fez o nosso futuro parecer perdido, temos de aprender com Rute que Deus está
agora trabalhando para nos dar um futuro de esperança.
Confiemos Nele, espere pacientemente.
As sinistras nuvens estão
cheias de grande misericórdia e vai quebrar com a bênção
sobre sua cabeça. Como Rute
Por fim, podemos aprender que, se confiarmos na bondade e
misericórdia soberana de Deus para segui-lo todos os
dias da nossa vida, então seremos livres, como Rute.
Se Deus nos chamar, podemos deixar a família, você pode deixar seu
trabalho, você pode deixar sua cidade, e você pode fazer
compromissos radicais e empreender novos
empreendimentos de Drus.
Ou podemos encontrar a liberdade e a coragem e a força para manter um compromisso que você fizemos.
Quando acreditamos na soberania de Deus e que ele
gosta de trabalhar fortemente para aqueles que confiam
nele, isso nos dá uma liberdade e alegria que não pode ser
abaladas por tempos difíceis.
Aqui no livro de Rute temos um
vislumbre do trabalho silencioso de Deus, durante os piores dos
tempos. E assim como todas as outras Escrituras, como diz
Paulo (Romanos 15:4, 13), Rute foi escrito para que
possamos transbordar de esperança.
No capítulo 1 vemos a mão de Deus caiu fortemente sobre Noemi
e sua família.
A fome em Judá, assolava uma mudança para Moabe se fazia necessário,
a morte de seu marido, o casamento de seus dois filhos
com mulheres estrangeiras as quais não pertenciam ao povo de Judá, a morte de seus filhos.
Um
golpe após outro estava acontecendo.
Noemi disse então (1:13, 20), "A mão do
Senhor foi contra mim. . . o Todo-Poderoso tem lidado
muito amargamente comigo."
Na verdade, ela está tão
oprimida pela providência amarga de Deus em sua vida que
ela não pode ver nenhum dos sinais de esperança começar a aparecer.
Ela sabe que ele é o Todo Poderos e onipotente e sabe as regras nacionais e assuntos
pessoais dos humanos. E ela sabe que Ele tem lidado com
ela para o bem e não para o mau.
O que ela esqueceu é que em todas
as terriveis experiências dos seus filhos Deus alcança algo para a sua glória.
E se nós acreditarmos nisso e
lembrarmos-nos disso, nós não vamos ser tão cegos como foi Noemi que parece estar assim quando Deus começou a revelar a sua
graça.
Doce providência, ou bem como amarga providência acontece
na vida de Noemi no capítulo 1.
Deus acaba com a fome e
abre o caminho de volta para casa para Noemi.
Ele lhe dá
uma surpreendente dedicada e amorosa ‘filha’ para
acompanhá-la.
E Ele preserva um parente do marido de
Noemi, que algum dia poderá se casar com Rute e
preservar a linha famíliar de Noemi.
Mas Noemi não vêiu nada disso.
No final desse capítulo, ela diz para o povo de
Belém .
"Cheia parti, porém vazia o SENHOR me fez tornar;
por que pois me chamareis Noemi? O SENHOR testifica
contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal. "(v. 21).
Então, Rute e Noemi se estabeleceram em Belém.
No capítulo 2, a misericórdia de Deus torna-se tão patente que até mesmo Noemi pode reconhecê-la. Noemi conhece um parente de seu marido, homem
valente e poderoso, da família de Elimeleque.
E era o seu
nome Boaz.
E Rute, a moabita, disse a Noemi:
Deixa-me
ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos
olhos eu achar graça.
E ela disse:
Vai, minha filha.
Foi,
pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os
segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de
Boaz, que era da família de Elimeleque.
E eis que Boaz
veio de Belém, e disse aos segadores:
O SENHOR seja
convosco.
E disseram-lhe eles:
O SENHOR te abençoe.
Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os
segadores:
De quem é esta moça?
E respondeu o moço,
que estava posto sobre os segadores, e disse:
Esta é a
moça moabita que voltou com Noemi das campinas de
Moabe.
Disse-me ela:
Deixa-me colher espigas, e ajuntálas entre as gavelas após os segadores.
Assim ela veio, e
desde então pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco
que esteve sentada em casa.
Então disse Boaz a Rute:
Ouves, filha minha;
Não vás colher em outro campo, nem
tampouco passes daqui, porém aqui ficarás com as minhas
moças.
Os teus olhos estarão atentos no campo que
segarem, e irás após elas, não dei ordem aos moços, que
não te molestem?
Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do
que os moços tirarem.
Então ela caiu sobre o seu rosto,
e se inclinou à terra e disse-lhe:
Por que achei graça em
teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma
estrangeira?
E respondeu Boaz, e disse-lhe:
Bem se me
contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu
marido, e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde
nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido
pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob
cujas asas te vieste abrigar.
E disse ela:
Ache eu graça
em teus olhos, SENHOR meu, pois me consolaste, e falaste
ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das
tuas criadas.
E, sendo já hora de comer, disse-lhe
Boaz:
Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu
bocado no vinagre.
E ela se assentou ao lado dos
segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se
fartou, e ainda lhe sobejou.
E, levantando-se ela a
colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo:
Até entre
as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
E deixai
cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e
não a repreendais.
E esteve ela apanhando naquele
campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase
um efa de cevada.
E tomou-a, e veio à cidade, e viu
sua sogra o que tinha apanhado, também tirou, e deu-lhe o
que sobejara depois de fartar-se.
Então disse-lhe sua
sogra:
Onde colheste hoje, e onde trabalhaste?
Bendito
seja aquele que te reconheceu.
E relatou à sua sogra com
quem tinha trabalhado, e disse:
O nome do homem com
quem hoje trabalhei é Boaz.
Então Noemi disse à sua
nora:
Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem
deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem
para com os mortos.
Disse-lhe mais Noemi:
Este homem é
nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.
E disse Rute, a moabita:
Também ainda me disse ele:
Com
os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a
sega que tenho.
E disse Noemi a sua nora:
Melhor é,
filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro
campo não te encontrem.
Ajuntou-se com as
moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e
dos trigos se acabou;, e ficou com a sua sogra.
Boaz:
Boaz um homem de Deus.
Nos versículos 1-7;
Nos encontramos Boaz, e vemos o
personagem de Rute, e sentimos uma misericordiosa
providência de Deus por trás dessa cena.
Boaz, e o que nós
aprendemos, é um parente de Elimeleque, o marido de Noemi que falecera. Imediatamente percebemos que as
coisas não são tão sombrias como Noemi sugeriu no
capítulo 1:11-13 onde ela deu a impressão de que não
havia ninguém para Rute e Orfa se casarem para continuarem a linhagem familiar de seus maridos.
Para a pessoa que lê esta história a primeira vez, Boaz é
como uma rachadura brilhante na nuvem de amargura que
pairava sobre Noemi.
Ele vai ficando cada vez maior e
maior.
Por exemplo, versículo 1 diz que ele é um homem
de riqueza isto é um homem bem sucedido.
Mas importante do que isso, o versículo 4 que mostra que nele é um homem de Deus.
Por que outra razão
teria o contador de histórias pausado para registrar a forma
como Boaz cumprimentou seus servos?
"E eis que Boaz
veio de Belém, e disse aos segadores:
O Senhor esteja
convosco ", e Eles responderam:
"O Senhor te abençoe."
Se você quer saber a relação de um homem com Deus,
você precisa descobrir o quanto Deus tem saturado os
detalhes de sua vida no dia dia.
Obviamente Boaz era um
homem tão cheio de Deus que seu negócio de
agricultura e sua relação com seus funcionários foi baseado
completamente em Deus.
Ele os cumprimentou com Deus.
E descobriremos em um minuto que estas eram mais do que
intenções piedosas.
Rute:
Além de Boaz nos versículos 1-7, vemos o personagem de
Rute, que vai ser muito importante no que este capítulo
pretende ensinar.
Primeiro, vemos a iniciativa de Rute para cuidar de sua
sogra.
Observe no versículo 2;
Noemi não comanda Rute
para sair e trabalhar.
Rute diz: "
Deixa-me ir ao campo, e
apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar
graça."
Rute se comprometeu com Noemi com uma
dedicação incrível e ela toma a iniciativa de trabalhar e
sustentá-la.
Em segundo lugar, vemos a humildade de Rute.
Ela sabe
como tomar a iniciativa sem
ser presunçosa.
No versículo 7 ;
Os fazem um
relatório para Boaz de como ela havia se aproximado
naquela manhã.
Ela disse,
" Deixa-me colher espigas, e
ajuntá-las entre as gavelas após os segadores."
Ela não
demanda uma parte da colheita.
Ela não pressupõe o
direito de recolher mesmo.
Tudo o que ela quer é recolher
as sobras depois que os ceifeiros ceifarm. Cai uma aqui outra alí, e ela pede
permissão até mesmo para fazer isso. Colher o que ficou para traz.
Ela é uma
outra mulher Cananeia que veio para
Jesus e disse:
"Senhor, até os cachorrinhos comem as
migalhas debaixo da mesa dos seus senhores", à qual Jesus
respondeu, exaltando sua fé.
Rute sabe tomar a iniciativa,
mas ela não é agressiva ou arrogante, mas mansa e
humilde.
Ela é uma
trabalhadora surpreendente.
O versículo 7 continua.
"Assim
ela veio, e desde então está aqui até agora, a não ser
um pouco que esteve sentada em casa."
O versículo 17
continua a dizer que ela trabalha até a noite e em seguida,
antes de ela sair, ela debulhou o que ela recolhido, e levou
para a casa de Noemi.
Não há dúvida de que o escritor quer
que a gente admire e copie Rute.
Ela toma a iniciativa de
cuidar da sogra carente.
Ela é humilde e mansa e não se
coloca a frente presunçosamente.
E ela trabalha duro no sol a sol.
Traços de valor.
Mantenha os olhos abertos para eles.
Providência misericordiosa de Deus.
Mas antes de sairmos dos versículos 1-7, precisamos ver uma
providência e misericordiosa por trás de tudo isso?
Observe o
versículo 3:
"Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no
campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte
do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque."
Noemi, com sua grande teologia sobre a soberania de
Deus, é quem dará a resposta sobre essa ‘coincidência’.
Deus está
guiando Rute e trabalhando enquanto ela trabalha.
Rute foi trabalhar no
campo de Boaz, porque Deus é misericordioso e soberano,
mesmo quando ele está silencioso. Como diz o provérbio
(16:9) diz:
"O coração do homem traça o seu caminho,
mas o Senhor lhe dirige os passos."
Por que Rute achou coerente?
Agora, nos versículos 8 e 9 Boaz aborda Rute e mostra sua
grande bondade, mesmo ela sendo uma estrangeira.
Ele
provê comida, dizendo-lhe para trabalhar em seu campo e
ficar logo atrás as suas moças.
Ele oferece proteção
dizendo aos jovens para não molestá-la para não abusar da moça (v. 9).
E ele
provem para sua sede, dizendo-lhe para beber da aguá que os
homens tinham trazido.
Assim, toda a riqueza e piedade de
Boaz começa a virar em favor do bem-estar de Rute.
Rute levanta uma questão que
acaba por ser muito profunda.
É uma questão que todos
nós precisamos fazer a Deus.
Quase nada na nossa vida é
mais importante do que a resposta que recebemos.
“Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e
disse-lhe:
Por que achei graça em teus olhos, para que
faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?”
Rute sabe que ela é uma moabita.
Do ponto de vista
natural, essa é uma características contra ela.
Ela não se
ressente disso, mas aceita.
Como uma não israelita, ela não
espera nenhum tratamento especial.
Então sua resposta a
bondade de Boaz é demonstrar surpresa.
Ela é muito diferente da maioria das pessoas hoje em dia.
Esperamos a bondade dos outros e ficamos surpreso e
ressentido se não recebemos.
Mas, Rute expressa seu
senso de indignidade caindo sobre seu rosto e se curvando
ao chão.
As pessoas orgulhosas não dizem obrigado.
As
pessoas humildes se tornam ainda mais humildes quando
tratadas graciosamente.
A graça de Deus não se destina a levantarnos da humildade.
A intenção é fazer-nos felizes e
satisfeitos na presença Deus.
Não por causa do seu mérito
Rute pergunta por Boaz como a tratou.
Versículos 11 e 12 são cruciais para a resposta:
“E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto
fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e
deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e
vieste para um povo que antes não conheceste.
O SENHOR
retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da
parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste
abrigar.”
Observemos:
Rute pergunta por que ele está
demonstrado graça com ela.
Boaz não responde dizendo que a
graça não tem condições.
Ele responde a pergunta dizendo:
"Porque você amou Noemi tanto que você estava disposta a
deixar seu pai e mãe para servi-la em uma terra estranha."
Será que isto quer dizer que o escritor sagrado quer que pensemos
que Rute merece o favor de Boaz e o favor de Deus por seu
amor por Noemi? Será que ele quer que nós entendamos a
graça como um merecimento?
Se Rute ganhou o favor de Boaz por méritos, então temos
de pensar nela como uma espécie de empregada ou
prestadora de serviços, e que Boaz, como seu empregador,
simplesmente pagou pelo serviço prestado.
Essa não é a
imagem que o escritor sagrado deseja projetar em nossas mentes.
O
versículo 12 dá outra imagem que faz com que o conceito
de empregado-empregador seja impossível de se sustentar.
Boaz diz no versículo 12 que Deus é realmente quem está
premiando o amor Rute por Noemi.
Boaz éra apenas o
instrumento de Deus.
Mas observemos a expressão:
"O
SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno
galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas
asas te vieste abrigar."
Este versículo não nos passa a
imagem Rute como uma empregada de Deus, que ele está
recompensando com um bom salário. A imagem é de Deus
como uma grande águia alada e Rute como uma águiazinha
ameaçada que vem em busca de segurança sob as asas da
Águia.
A implicação do versículo 12 é que Deus
recompensará Rute porque ela tem procurado refúgio
debaixo das suas asas.
Este é um ensinamento costumeiro no Antigo Testamento.
Por
exemplo, Salmo 57:1 diz:
"TEM misericórdia de mim, ó
Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma
confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que
passem as calamidades.".
Por que Deus deveria mostrar
misericórdia para com Rute?
Porque ela buscou apoio sob
as suas asas.
Ela contou com a proteção Divina.
Ela fixou ancorou coração em Deus para sua esperança e alegria.
E
quando fazemos isso, a honra de Deus está em jogo
e Ele será misericordioso.
Se invocamos o valor de Deus
como a fonte de sua esperança em vez de invocar o seu
próprio valor como fonte de esperança, então o firme
compromisso de Deus para com o seu próprio valor irá
englobar todo o seu coração para sua proteção e alegria.
Como o amor de Rute para
Noemi e sua própria família, se relaciona à sua busca por
refúgio sob as asas de Deus?
A relação entre estar se
refugiando sob as asas de Deus, por um lado é sair de casa
para cuidar de Noemi.
Amparar-se sobre as asas de Deus
permitiu Rute abandonar o refúgio humano e dar-se ao
amor por Noemi.
Ha outra maneira de dizer é que sair de
casa para cuidar de Noemi é o resultado e a prova de
buscar refúgio em Deus.
"Por que achei graça (Verso 10)?"
A resposta é que ela toma refúgio sob as asas de Deus e que este deu-lhe a liberdade
e o desejo de sair de casa e acompanhar Noemi.
Ela não mereceu
a misericórdia de Deus ou de Boaz.
Eles não estão pagando
o salário dela.
Esta é a mensagem do evangelho no Antigo Testamento e o
Novo Testamento.
Deus tenha misericordia de qualquer pessoa
que se humilha como Rute e se refugia sob as asas de
Deus. Jesus disse:
"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas
os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os
teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo
das asas, e tu não quiseste!" (Mateus 23 : 37) .
Tudo o que os fariseus tinham de fazer era refugiar-se sob
as asas de Jesus.
Parar de justificar-se e ficar bem cpm Deus.
Parar de confiar em
si mesmos nos seus méritos.
Parar de glorificar a si mesmos.
Mas eles não
quiseram.
Rute não era o modelo para eles.
Eles simplesmente desdenharam Jesus e não caíram com
seu rosto em terra diante de Jesus Cristo para terem salvação em Jesus Cristo.
Eles não se curvaram perante Jesus para se livrar do Inferno.
Não demonstraram nenhum espanto com graça para receberem a salvaçãoi da alma.
Que não
sejamos como aqueles fariseus.
Sejamos como Rute.
Deus não é um empregador olhando para os funcionários que Ele recrutou.
Ele é uma águia à procura de pessoas que vão se refugiar
debaixo das suas asas.
Ele está procurando pessoas que
deixarão pai e mãe e pátria ou qualquer outra coisa que
pode os impedir de realisar sua obra por uma vida de amor sob as asas de
Jesus.
E
ela Rute volta para Noemi e dá-lhe as sobras do almoço e todo o
grão (v. 17-19).
Ela diz o que aconteceu com Boaz, e a
teologia de Noemi sobre soberania de Deus, no versículo
20, lhe serve bem.
Ela diz;
"Bendito seja ele do SENHOR,
que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para
com os vivos nem para com os mortos."
A bondade que ela se refere é a bondade do
Senhor.
Boaz tinha começado a mostrar benovolença para com
os vivos e mortos.
Foi o Senhor que sanou a fome.
Foi o
Senhor que vinculou Rute a Noemi com amor.
Foi o Senhor
que preservou Boaz para Rute.
A luz do amor de Deus
finalmente rompeu brilhante o suficiente para Noemi ver.
O
Senhor é bom.
Ele é bom para todos que se refugiam
debaixo das suas asas.
Por isso, devemos nos curvar-nos diante do Senhor, confessar a nossa
indignidade, buscar refugio sob as suas asas, e nos
maravilhar com sua graça.
Noemi, sua sogra:
Minha filha, não hei de
buscar descanso, para que fiques bem?
Ora, pois, não é
Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela?
Eis
que esta noite padejará a cevada na eira.
Lava-te, pois,
e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém
não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado
de comer e beber.
E há de ser que, quando ele se deitar,
notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e
descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o
que deves fazer.
E ela lhe disse:
Tudo quanto me
disseres, farei.
Então foi para a eira, e fez conforme a
tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado. 7
Havendo,
pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração
alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos.
Então
veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se
voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.
E disse
ele:
Quem és tu?
E ela disse:
Sou Rute, tua serva; estende
pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
E disse ele:
Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha.
Melhor fizeste esta tua última benevolência do que a
primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre
quer rico.
Agora, pois, minha filha, não temas.
Tudo
quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo
sabe que és mulher virtuosa.
Porém agora é verdade
que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais
chegado do que eu.
Fica-te aqui esta noite, e será que,
pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima.
Porém, se não quiser te redimir, vive o SENHOR, que eu te
redimirei.
Deita-te aqui até amanhã.
Ficou-se, pois,
deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes
que pudesse um conhecer o outro, porquanto disse:
Não se
saiba que alguma mulher veio à eira.
Disse mais:
Dá me a capa que tens sobre ti, e segura-a.
E ela a segurou.
E ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima.
Então se foi para a cidade.
E foi à sua sogra, que lhe
disse:
Como foi, minha filha?
E ela lhe contou tudo quanto
aquele homem lhe fizera.
Disse mais:
Estas seis
medidas de cevada me deu, porque me disse:
Não vás
vazia à tua sogra.
Então disse ela:
Espera, minha filha,
até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não
descansará até que conclua hoje este negócio.
Os capítulos 1 e 2
Capítulo de Rute vemos a amarga providência de Deus na
vida de Noemi.
Vemos como ela deixou sua terra, e perdeu
seu marido, seus filhos, e uma de suas noras.
Mas houve
uma doce providência divina também.
Rute se comprometeu em
cuidar de Noemi.
E um parente do marido de Rute,
chamado Boaz, foi mantido por Deus para dar um herdeiro
para o nome da família.
Mas o capítulo termina com Noemi
sobrecarregada com suas perdas:
"O Todo-Poderoso tem
lidado muito amargamente comigo."
No capítulo 2, vemos a misericórdia de Deus de forma tão
brilhante que até mesmo Noemi pode vê-la. Nós
encontramos Boaz, um homem de fortuna, um homem de
Deus, e um parente do marido de Noemi. Vemos Rute se
refugiar sob as asas de Deus em um terra estrangeira e
sendo conduzida pela misericórdia de Deus para o campo
de Boaz, para trabalhar.
E vemos Noemi se recuperar de
sua longa noite de desânimo e assim ela exulta (2:20):
"Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a
sua beneficência nem para com os vivos nem para com os
mortos."
Boaz é um cheio de
Deus em seus negócios e relações pessoais (v. 4, 10-13).
Rute é uma mulher de Deus, dependente e que se abriga
sob as asas de Deus.
Noemi é agora uma mulher de Deus,
exaltando sob a soberania de Deus.
Toda a escuridão do
capítulo 1 está desaparecendo.
Deus transformou seu luto
em dança.
"O Todo-Poderoso tem lidado com amargura
comigo "(1:20), deu lugar a"
Sua bondade não abandonou
o vivos ou mortos "(2:20).
A lição dos capítulos 1 e 2, é
seguramente esta:
Vocês santos temerosos renovem sua
coragem:
As nuvens que vocês tanto temem são grandes
em misericórdia e vai liberar bênçãos sobre sua cabeça.
Procurar refúgio sob as asas de Deus, mesmo quando
parecem existir somente sombras, e na hora certa Deus vai
deixar você olhar para fora de seu ninho de águia e você
verá uma linda paisagem de céu aberto.
Agora, para o capítulo 3 a frase que eu quero que você
mantenha em sua mente enquanto refletimos sobre o
capítulo 3 é "justiça estratégica".
A questão que o capítulo
3 responde é:
O que faz um homem cheio de Deus, a uma
jovem mulher dependente de Deus, e uma senhora
adoradora de Deus quando estão cheias de
esperança na bondade soberana de Deus?
E a resposta é
que eles manifestam uma "Justiça estratégica".
Por justiça
eu quero dizer um zelo para fazer o que é bom e justo: o
empenho para fazer o que é apropriado quando Deus é
tomado em conta como soberano e misericordioso.
Por
estratégica, quero dizer que há intenção, planejamento.
Existe uma justiça passiva que simplesmente evita o mal,
quando se apresenta.
Mas, a estratégica da justiça toma a
iniciativa e sonha em como fazer as coisas direitas.
Uma
das lições que podemos aprender com Rute capítulo 3 é a
esperança que nos ajuda a sonhar. Esperança que nos
ajuda a pensar em maneiras de fazer o bem.
Esperança
que nos ajuda a prosseguir nossos empreendimentos, com
força e integridade.
É o desespero que faz as pessoas
acharem que tem que mentir e roubar e aproveitar os
prazeres ilícitos do momento.
Mas esperança, com base na
confiança de que um Deus soberano é por nós, nos dá um
impulso emocionante que podemos chamar de justiça estratégica.
Isso acontece com Noemi no capítulo 3 versículo 1-5,
vemos em Rute no capítulo 3:6-9, e em Boaz no capítulo
3:10-15.
E o capítulo termina novamente com Noemi cheio
de confiança no poder e bondade de Deus.
Estratégia de Noemi
Duas coisas se destacam na estratégia de Noemi nos
versículos 1-5.
Uma delas é que ela tem uma estratégia, e
outra é o que essa estratégia propõe.
O simples fato de
Noemi ter uma estratégia nos ensina alguma coisa.
Pessoas
que se sentem como vítimas não fazem planos. Enquanto
Noemi foi oprimida, enquanto ela só podia dizer:
"O Todo Poderoso tem lidado muito amargamente comigo".
Ela não
concebeu nenhuma estratégia para o futuro.
Um dos
terríveis efeitos da depressão é a incapacidade de mover
propositadamente, e com esperança para o futuro.
Estratégias de justiça são o excesso de esperança.
Quando
Noemi desperta para a bondade de Deus em 2:20, a
esperança se torna viva e transbordante em justiça
estratégica.
Ela está preocupada em encontrar para Rute
um lugar de cuidado e segurança, e ela cria um plano.
Uma
das razões que precisamos ajudar uns aos outros a ter
"esperança em Deus" (Salmo 42:5) é que apenas igrejas
esperançosas planejam e criam estratégias.
Igrejas que se
sentem sem esperança desenvolvem uma mentalidade de
manutenção apenas.
Mas quando a igreja sente a bondade
soberana de Deus pairando no ar e em movimento, a
esperança começa a prosperar e a justiça deixa de ser
simplesmente a prevenção do mal e se torna ativa e
estratégica.
Noemi tomou a iniciativa de encontrar um marido para
Rute. Mas a estratégia dela é estranha, para dizer o
mínimo.
Ela diz no verso 2 que Boaz é um parente.
Portanto, ele é o candidato mais provável para ser o marido
de Rute. Dessa forma, o nome da família e herança familiar
sobreviveria, de acordo com o costume hebraico.
Então
Noemi tem um objetivo claro: ganhar para Rute um marido
piedoso e um futuro seguro, e preservar a linhagem
familiar. Então ela diz a Rute para se limpar e ficar o mais
atraente possível, ir para perto de Boaz, e depois de ele ter
deitado, esgueirar-se e levantando o seu manto deitar-se
aos seus pés. Todos, inclusive Rute, devem ter se
perguntado, onde você acha que isso vai chegar?
E Noemi
dá uma respota extraordinária no versículo 4: "Ele lhe dirá
o que fazer."
Qual era o motivo de Noemi?
É óbvio que era maneira de Noemi tentar casar Rute com
Boaz, mas algo não está claro nessa passagem e é porque
ela escolheu essa maneira para fazer isso.
Por que não uma
conversa com Boaz, em vez de esta manobra no meio da
noite? Isso nos parece altamente sugestivo e arriscado.
Será que Noemi foi indiferente a possibilidade de que Boaz
poderia rejeitar Rute em indignação moral, ou que ele
poderia ceder à tentação de ter relações sexuais com ela?
Será que Noemi queria que isso acontecesse?
Ou será que
Noemi tinha tanta certeza de Boaz e Rute que ela sabia que
eles iriam tratar um ao outro com perfeita pureza e que
Boaz seria profundamente comovido com esta oferta de
Rute e se evitaria ter relações sexuais até que tudo fosse
devidamente realizado pelos anciãos?
O autor do livro não nos diz o porque Noemi escolheu esta
estratégia para ganhar Boaz, mas haverá uma pista mais
tarde. Agora o escritor parece querer nos deixar em
suspense. Onde exatamente Rute se deitou?
O que Boaz
diria a ela para fazer?
Qualquer que seja o motivo de
Noemi, a situação sem dúvida poderia nos levar a uma
apaixonada e ilegal cena de relações sexuais ou em uma
cena deslumbrante de pureza, integridade e auto-controle.
Em seguida, vemos a justiça estratégica de Rute nos
versículos 6-9.
No versículo 5, ela tinha dito que iria seguir
todas as instruções de Noemi.
Mas, Rute vai além.
Noemi
havia dito que Boaz diria Rute o que fazer.
Mas, antes que
isso aconteça, Rute diz a Boaz por que ela veio. Ela está
deitada a seus pés sob o seu manto. Ele acorda e diz:
"Quem é você?"
Ela responde de forma espontanea .
"Sou
Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva,
porque tu és o remidor."
Rute não é meramente um peão
de Noemi.
Ela foi voluntariamente e agora ela toma a
iniciativa de tornar claro a Boaz por que ela está lá. " tu és
o remidor " Ou literalmente.
"Você é o único que pode
redimir a nossa herança e nosso nome de família.
Quero
que você preencha esse papel para mim.
Eu quero para ser
sua esposa." Ela não diz diretamente. Na verdade, ela é
menos direta e mais atraente. Ela diz, "estende tua capa
sobre mim."
Agora o que Boaz entende com essa oferta,
pode ter o sentido de relações sexuais ou algo mais sutil e
profundo, depende da sua estimativa sobre o caráter de
Rute.
A fornicação era errada no Antigo Testamento
(Levítico 19:29; Deuteronômio 21:13-21), assim como no
Novo Testamento (Mateus 15:19).
“Estende tua capa sobre mim".
Há duas coisas, além do caráter de Rute, que sugerem que
algo mais sutil e profundo está de fato acontecendo aqui.
Uma delas é esta:
O único outro lugar onde podemos
encontrar, no Velho Testamento, em que essa frase
"estende tua capa"ocorre em relação a amantes é
encontrada em Ezequiel 16:08.
Deus está falando e ele está
descrevendo Israel como uma jovem que ele tomou como
sua esposa.
"E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o
teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba
do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e
entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste
sendo minha."
Se isso é uma indicação do que Rute queria
de Boaz o pedido vai muito além relações sexuais. Ela
estava dizendo de fato, "gostaria de ser a única a quem
você jura fidelidade e com quem faz uma aliança de
matrimônio".
Mas eu acho que é mais do que isso, e esta é a segunda
indicação de sutileza e profundidade aqui. Quando Rute
disse, "estende tua capa sobre mim ", a palavra para a
capa é a palavra hebraica para a asa (também em Ezequiel
16:8).
Esta palavra é usada apenas um outro lugar de
Rute, a saber, na chave verso 2:12, onde diz Boaz a Rute:
"O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno
galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas
asas te vieste abrigar."
Mas, o que nós vimos na semana
passada foi de que Boaz era o agente de Deus para
recompensar Rute. Ele deu-lhe livre acesso a seu campo,
proteção dos jovens, e água do poço. Rute disse a Boaz:
"Por que achei graça em seus olhos?"
E respondeu
Boaz,"Porque você veio refugiar-se sob as asas de Deus ".
Um romance puro e sutil
Então aqui está o que eu acho que está acontecendo no
capítulo 3. Rute disse a Noemi sobre estas palavras de
Boaz. E mais quanto mais elas ponderavam a respeito mais
se convenceram de que elas estavam carregadas com sutis
intenções amorosas.
O que Boaz realmente queria dizer
era:
"Porque você se refugiou sob as asas de Deus, você é
o tipo de mulher que eu quero cobrir com as minhas asas."
Não é fácil para um homem mais velho expressar o amor a
uma mulher mais jovem. Boaz fez com atos de bondade e
palavras sutis de admiração. Ele disse que admirava por ela
ter se refugiado sob as asas de Deus.
Ele agiu como se ela
estivesse sob as suas asas e esperou. E no decorrer do
tempo,
Noemi e Rute encontraram uma resposta tão sutil e
tão profunda quanto o ato de Boaz.
Rute veio a ele em seu
sono, em um campo de grãos, onde ele tomou-a sob seus
cuidados, e ela vai dizer sim.
Mas ela vai dizer que com
uma ação tão sutil e profundo como a ação e as palavras de
Boaz.
Ela se coloca sob sua asa, e quando ele acorda tudo
está dependendo se Rute interpretou Boaz corretamente.
Imaginemos o quão rápido o pulso de Rute deve ter batido quando Boaz
acordou.
Então ela disse as palavras mais importantes:
"Eu
sou Rute...
Estende pois tua capa sobre a tua serva."
Deve
ter havido um imenso silêncio por um momento enquanto
Boaz deixava-se acreditar que esta mulher magnífica tinha
realmente entendido.
Um homem de meia-idade,
apaixonado por uma jovem viúva a quem ele discretamente
chama de "minha filha", incerto se o coração dela pode
estar buscando homens mais jovens, comunicando da
melhor forma que poderia que ele queria ser as asas de
Deus para ela.
E uma jovem viúva lendo gradualmente
entre as linhas as intenções dele e, finalmente, pronta para
arriscar uma interpretação, vindo no meio da noite para se
refugiar sob as asas de suas vestes. Isso é algo muito
poderoso! Tudo muito sutil.
Todo muito justo. Tudo muito
estratégico.
Estratégia de Boaz
Agora vem a justiça estratégica de Boaz nos versículos 10-
15.
Para ouvir o que ele diz da forma correta, você tem que
lembrar que é meia-noite, eles estão sob as estrelas, e ele
está olhando para o rosto da mulher que ele ama coberta
com o seu próprio manto.
Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste
esta tua última benevolência do que a primeira, pois após
nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.
Agora,
pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei,
pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher
virtuosa .
E então vem uma palavra magnífica de justiça e auto controle. Ele diz:
"Segundo o costume judeu na época, há um outro
que possa te remir e eu não posso prosseguir até que todas
as coisas sejam devidamente acertadas com ele."
As
estrelas estão belas, é meia-noite, ele a ama, ela ama ele,
eles estão sozinhos, ela está sob seu manto.
e ele para
por uma questão de justiça.
Que homem!
Que mulher!
Ouça, o conceito da vida de hoje é, se dá prazer então faça, e ir para o inferno com sua culpa, e com os princípios
puritanos de castidade e fidelidade.
Mas eu vos digo, se as
estrelas estão brilhando em sua beleza e seu sangue está
pulsando e você está seguro na privacidade de seu lar,
pare. . . por uma questão de justiça.
Não sejamos como todo
mundo.
Sejamos como Boaz.
Sejamos como Rute.
Profundamente
apaixonados.
Sutis e perspicazes na comunicação.
Temos de ter auto-controle. Comprometidos com a justiça